BRÁCTEAS (bracts)

Parecem flores, mas não são. As brácteas são folhas. Muitas flores inexpressivas desenvolvem brácteas, que são folhas modificadas que apresentam coloração viva e variada, sendo o grande atrativo das plantas.

Inflorescência do singônio

(Syngonium angustatum)

Araceae

Planta herbácea de caule flexível. Folhas brilhantes, com longos pecíolos. Flores brancas reunidas em espádice, protegidas por bráctea avermelhada e carnuda (espata).

Inflorescência de arácea (Colocasia sp.)

Araceae

Herbácea de folhas decorativas, grandes e brilhosas. As flores miúdas e brancas ficam reunidas em um eixo espessado e carnudo (espádice) semelhante a uma espiga. Uma bráctea rosada típica das aráceas protege o espádice.

Bico-de-papagaio(Euphorbia pulcherrima)

Euphorbiaceae

Planta semilenhosa, com folhas grandes, membranáceas, de cor verde-escura. O que se imagina ser flor, na verdade são brácteas vermelhas semelhante à pétalas. Estas brácteas circundam flores pequeninas e amareladas.

Mussaenda-rosa (Mussaenda alicia)

Rubiaceae

Arbusto ereto e compacto. Folhas verdes, grandes, aveludadas, com sulcos bem marcados. Inflorescência com flores pequenas em forma de estrelinhas amarelas, em meio à grandes sépalas rosadas.

Flor da Monstera (Monstera adansonii )

Araceae

Planta hemiepífita. Folhas grandes, verdes,brilhantes e fenestradas. Flores em espádice branco-creme, envolvida por uma grande e bonita bráctea branca.

Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)

Araceae

Folhas grandes, brilhantes, de cor verde-escuro e elípticas. Inflorescência em forma de espádice, sem perfume, envolvida por bráctea branca, em formato de barco. Tem 30-40 cm de altura.

Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)

Araceae

Planta perene, rizomatosa, Folhagem verde-brilhante. Inflorescência ereta, constituída de vistosas brácteas brancas, que envolvem as minúsculas flores do espádice amarelo.

Lírio-da-paz (Spathiphyllum cannifolium)

Araceae

Folhas grandes, coriáceas, com nervuras bem marcadas. Inflorescência em longa espádice, com uma bráctea livre de cor branca na parte interna e esverdeada na externa. Chega a 70 cm de altura.

Poinsétia amarela (Euphorbia pulcherrima)

Euphorbiaceae

Arbusto semilenhoso originário do México. Também conhecido como bico-de-papagaio. Caracteriza-se pelas belas brácteas semelhante a folhas coloridas, que podem ser vermelhas, brancas, rosas ou amarelas.

Justicia sp.

Acanthaceae

Espécie perene, arbustiva, de folhas verde-escuro, brilhantes inteiras. Inflorescências terminais constituídas de vistosas brácteas vermelhas e flores com tubo longo, de cor amarela.

Capim-estrelinha (Rhynchospora speciosa)

Cyperaceae

Gramínea rizomatosa, cespitosa. Folhas basilares lanceoladas e longas. Uma inflorescência por planta, flores amarelas em capítulo terminal. Brácteas foliáceas com base branca e ápice verde.

Erva-estrela (Rhynchospora nervosa)

Cyperaceae

Herbácea perene, ereta, rizomatosa e muito vigorosa. Caule glabro, com ápice estriado. Raízes fibrosas. Inflorescência com brácteas brancas longas e finas, semelhante a estrela.

Inflorescência de bromélia

(Aechmea nudicaulis)

Bromeliaceae

Espiga cilíndrica com 5 a 12 cm de comprimento. Flores pequeninas, esverdeadas. Brácteas vermelhas, vistosas, subuladas, que diminuem de tamanho em direção ao ápice da espiga.

Flor de buganvile (Bougainvillea sp.)

Nyctaginaceae

Também conhecidas como primavera e três-marias, a Bougainvillea glabra e a Bougainvillea spectabilis, são plantas originárias do Brasil, que apresentam inflorescências com 3 lindas e coloridas brácteas envolvendo flores pequeninas, brancas ou cremes.

Caeté (Heliconia stricta)

Heliconaceae

Lembra pequena bananeira. Folhas grandes e verdes, com nervuras visíveis e suportada por longos pecíolos. Inflorescência ereta, longa, formada por brácteas alternas dispostas de cada lado do eixo. Brácteas laranja-avermelhadas com bordos amarelos.

Camarão-amarelo (Pachystachys lutea)

Acanthacea

Arbusto sublenhoso, ramificado, ereto, originário do Peru. Folhas ovalado-alongadas, verde-escuro, nervuras bem marcadas. Inflorescência ereta, com vistosas brácteas amarelas e flores tubulares de coloração branco-creme,

Inflorescência de bromélia (Aechmea fasciata)

Bromeliaceae

Bromélia nativa da Mata Atlântica do sudeste brasileiro. Folhas rijas com espinhos na borda. Inflorescência durável e rígida, formada por brácteas cor-de-rosa com espinhos nas laterais. Flores roxas, pequeninas, dispostas entre as brácteas.

