FLORES AZUIS (blue flowers)

Símbolo da união do ser humano com a natureza, as flores azuis são bonitas e especiais. A cor azul é a cor mais rara no reino vegetal.

Áster-azul (Aster amellus)

Asteraceae

Herbácea de origem européia, semelhante às margaridas, que atinge até 90 cm de altura. Folhagem verde e estreita. Flores em capítulos simples na cor azul-violáceo.

Gervão-azul

(Stachytarpheta dichotoma)

Verbenaceae

Subarbusto de folhas aromáticas, opostas, ovadas, serreadas e pilosas na superfície superior. Flores pequenas azuis, reunidas em espigas terminais filiformes. Frutos capsulares.

Erva-de-Santa Luzia

(Commelina erecta)

Commelinaceae

Erva de caule ereto a decumbente, pubescente. Folhas lanceoladas, de margem lisa. Inflorescência de 3 a 4 flores pedunculadas, com 3 pétalas, sendo 2 maiores reniformes de cor azul, e 1 menor elíptica de cor alva.

Falso íris (Neomarica caerulea)

Iridaceae

Planta nativa do Brasil,rizomatosa, que produz folhas laminares, brilhantes, dispostas em leque. Hastes eretas sustentando graciosas flores de três sépalas horizontais azuis e três pétalas elevadas. Cada pétala apresenta raios marrons, azuis e brancos, formando um padrão muito bonito.

Quaresmeira-azul (Tibouchina sp.)

Melastomataceae

Espécie herbácea ereta, de folhas ovaladas, rijas e pubescentes. As flores são simples, com 5 pétalas, grandes, azuis com centro branco, vistosas e duráveis.

Bela-Emília (Plumbago auriculata)

Plumbaginaceae

Arbusto flexível, de folhas verdes brilhantes e de textura fina e dispostas em espiral nas hastes. Flores pequenas e delicadas, com 5 pétalas, reunidas em forma de buquês

Salva-azul (Eranthemum pulchellum)

Acanthaceae

Planta arbustiva, com folhas verde-escuras, ovaladas, de bordo serrilhado. Flores pequeninas, azuis, terminais, em inflorescências eretas.

Torênia azul (Torenia fournieri)

Linderniaceae

(antes era Scrophulariaceae)

Herbácea pequena e vistosa, de folhas alongadas e com margem serrilhada. Flores esparsas, terminais, aveludadas e em forma de trompete, com tubo branco e corola azul.

Margarida-do-Cabo

(Osteospermum ecklonis)

Asteraceae

Herbácea rizomatosa., entouceirada. Folhas pubescentes, margem denteada, nervura central saliente. Inflorescência em capítulos terminais solitários. Flores centrais diminutas e azuis. Flores externas de corola expandida longa e azulada.

Lobélia-azul (Lobelia erinus)

Campanulaceae

Herbácea prostrada ou rasteira e muito florífera. Porte baixo, de cerca de 20 cm de altura. Folhagem verde. Flores pequenas, tubulares e azuis. Duas pétalas superiores eretas e pequenas, e três pétalas inferiores grandes e unidas. As plantas formam um grande maciço de beleza exuberante.

Maria-mole (Commelina benghalensis)

Commelinaceae

Erva originária do sudeste asiático. Folhas ovais, vilosas nas duas faces, ápice agudo, margem lisa. Flores pediceladas, pequeninas, de coloração azul. Há duas variedades : uma com folhas mais alongadas e outra com folhas mais arredondadas.

Amor-perfeito-dos-jardins (Viola tricolor)

Violaceae

Herbácea de origem Euroasiática. Aprecia regiões de clima frio. Caule curto e ramificado. Folhas simples, membranáceas e glabras. Flores pequenas, delicadas, achatadas e de cores variadas.

Cunhã (Clitoria guianensis)

Fabaceae

Subarbusto ereto, nativo de áreas tropicais. Folhas 3-folioladas. Inflorescência racemosa, com flores de corola azul. Vagem linear-oblonga.

