A horta e o pomar também nos presenteiam com lindas flores, de formas e coloridos exuberantes.
Flor de pimenta malagueta
(Capsicum frutescens)
Solanaceae
Pimenta muito utilizada na culinária brasileira. Frutos alongados e eretos, muito picantes, vermelhos quando maduros. Flor pequena, uma a três por nó. Pedicelos eretos. Corola branca esverdeada sem manchas. 5 pétalas. Anterasazuladas ou violetas.
Flor de pimenteira (Capsicum chinense)
Solanaceae
Espécie de pimenta domesticada. Planta com 2 a 5 flores pequeninas por nó. Pedicelos inclinados. Corola branca-esverdeada sem manchas. Anteras azuis, violetas ou amarelas.
Flor da pimenta dedo-de-moça
(Capsicum baccatum)
Solanaceae
Pimentas de baixa ardência. Frutos alongados, com até 7 cm de comprimento, pendentes, de coloração vermelha quando maduros. Flores de corola branca com manchas amarelas ou esverdeadas na base das pétalas. 6 pétalas. Anteras amarelas.
Flor da pimenta chapéu-de-bispo
(Capsicum baccatum var. pendulum)
Solanaceae
Pimenteira com frutos pendentes, de coloração vermelha quando maduros, de pungência doce e baixa ardência. Flor de corola branca, com um par de manchas amareladas na base de cada lobo das pétalas. Uma flor por nó.
Flor de maracujá-doce
(Passiflora alata)
Passifloraceae
Trepadeira de folhas grandes e ovaladas. Frutos ovalados ou esféricos, de cor amarela e sabor suave e doce. Flores interiormente vermelhas, com filamentos roxos.
Flor de goiabeira (Psidium guajava)
Myrtaceae
Árvore frutífera tropical de tronco tortuoso. Flores pequenas, brancas, hermafroditas, isoladas ou em grupos de 2 ou 3. Situam-se nas axilas das folhas ou na brotação de ramos maduros.
Flor do maracujá-amarelo
(Passiflora edulis var flavicarpa)
Passifloraceae
Trepadeira com folhas trilobadas, trinervadas. Fruto globoide, de casca amarela. Flor ereta, solitária, grande e perfumada. Pétalas oblongas brancas. Filamentos da corona de coloração roxa na base e branca nas pontas. Passiflora edulis f. flavicarpa é semelhante a P. edulis f.edulis, diferindo deste táxon, por apresentar duas glândulas marginais nas sépalas mais externas, corona fortemente roxa na base e frutos maiores e amarelos.
Flor de tomateiro
(Solanum lycopersicum)
Solanaceae
Planta herbácea de caule flexível. Folhas alternas, pecioladas e com margens denteadas. Fruto tipo baga, arredondado. Flores amarelas agrupadas em inflorescências do tipo cimeira.
Maracujá-roxo (Passiflora edulis var edulis)
Passifloraceae
Trepadeira da Mata Atlântica, com vários metros de comprimento. Flores com 6-8 cm, hermafroditas, grandes, vistosas e protegidas na base por brácteas foliares.Pétalas oblongas, alvas; corona de filamentos liguliformes. Folhas simples, alternas, trilobadas ou inteiras e bilobadas, de base cordada, ápice acuminado e margem serrilhada. Fruto globoso ou ovoide, de casca roxa quando maduro.
Flor de bananeira (Musa paradisiaca)
Musaceae
Planta de caule suculento e subterrâneo. Pseudocaule formado pelas bainhas das folhas. Folhas grandes e brilhantes. Flores de cor clara dispostas em torno do chamado 'coração'.
Flor de aboboreira-pescoço
(Cucurbita moschata)
Cucurbitaceae
Planta de caule arredondado. Folhas com recorte, manchadas e ápice agudo. Fruto grande com polpa alaranjada. Presença de flores macho e fêmea na mesma planta.