Bananeirinha-de-jardim (Musa ornata)

Musaceae

Planta de folhas longas, largas e grandes. Inflorescência ereta com flores amareladas e brácteas róseas. Os frutos são pequenas bananinhas de sabor adocicado.

Antúrio (Anthurium andraeanum)

Araceae

Planta herbácea ereta. Folhas coriáceas, triangulares, cordiformes ou sagitadas, com longo pecíolo. Inflorescência amarela, em espádice, com minúsculas flores. Bonitas brácteas vermelhas, rugosas e brilhantes.

Camarão-vermelho (Justicia brandegeana)

Acanthaceae

Arbusto ereto, ramificado, com caule de longos entrenós. Folhas lisas e pequenas. Inflorescências compostas por pequenas flores brancas, em meio a vistosas brácteas vermelhas em forma de espiga.

Cala-branca (Zantedeschia odorata)

Araceae

Planta herbácea encontrada em lugares úmidos. Semelhante a Z. aethiopica, mas diferencia-se porque : possui perfume de frésia e tem haste de frutificação curvada ao invés de reta.

Flor da costela-de-adão (Monstera deliciosa)

Araceae

Semi-herbácea, rizomatosa. Folhas grandes, coriáceas, recortadas e perfuradas. Inflorescência composta por espata branca protegendo espádice de coloração creme com flores de tamanho reduzido. Frutos comestíveis, que recebem o nome de "banana-do-mato".

Flor de Imbê (Philodendron sp.)

Araceae

Herbácea epífita, com raízes aéreas e folhagem decorativa. Folhas grandes, com margens onduladas, com pecíolo roxo-avermelhado. Inflorescência típica. Flores insignificantes agrupadas na espádice, envolvidas por bráctea vistosa amarela com manchas avermelhadas.

Lírio-da-paz

(Spathiphyllum cochlearisphatum)

Araceae

Herbácea, cujas folhas crescem diretamente do caule subterrâneo. Folhas verdes brilhantes, eliptica-lanceoladas. Floração em coluna ereta (espádice) cercada por uma espata branca ou verde pálida.

Ruélia-vermelha (Ruellia chartacea)

Acanthacea

Arbusto ramificado, nativo do Brasil. 60 a 80 cm de altura. Folhas verde-escuro e brilhantes. Inflorescências terminais e laterais, constituídas de brácteas vermelhas, lanceoladas. Flores tubulares de garganta amarela.

Poinsétia variegada (Euphorbia pulcherrima)

Euphorbiaceae

Arbusto semilenhoso. Resultado de melhoramento genético.Folhas grandes de cor verde-escuro, membranáceas. Inflorescência com pequenas flores esverdeadas. Estames amarelos. Bonitas brácteas coloridas em volta das flores.

Inflorescência do inhame-chinês

(Alocasia cucullata)

Araceae

Herbácea perene, ereta, de caule rizomatoso. Folhagem com efeito ornamental. Folhas cordiformes. Inflorescência esporádica, solitária ou emparelhada, que surge em um pedúnculo de 20 a 30 centímetros de comprimento e é envolto em uma espata verde ou azul-esverdeada.O espádice é amarelado ou verde-azulado, com até 14 cm de comprimento. Frutificação também é raro, mas a planta pode produzir frutos vermelhos com 6 a 8 milímetros de largura cada.

Psychotria ruelliifolia

Rubiaceae

Arbusto da Mata Atlântica, com cerca de 1m de altura. Ramos cilíndricos. Folhas discolores, nervuras peninérveas. Lâminas elípticas a lanceoladas, ápice acuminado. Flores pequenas, tubulares, 5-meras, de cor branca, acima de vistosas brácteas de cor vermelha. Fruto drupáceo, 4,1‒4,94 × 3,48‒3,52 mm, elipsoide.

Caeté (Heliconia acuminata)

Heliconiaceae

Planta ereta. Nativa do Brasil. Pequena, podendo atingir 1,60m de altura. Folhas simples, oblongo-lanceoladas, com longo pecíolo, nervura principal clara e superfície marcada por nervuras. Inflorescência ereta em um robusto pedúnculo, disposta acima das folhas. Brácteas finas e longas em forma de barco, na cor vermelha vibrante, protegendo as flores tubulares e hermafroditas.

Chapéu-de-frade (Heliconia episcopalis)

Heliconiaceae

Planta arbustiva nativa da América Tropical. Podem atingir entre 0,76 m a mais de 2 m de altura. Formam touceiras de bela aparência com folhas grandes e verdes lembrando bananeiras. Produzem abundantes florações de colorido vivo e brilhante durante todo o ano. Inflorescências com 18 a 24 brácteas de coloração avermelhada nos 2/3 proximais, esmaecendo no ápice para laranja-amarelado e amarelo-esverdeado. Destinam-se também com perfeição para corte devido a grande durabilidade em vasos e arranjos.