Stachytarpheta glabra

Verbenacea

Espécie arbustiva com cerca de 1,5m de altura, muito ramificada. Folhas glabras, margem recortada. Flores pequeninas, tubulares, terminais, de cor azul intenso. Ausência de odor. Ocorre em campos rupestres.

Trepadeira Jade (Strongylodon macrobotrys)

Fabaceae

Trepadeira originária das Filipinas. Muito ramificada, caule espesso e torcido. Folhas compostas por 3 folíolos elíptico-alongados. Florescimento vistoso, com inflorescências axilares longas e pendentes. Flores em forma de meia-lua, com belíssima coloração azul. Frutos esféricos.

Brovália (Browallia americana)

Solanaceae

Arbusto pequeno, rústico e ramificado. Flores em forma de estrela azul, com o centro branco e piloso. Folhagem verde-escuro.

Amor-perfeito-azul (Viola x wittrockiana)

Violaceae

Híbrida da Viola tricolor. Herbácea de pequeno porte (20 a 30 cm de altura). Flores vistosas com mais de 5cm de diâmetro, de coloração azul clara com máscara azul escura. Ramagem macia, verde-escura e frágil.

Íris japonesa (Iris japonica)

Iridaceae

Originária da China e Japão, de delicadas e graciosas flores azuladas, salpicadas de amarelo e branco, com pétalas encrespadas, sustentadas por longas hastes rígidas.Apresenta folhas estreitas e longas, verde-azuladas que ficam dispostas em leque.

Agapanto (Agapanthus africanus)

Agapanthaceae

Herbácea rizomatosa, perene e ereta. Folhas laminares, longas, carnosas e eretas, partindo da base da planta. Inflorescência ereta, densa, alta, com flores tubulares azuis reunidas em umbela.

Tumbergia-azul (Thunbergia grandiflora)

Acanthaceae

Arbusto de ramos flexíveis, com folhas verdes, ovais e margem denteada. Grandes flores campanuladas, azul-violáceas com centro amarelo.

Gengibre-azul

(Dichorisandra thyrsiflora)

Commelinaceae

Planta rústica e suculenta, nativa do Brasil. Folhas longo-lanceoladas, verdes, brilhantes. Inflorescência terminal ereta com várias flores azuis.

(Torenia thouarsii)

Linderniaceae

Erva, 7-20 cm de altura. Caule ereto, ramos muitas vezes decumbentes. Enraizamento de nós. Folhas ovadas a ovado-lanceoladas, pequeninas, margem serrilhada. Inflorescência axilar, com flores zigomorfas muitopequenas (cerca de 0,9 cm). Corola azul. Frutos capsulares com 5 a 7 sementes.

Campânula (Campanula persicifolia)

Campanulaceae

Herbácea perene de origem europeia. Pode atingir 1 metro de altura.Folhas estreitas, de coloração verde-brilhante. Flores hermafroditas, campanuladas e azuladas.

Vinca-pendente (Vinca major)

Apocynaceae

Herbácea perene, originária do Mediterrâneo. Ramos longos e finos.Folhas ovaladas, coriáceas, com margens branco-amareladas. Flores de aspecto delicado, solitárias. Corola de tom azul, com 5 pétalas simétricas soldadas na base. Tubo com centro branco.

Flor-de-sino-azul (Campanula medium)

Campanulaceae

Herbácea ereta, levemente entouceirada, originária do sul da Europa.Folhas lanceoladas, com margens denteadas. Inflorescência terminal com flores em forma de sinos, com 3 a 4 cm de comprimento e com coloração que varia do branco, rosa, roxo ao azul.

Lisianto azul (Eustoma grandiflorum)

Gentianaceae

Planta originária da América do Norte. Caule ereto. Folhas simples, opostas, oval-lanceoladas. Flores grandes, muito vistosas, simples ou dobradas, com pétalas grossas semelhantes à rosas. Apresentam coloração variada.