Inflorescência da palmeira toddy
(Caryota urens)
Arecaceae
Palmeira com 12 a 20 m. Originária da Ásia. Estipe anelado. Folhas pibinadas. pinas em forma de cunha. Inflorescências longas, muito ramificadas e bonitas. Frutos globosos.
Flor do moranguinho-silvestre
(Rubus rosifolius)
Rosaceae
Arbusto trepador com espinhos pouco desenvolvidos. Caule ramificado e cilíndrico. Folhas com 3 a 7 folíolos. frutos vermelhos isolados. Flores brancas solitárias.
Inflorescência da jaqueira
(Artocarpus heterophyllus)
Moraceae
Árvore grande, originária da Índia. Folhas simples, com pecíolos curtos. Fruto ovalado, com cheiro e sabor marcantes, de grande tamanho, que nasce diretamente do tronco. Flores masculinas e femininas ficam em diferentes inflorescências. As flores masculinas agrupam-se em espigas claviformes e as femininas em espigas compactas. As flores são o próprio fruto, sendo que a masculina morre após a fecundação.
Inflorescência framboesa-do-mato
(Rubus sellowii)
Rosaceae
Planta arbustiva, perene, escandente, espinescente e muito ramificada. Folhas 3-folioladas, com pecíolos de 2 - 4 cm.Folíolo central maior que os laterais. Flores brancas, pequeninas, com pedicelos de 1 - 2 cm, reunidas em panículas estreitas e longas. Frutos subglobosos, comestíveis, pretos quando maduros.
Inflorescência da mangueira (Mangifera indica)
Anacardiaceae
Árvore frondosa de copa arredondada e simétrica. Folhagem sempre verde. Folhas lanceoladas, coriáceas. Inflorescências terminais, ramificadas e piramidais. apresentando imensa quantidade de flores pequeninas, pentâmeras, masculinas e hermafroditas. Fruto muito popular, com sabor doce e agradável.
Flor de pitanga (Eugenia uniflora)
Myrtaceae
Árvore frutífera de médio porte, originária do Brasil. Folhas pequenas, verde-escuro. Frutinhos vermelhos, de sabor adocicado, levemente ácido. Flores brancas, pequenas, hermafroditas, com 4 pétalas livres. Solitárias ou em grupos na extremidade dos ramos. Flores muito visitadas por abelhas e de grande utilidade melífera.
Floração da palmeira-areca
(Dypsis lutescens)
Arecaceae
Palmeira de estipes múltiplos, elegantes e anelados. Folhas grandes. Inflorescência ramificada, com numerosas flores branco-amareladas e pequeninas.
Flor de acerola (Malpighia emarginata)
Malpighiaceae
Arbusto grande, de copa densa e folhas pequeninas de coloração verde-escuro. Frutos pequenos, vermelhos quando maduros, arredondados, saborosos e ricos em vitamina C. Inflorescências em cachos, com 3 a 5 flores rosadas, com 5 pétalas franjadas. A flor permanece aberta por apenas 1 dia.
Flor de araticum (Annona sp.)
Annonaceae
Árvore de folhas simples. Fruta verde-amarelada de polpa leve e adocicada. Flores pequeninas e carnosas de coloração branca-esverdeada.
Flores da amendoeira-da-praia
(Terminalia catappa)
Crombetaceae
Árvore grande com ramagem horizontal, ampla e cheia. Folhas coriáceas, verdes que tornam-se avermelhadas com o tempo. Inflorescência axilar, alongada, com pequeninas flores de coloração creme. Fruto comestível,contendo 1 semente com amêndoa também comestível.
Flor de urucum (Bixa orellana)
Bixaceae
Espécie nativa do Brasil. Folhas em formato de coração. Frutos ovoides de coloração marrom-avermelhada.Inflorescência composta de muitas flores brancas levemente rosadas.
Inflorescência do coco-de-raposa
(Syagrus harleyi)
Arecaceae
Palmeira entouceirada, com até 1,50m de altura. Folhas pinadas com folíolos planos. Inflorescência ramificada, protegida por espata longa e amarelada. Frutos globosos com polpa fibrosa.
