Página Principal Portal de Notícias Livro de Visitas
Projeto permanente do RC Carpina
“Plante uma Árvore e Salve o Nosso Planeta”
Publicado por Salatiel Monteiro - Ano Rotário 2009-2010.
Há cerca de três anos, por iniciativa da Dra. Dorotéa de Oliveira Monteiro, então Presidente do Rotary Club de Carpina, foi implantado o projeto "Plante uma Árvore e Salve o Nosso Planeta". Esse projeto foi pautado em etapas vislumbrando os seguintes propósitos: contribuir sistematicamente para a conscientização da população sobre a importância do plantio e desenvolvimento de uma árvore para o planeta; resgatar o convívio e o consequente contato da comunidade, particularmente com árvores de espécies nativas, visando incentivar a preservação e, finalmente, contribuir para que haja a devida mitigação do impacto ambiental responsável pelo desequilíbrio do planeta, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente – aspiração permanente de todos os rotarianos e, particular da gestão de John Kenny, Presidente do Rotary Internacional.
As etapas responsáveis pela estruturação deste projeto visaram, sobretudo, assegurar a proteção da flora e fauna local, haja vista que, com o desaparecimento de algumas espécies de árvores, muitos animais e plantas também se extinguem, trazendo prejuízos irreversíveis para o planeta. As alterações no meio ambiente representam, atualmente, um dos maiores desafios da humanidade. Pois, além de se tornar uma ameaça permanente para todas as espécies de vida, envolve praticamente todos os setores da sociedade, exigindo que haja urgentemente mudanças de hábitos de consumo e comportamento.
O reflorestamento que, na maioria das vezes, ocorre a partir do simples plantio de uma árvore, a conservação das florestas nativas e sistemas agroflorestais, assim como, a recuperação de áreas degradadas são algumas ações que contribuem para a redução da concentração dos gases que favorecem as alterações climáticas. A preocupação com essas ações deve ser uma constante na vida de cada ser humano, haja vista que as crescentes emissões de Dióxido de Carbono (CO2) e outros gases como o Metano (CH4) e o Óxido Nitroso (NO2) na atmosfera têm causado sérios problemas, como o efeito estufa.
Devido à quantidade com que é emitido, o CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global. Suas emissões representam aproximadamente 55% do total das emissões mundiais de gases do efeito estufa. O tempo de sua permanência na atmosfera é, no mínimo, de 100 anos. Isto significa que as emissões de hoje têm efeitos de longa duração, podendo resultar em impactos no regime climático, ao longo dos séculos. Evidências científicas apontam que caso a concentração de CO2 continue crescendo, a temperatura média da terra vai aumentar (entre 1,4 e 5,8°C até 2100), causando aumento no nível dos mares, efeitos climáticos extremos (enchentes, tempestades, furacões e secas), alterações na variabilidade de eventos hidrológicos (aumento do nível do mar, mudanças no regime das chuvas, avanço do mar sobre os rios, escassez de água potável) e colocando em risco a vida na terra (ameaça à biodiversidade, à agricultura, à saúde e bem-estar da população humana.
Historicamente, os países industrializados têm sido responsáveis pela maior parte das emissões de gases de efeito estufa. Contudo, na atualidade, vários países em desenvolvimento, entre eles China, Índia e Brasil, também se encontram entre os grandes emissores. No entanto, numa base per capita, os países em desenvolvimento continuam tendo emissões consideravelmente mais baixas do que os países industrializados.
Diante desse cenário preocupante a Presidente do RC Carpina Nicéa Maria Monteiro em parceria com a Secretária do Meio Ambiente Betânia Martins irão realizar, com a participação da comunidade local, no próximo dia 09 de outubro de 2009, o plantio de seiscentas mudas de Pau Brasil (Caesalpinia echinata).
A doação das mudas de Pau Brasil foi efetuada pelo Prof. Dr. Paulo Martins da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), coordenador da Estação Ecológica de Tapacurá. Segundo a Presidente a atitude proativa do referido Professor contribuirá significativamente para a consecução de mais essa etapa prevista pelo projeto “Plante uma Árvore e Salve o nosso Planeta”, bem como, atende a uma antiga aspiração do Prefeito Manuel Botafogo, que além de comungar com os propósitos do Rotary Club do município, visa concluir ainda em seu governo, o total reflorestamento do Engenho Pindoba, desapropriado em sua gestão para esse fim.