Afelandra-coral (Aphelandra sinclairiana)

Acanthaceae

Arbusto ereto, ramificado, perene. Nativo da América Central. Pode atingir 2 a 3 m de altura. Folhas cartáceas, sulcadas pelas nervuras,com longo pecíolo. Inflorescência densa com bonitas brácteas de cor coral-alaranjada. Flores róseas, tubulares e vistosas, que são muito procuradas por beija-flores.

Camarão-verde (Ruellia blechum)

Acanthaceae

Subarbusto. Raiz axial. Caule ereto ou decumbente. Folhas ovadas a elípticas, pubescente, com ápice agudo. Inflorescência tipo espiga com muitas brácteas folhosas verdes. Flores pequeninas brancas ou lilases entre as brácteas.

Abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea)

Commelinaceae

Herbácea originária do México. Folhas carnosas, compridas, dispostas em rosetas verticais com face superior verde-oliva e face inferior roxa. Inflorescência formada de flores discretas, brancas, no interior de pares de brácteas roxas em forma de pequenos barcos. A planta é chamada de Moisés-no-berço justamente porque as flores ficam dispostas no interior destas brácteas como se estivessem em um berço.

Bico-de-papagaio-de-bola

(Euphorbia erithrophylla)

Euphorbiaceae

Tipicamente é um arbusto de porte grande podendo atingir até 3 metros de altura. Folhas grandes e ásperas medindo entre 10 e 20 cm. Flores pequenas e pouco atrativas. O atrativo da planta são as grandes brácteas vermelhas. Esta espécie já passou por um intenso melhoramento genético, o que resultou em muitos cultivares. A variedade “Flore Pleno” apresenta maior quantidade de brácteas, que são mais curtas, retorcidas e dispostas circularmente dando a impressão de esferas vermelhas, muito decorativas.

Calla 'Crowborough' (Zantedeschia aethiopica)

Araceae

Cultivar resistente e robusto do clássico copo-de-leite. Folhas bonitas, verde-escuras e brilhantes dispostas em impressionante aglomerado. Inflorescência elegante, com espatas de cor branco puro, grandes, largas e pontiagudas.

Perpétua-do-mato (Alternanthera sp.)

Amaranthaceae

Herbácea ereta. Folhas simples, opostas, glabras. Inflorescências sésseis dispostas em glomérulos, de cor vermelho-púrpura. Flores hermafroditas ladeadas por brácteas glabras. Fruto indeiscente, incluso nos sépalas.

Heliconia Burle Marx

(Heliconia hirsuta var. burle-marxii)

Heliconaceae

Planta de hábito zingiberoide com 0,5 a 3m de altura. Folha grande, oblonga a ovada. Inflorescência terminal, ereta. Raque reta, verde a amarelada ou alaranjada. Brácteas 3 – 10 por inflorescência, com coloração amarelo-esverdeada, alaranjada ou vermelha, às vezes com nuances de verde. Flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas, com manchas verde-escuras em forma de olho perto do ápice.

Calla vermelha

(Zantedeschia elliottiana x rehmannii )

Araceae

Herbácea híbrida. Ereta, perene, rizomatosa. Folhas grandes, verdes, com pontos brancos. Inflorescência constituída por um longo escapo floral desprovido de folhas, uma espádice ereta (com numerosas e minúsculas flores) rodeada por bráctea (espata) em forma de copo, de coloração vermelha-alaranjada. Planta muito ornamental.

Inflorescência da tilândsia-azul

(Tillandsia cyanea)

Bromeliaceae

Bromélia originária do Equador. Folhas lineares em roseta basal. Inflorescência muito ornamental, em forma de espiga achatada, semelhante a um penacho, composta por brácteas cor-de-rosa e flores em azul violeta.

Antúrio-merda (Typhonium roxburghii)

Araceae

Planta pequena, com altura entre 10 a 45 cm. Espécie originária da Oceania e leste asiático. É considerada invasora no Brasil. Folha cordata-hastada, ovalada ou deltoide no contorno, verde brilhante, com um pecíolo de até 30 cm. Inflorescências com espatas alongadas, aveludadas, de cor vermelho escuro ou púrpura. Espádice longo e fino. As flores exalam cheiro desagradável para atrair moscas, que são seus polinizadores.

Chorão (Acalypha poiretii)

Euphorbiaceae

Planta anual amplamente distribuída nas Américas, principalmente em áreas perturbadas, e pode ser considerada como ruderal. Ramos hirsuto-pubescentes. Inflorescências terminais e axilares, densamente bracteadas. Bráctea reniforme a campanuliforme com margem profundamente dentada, hirsuto pubescente. Fruto tricoca, arredondado.


x