Mostarda-preta (Brassica nigra)
Brassicacea
Herbácea de até 1,20 m de altura. Caules eretos. Folhas oblongas e denteadas. Flores pequenas, reunidas em cachos, amarelas, com 4 pétalas dispostas em cruz. Suas sementes são utilizadas na produção de condimento
Flor da pereira (Pyrus communis)
Rosaceae
Árvore caducifólia de origem europeia. Folhas ovais, inteiras. Frutos de polpa suculenta, doce. Sementes negras e pequenas. As flores são hermafroditas, de coloração branca, com 2 a 4 cm de diâmetro, 5 pétalas e ficam agrupadas em corimbos de 9 a 11 flores.
Flor de café (Coffea arabica)
Rubiaceae
Arbusto largamente cultivado em países tropicais. Folhas opostas, pecioladas e persistentes. Inflorescência em forma de glomérulo com 4 a 16 flores brancas, perfeitas e de aroma agradável. Corola tubular com 5 pétalas. Cálice verde. A vida de uma flor do cafeeiro é de aproximadamente 8 horas, mas a florada dura de dois a três dias, porque as flores não abrem todas ao mesmo tempo. O fruto é ovoide e tem duas sementes.
Flor do morango-silvestre (Fragaria vesca)
Rosaceae
Planta herbácea, estolonífera, perene, geralmente selvagem. Produz um pseudofruto de gosto frutado e picante. Flores brancas, pequenas, dispostas em racemos corimbosos de pecíolos delicados. Folhas compostas, trifolioladas, de coloração verde-clara, com margens serrilhadas.
Melão-de-espinho (Momordica dioica)
Cucurbitaceae
Trepadeira perene. Folhas membranosas simples, amplamente ovadas, cordada na base, profundamente lobadas em 3-5 lóbulos triangulares. Gavinhas alongadas, simples. Flores solitárias de cor amarela. A fruta é amarela na maturidade, com espinhos moles. Interior vermelho. As sementes são arredondadas levemente comprimidas. Espécie de grande importância comercial na Ásia. Os frutos são cozidos com especiarias, ou frito e às vezes comido com carne ou peixe.
Fruta-do-conde (Annona squamosa)
Annonaceae
Árvore de 4 a 6 metros de altura, de fruto arredondado, originado de uma única flor, formado pela fusão de muitos carpelos simples. Flores axilares,hermafroditas, com cálice e corola carnosos. As flores apresentam características da síndrome de cantarofilia, tais como pétalas carnosas, de coloração clara e emissão de odores fortes e desagradáveis. A antese é crepuscular, iniciando por volta das 17 horas e a duração das flores é de aproximadamente dois dias. As flores se apresentam em fase feminina nas primeiras 20 horas e em fase masculina nas 20 horas seguintes, caracterizando a dicogamia.
Jambo-vermelho (Syzygium malaccense)
Myrtaceae
Árvore de até 20 metros de altura, com forma piramidal. Folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes. Flores com quatro pétalas agrupadas, com inúmeros estames formando pompons, coloração púrpura, muito aromáticas. Quando caem, formam bonitos tapetes de flores ao pé da árvore. Frutos doces e perfumados.
Flor de berinjela (Solanum melongena)
Solanaceae
Planta de porte arbustivo, com caule do tipo semilenhoso, podendo atingir 0,5 a 1,8 m de altura. Folhas alternas, simples. Flores solitárias ou distribuídas em inflorescência do tipo cimeira. Corola do tipo gamopétala, com 5 a 6 pétalas fundidas na base formando tubo, de coloração branca, lilás ou violeta. Estames livres, eretos, amarelos e com filamentos bem curtos. Frutos pendentes, do tipo baga, de formato muito variável e de coloração branca, rosada, zebrina, amarela, púrpura ou preta.
