Página Principal Portal de Notícias Livro de Visitas
O Rotary Club de Carpina arrecada livros usados
para a fundação de mais uma biblioteca
Publicado por Salatiel Monteiro - Ano Rotário 2009-2010.
Uma das qualidades mais importantes desenvolvida pelo ser humano ao longo de sua formação intelectual é a percepção. Sem ela não se tem visão precisa do passado, enxerga-se pouco o presente e, em função disto, não se estabelece metas para o futuro. Percepção traduz-se como sendo a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.
Depois do surgimento da escrita, a história registra que as viagens, assim como, as discussões provenientes da leitura constituíram a base da percepção dos sábios da época. Todo o conhecimento adquirido através dessas práticas foi arquivado em livros secretos, os quais foram mantidos em bibliotecas situadas em lugares distintos e reservados como Alexandria e Constantinopla, com acesso restrito a uma classe privilegiada - os "Iguais".
Foi através desses livros que o conhecimento do passado sobreviveu à Idade das Trevas, período em que grande parte dos manuscritos foram queimados. Naquela ocasião era interessante para os "Iguais" manterem os "Desiguais" distantes das fontes de sabedoria e conhecimento, conservando-os dessa forma, analfabetos e, portanto, ignorantes, uma vez que julgavam ser essa a única forma de impedir o surgimento da percepção no universo dos líderes das classes indesejáveis.
Atualmente, ninguém é privado do conhecimento ou da sabedoria como no passado tão distante. Entretanto, o acesso a essas fontes continuam praticamente com as mesmas dificuldades de outrora, haja vista que no passado a privação do saber ocorria por imposição das lideranças e hoje, pela imposição causada pela desigualdade social.
Enquanto que o “bombardeamento” de informações disponibilizada a cada instante possibilita a justa disputa entre os "Iguais" pelas conquistas que se acirram a cada dia que passa, falta para os "Desiguais“ a percepção necessária para que eles organizem e interpretem as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
Para poucos, os "Iguais", não importa onde as referências promotoras da percepção estejam armazenadas ou arquivadas, uma vez que o acesso as mesmas é facilitado em função das possibilidades proporcionadas pelos diferentes meios de informações. Porém, para muitos, os "Desiguais", faz-se necessário facilitar o acesso a essas referências para que não haja injustiça nas inevitáveis disputas de oportunidade entre estes e aqueles.
Por acreditar que o conhecimento desempenha papel essencial na erradicação da pobreza, no aumento das possibilidades de emprego, na promoção da igualdade entre os sexos, na melhora da saúde familiar, na proteção do ambiente e na promoção da participação democrática, o Rotary Internacional tem entre outros propósitos para este século, a redução do analfabetismo no planeta, ferramenta indispensável para que haja o afunilamento da lacuna existente entre os "iguais" e os "desiguais". Para tanto, vem desenvolvendo através de sua representabilidade nos recantos mais longínquos dos cinco continentes, projetos voltados para esse fim.
Desde sua fundação, o RC Carpina, umas das extensões singulares do Rotary Internacional tem contribuído significativamente para a redução da taxa de analfabetismo no município e cidades circunvizinhas. Essa contribuição tem sido processada, paulatinamente, através do desenvolvimento de trabalhos educativos em parceria com as comunidades carentes e escolas municipais. Nesse sentido, entre outras conquistas, é oportuno registrar que no ano rotário 2005/2006 os companheiros do Club que tiveram sob a direção do então Presidente João Barbosa de Oliveira fundaram com reconhecido sucesso, a primeira biblioteca do município.
Atualmente, os integrantes do RC Carpina motivados incessantemente pela Presidente, em favor da causa, têm envidados esforços no sentido de reduzir os extremos existentes entre a ignorância e o saber. Segundo Nicéa M. Monteiro, presidente do Club, a inauguração de mais uma biblioteca, desta feita na zona rural da cidade de Lagoa do Carro-PE, constitui entre muitos desafios, uma das prioridades de sua gestão. O projeto que ora se encontra em pleno desenvolvimento, iniciou-se a partir da distribuição de caixas padronizadas, devidamente identificadas com o slogan: “Doe livros usados e ajude o Rotary a construir um mundo melhor”. Mediante prévia autorização, as referidas caixas foram disponibilizadas em pontos estratégicos da cidade, particularmente em estabelecimentos bancários e comerciais, visando a facilitar as doações.
Diante das inúmeras doações, a Presidente do RC Carpina concluiu que o sucesso da campanha tem superado todas as expectativas, fato que poderá contribuir para que haja antecipação na implantação da biblioteca no referido município.