Íris-do-campo (Calydorea campestris)

Iridaceae

Pequena planta bulbosa, originária da América do Sul. Folhas lineares, canaliculadas. Flores hermafroditas, com cerca de 4 cm. 6 tépalas livres, elípticas a lanceoladas, subiguais, de coloração azul.3 estames livres. Fruto capsular indeiscente.

Trindade (Herbertia lahue)

Iridaceae

Herbácea bulbosa com flores semelhantes a íris. Folhas inteiras e estreitas. 3 grandes tépalas obovadas exteriores e 3 muito menores interiores. Tépalas do verticilo externo patentes, de coloração azul-violáceo uniforme, com base branca e máculas violetas mais escuras no centro. Bulbos comestíveis. Tem porte menor que H. pulchella.

Erva-grossa (Elephantopus scaber)

Asteraceae

Planta herbácea com talo cilíndrico e rígido. Folhas semelhantes a forma do pé do elefante. Folhas em rosetas na base do caule, esverdeadas e rugosas. Flores com corolas azuladas, pedunculadas, terminando em cálice comum de três folíolos largos; cada cálice comum envolve de seis a dez cálices particulares.

Azulzinha-do-bosque (Coccocypselum hirsutum)

Rubiaceae

Erva hirsuta (com muitos pelos), com folhas largamente ovais, de ápice agudo e base obtusa, pecíolos curtos. Inflorescências pedunculadas com poucas flores tetrâmeras, distílicas, azuladas. Apresenta ampla distribuição, sendo encontrada inclusive na região sudeste do Brasil.

Stachytarpheta crassifolia

Verbenaceae

Subarbusto pequeno de até 1.5m. Ramos comumente subcilíndricos. Folhas simples crenadas. Brácteas da inflorescência séssil, terminal, roxo-escuro. Flores andróginas; cálice longo, estreito, tubular, corola azul brilhante com tubo azul-arroxeado. Cresce em afloramentos de arenito com areia branca. Campo rupestre e cerrado de altitude.

Cainaninha (Calolisianthus sp.)

Gentianaceae

Herbácea perene não ramificada, originária do Brasil, comum na Chapada Diamantina no estado da Bahia. Folhas sésseis, opostas, espaçadas na longa haste. Inflorescência terminal com bela flor tubular azulada. Frutos cápsulas elípticas com muitas sementes pequeninas.

Azulzinha (Evolvulus glomeratus)

Convolvulaceae

Herbácea perene e muito florífera, nativa do Brasil. Folhas ovaladas e aveludadas, de coloração verde-acinzentada. Flores pequenas e solitárias, muito vistosas, de coloração azul, com o centro branco.

Centáurea azul (Centaurea cyanus)

Asteraceae

Pequena herbácea anual, nativa da Europa. Caule e folhas recobertos por fina lanugem. Folhas afiladas. Inflorescência em capítulos simples ou dobrados. O capítulo é composto por um receptáculo protegido por brácteas, onde se insere o núcleo central e se encontram os órgãos reprodutores (masculinos e femininos), e uma corola composta por pequenas flores estéreis em forma de funil. Flores com 2 a 3cm de diâmetro, de coloração azul a violeta

Capoeraba (Commelina diffusa)

Commelinaceae

Erva anual, aquática ou terrestre, considera-da invasora de lavouras e jardins. Caule ereto. Folhas lanceoladas. Flores pequenas, zigomorfas, azuis e sem odor. Estames azulados e estaminódios amarelados. Três pétalas livres. Fruto cápsula com 5 sementes.

Violeta-africana azul (Saintpaulia ionantha)

Gesneriaceae

Planta híbrida, desenvolvida por diversos cruzamentos e melhoramentos genéticos. Herbácea perene. Folhas suculentas, em rosetas, com superfície aveludada. Flores azuis. Corola com cinco pétalas. Miolo amarelo e aveludado. Hastes avermelhadas.

Veja mais em : Flora fotografada