Nespereira (Eriobotrya japonica)
Rosaceae
Árvore perene muito valorizada por seus frutos e folhagens decorativas e sua linda flor. Nativa da China e do Japão. Folhas 4 – 6 cm de comprimento e 1 – 2 cm de largura. Inflorescência em cachos com 3 a 10 flores. Flores pequenas (cerca de 2cm), brancas e com 5 pétalas. Fruto comestível amarelo.
Flor de limoeiro (Citrus aurantifolia)
Rutaceae
Limoeiro galego. Árvore de pequeno porte, folhas de tamanho médio, ramos com muitos espinhos curtos e afiados. Tanto as folhas quanto os frutos têm aroma suave e agradável, típico desse limão. Flores melíferas brancas, muito perfumadas, hermafroditas, reunidas em pequenos cachos ou isoladas. Corola de 5 pétalas alongadas, quase elípticas.
Flor de chuchu (Sechium edule)
Cucurbitaceae
Herbácea trepadeira, com caules flexíveis e grossos, folhas grandes cordadas eos ramos têm a presença de gavinhas que se prendem a tudo e apoiam a planta. Frutos grandes, de forma característica, geralmente de cor verde, com polpa dura e mucilagem. Flores peque-nas. Flores estaminadas em racemos axilares, cálice verde; corola verde-amarelada. Flores pistiladas solitárias em um longo pedicelo axilar da inflorescência estaminada, corola verde-amarelada.
Framboesa-vermelha-do mato
(Rubus rosifolius var.coronarius)
Rosaceae
Pequeno arbusto, que forma amplas touceiras. Caule com espinhos. Folhas compostas, com geralmente 5-7 folíolos ovais, membranáceos e ásperos, com margem recortada. Flores perfumadas no final dos ramos ou nas axilas das folhas, isoladamente ou duplamente. Corola dobrada, 2-3 cm de diâmetro. Pétalas brancas. Muitos estames, mais curtos que as pétalas. Fruto vermelho, ovoide ou redondo. Comum no Brasil nas regiões altas e frias, principalmente no Sudeste e no Sul.
Maracujá-de-cacho (Passiflora ovalis)
Passifloraceae
Trepadeira escandente, inerme. Caule cilíndrico. Gavinhas inteiras. Folhas coriáceas, lâmina inteira, contorno elíptico. Inflorescência paniculiforme. Flores grandes com 5 a 10 cm diâmetro, pedúnculos alongados, sépalas carnosas. Pétalas membranáceas, oblongas, ápice agudo, margem lisa, branco-esverdeadas. Corona em 2 séries de filamentos brancos. Fruto amarelo-alaranjado quando maduro.
Flor de arruda (Ruta graveolens)
Rutaceae
Planta com propriedades medicinais. Muito cultivada em todo o mundo, devido às suas folhas, fortemente aromáticas. Flores hermafroditas, pequenas, amarelas, tetrâmeras ou pentâmeras, pedunculadas, dispostas em corimbos terminais. Pétalas lanceoladas livres entre si. Folículo oblongo, ovário súpero com mais de um óvulo. Fruto capsular com quatro ou cinco lobos arredondados e sementes rugosas e pardas. Quando amassada a planta libera um aroma pungente, considerado desagradável por muitos.
Pitangueira preta (Eugenia sulcata)
Myrtaceae
Arvoreta de copa arredondada. Tronco cilíndrico, tortuoso, com casca de coloração pardo-amarronzada. Folhas ovais ou oblongas, glabras e ápice acuminado. Inflorescência nas axilas das folhas. Flores com 4 pétalas brancas de 1 cm de diâmetro quando abertas. Fruto baga de coloração negra quando bem madura. Muito semelhante à pitangueira comum (Eugenia uniflora).
Inflorescência da palmeira-anã
(Phoenix reobelenni)
Arecaceae
Palmeira dioica, perene, de pequeno porte, nativa da Ásia, perene. Folhagem de aspecto delicado. Espinhos grandes próximos ao caule. Inflorescência abundante, em cacho grande, com muitas flores pequenas e amarelas. Flores femininas e masculinas em plantas separadas. Frutos globosos e de coloração vinho-escuro.
Flor da salsa (Petroselinum sativum)
Apiaceae
Erva perene, originária do Sul da Europa e Oriente Médio. Usada como medicinal e como tempero na culinária. Folhas de aroma forte e bastante agradável, com folíolos triangulares e serrilhados. Flores de coloração amarela-clara, pequenas e hermafroditas, dispostas em umbelas.
Erva-luísa (Aloysia citriodora)
Verbenaceae
Arbusto grande, muito ramificado, ereto, com aroma de citral, de 2 a 3 metros de altura, nativo da América do Sul. Folhas lanceoladas, de coloração verde-pálida. Flores pequenas, gamopétalas, brancas ou levemente rosadas, dispostas em inflorescências terminais laxas.
Flor da palmeira rabo-de-raposa
(Wodyetia bifurcata)
Araceae
Rústica palmeira de origem australiana, muito usada no paisagismo por causa de sua beleza. Estipe único e elegante. Folhas grandes e arqueadas, com aspecto plumoso. Inflorescência com milhares de flores creme-esverdeadas, com 3 sépalas, 3 pétalas e reunidas em grupo de 3, sendo 2 masculinas e 1 feminina. Flores com 58 a 72 estames. Ovário, estilo e estigma bem desenvolvidos. Frutos elípticos e avermelhados.
Flor de mamoeiro (Carica papaya)
Caricaceae
Arbusto ou árvore com caule herbáceo não ramificado. Folhas digitolobadas, com longos pecíolos, dispostas no topo do caule. Flores pequenas com aspecto ceroso e translúcido. Fruto do tipo baga, amarelo, de polpa macia. O mamoeiro possui três tipos de flores, as quais originam plantas do sexo masculino, feminino e hermafrodita. O sexo das flores determina formatos diferentes aos frutos. Flores hermafroditas formam frutos alongados e flores femininas frutos arredondados.
Maracujazinho da Serra
(Passiflora organensis)
Passifloraceae
Trepadeira perene, hermafrodita, terrícola. Nativo na Mata Atlântica das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Folhagem ornamental, de coloração marmorizada em tons de verde. Flores bonitas, axilares, solitárias ou aos pares, com 3-5 cm de diâmetro. Corona unisseriada, filamentos transversalmente listrados de roxo e branco. Fruto globoso, nigrescente ou roxo quando maduro, com cerca de 2 cm e de sabor agradável.
Cherimoia (Annona cherimola)
Annonaceae
Árvore frutífera de pequeno porte nativa do Equador e do Peru. Folhas lanceoladas de coloração verde-escura. Flores hermafroditas, fortemente perfumadas, com três pétalas carnosas de cor creme, formando uma pirâmide quando fechada. Frutas com formato arredondado ou de coração. Casca verde lisa ou com pequenas protuberâncias. Polpa branca com sabor adocicado. Sementes pretas.
Floração do abacaxi (Ananas comosus)
Bromeliaceae
Planta perene. Caule principal completamente circundado e coberto por numerosas folhas em rosetas. Inflorescência terminal em forma de espiga cerrada, com numerosas brácteas verdes ou vermelhas. Flores pequenas e tubulares, branco-arroxeadas, que aparecem aos vinte meses da planta. As flores se abrem em fileiras, começando na parte inferior. Cada flor dura apenas um dia. Fruto, cônico de tamanho variável e comestível.
Flor da cebola (Allium cepa)
Liliaceae / Amaryllidaceae
Planta herbácea, cuja parte comercial é o bulbo. Folhas formando duas fileiras ao longo do caule. Caule verdadeiro localizado abaixo da superfície do solo. Raízes fasciculadas. Haste floral inicialmente sólida, tornando-se oca com o crescimento. Inflorescência de forma esférica. Numerosas flores perfeitas, hermafroditas e protândricas. Pétalas violáceas ou brancas. 6 estames (3 internos e 3 externos), 3 carpelos fundidos, um estilete, 1 estigma e perigônio com 6 elementos.