Página Principal Portal de Notícias Livro de Visitas
Rotary Club de Carpina comemorou o Dia do Estudante
nas escolas municipais e estaduais da cidade
Publicado por Salatiel Monteiro - Ano Rotário 2009-2010.
O Dia do Estudante é comemorado em todo Brasil na data 11 de agosto com o propósito de relembrar o grande investimento acadêmico instituído por D. Pedro I ainda no século XIX, mais precisamente no ano de 1827, cinco anos depois da consolidação do processo que culminou com a emancipação política do Brasil do Reino de Portugal.
Naquela ocasião foram criados dois cursos de ciências sociais e jurídicas, sendo um deles estabelecido em Olinda e o outro em São Paulo. O Curso de Direito de Olinda logo foi transferido para a cidade de Recife e, o estabelecido em São Paulo foi acolhido pelo Convento São Francisco, uma edificação de taipa construída por volta do século XVII. Essa estrutura que foi modificada paulatinamente ao longo dos anos, revelou-se em uma Instituição de Ensino Superior de fundamental importância para o desenvolvimento sóciocognitivo do cidadão brasileiro, haja vista ter participado da formação de nove Presidentes da República, renomados escritores, poetas e artistas.
Não importa o patamar galgado por alguém em função do estudo, todavia, se você freqüentou ou freqüenta uma escola e consegue entender o conteúdo singular encontrado nas linhas que compõem o presente texto, muito provavelmente você foi ou é um membro desta privilegiada classe brasileira, pelo fato de se encaixar nesse universo como estudante. Afinal, o conhecimento adquirido através do estudo não só é necessário, como também faz parte do desenvolvimento intelectual imprescindível para o sucesso de todo ser humano.
Nesse contexto o Rotary Club de Carpina que manteve desde sua fundação uma estreita relação com o segmento jovem da sociedade carpinense, através dos encontros proporcionados pelas correntes palestras envolvendo assuntos relacionados ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, caminhadas pela paz, entre outras atividades, não poderia deixar de comemorar juntamente com a classe estudantil mais esse significativo momento presente na vida de cada jovem que aspira a ascensão social proporcionada pelo conhecimento.
As comemorações foram realizadas nas escolas da rede privada, municipal e estadual através da elaboração de oficinas, didaticamente conhecidas como Mesas Redondas. Naquela oportunidade discorreu-se sobre a vida do estudante brasileiro priorizando-se os temas referentes a educação no Brasil, em todos os escalões, a partir do século XVIII.
As conversas dirigidas contaram com a presença da equipe do RC Carpina formada pela Presidente Nicéa Maria Monteiro, pela Secretária Dorotéa de Oliveira Monteiro, pela Tesoureira Almerinda Barbosa Novaes, pela Diretora da Comissão de Administração Marluce Barbosa Cordeiro, Docentes e Discentes de várias Instituições de Ensino Básico do município.
Nesta oportunidade faz-se conveniente destacar a participação de todos que direta ou indiretamente contribuíram para a concretização do evento. Contudo, menção especial deve ser feita aos educadores Eliton Lopes de Souza e Luiza Gomes da Costa, diretores das Escolas Dom Bosco e São José, respectivamente, pelo esmero e comprometimento para que ocorresse a efetivação das atividades alusivas a data.
As comemorações foram encerradas com a leitura da Oração do Estudante (autor desconhecido) proferida por todos de forma uníssona, distribuição de refrigerantes, balas e pipocas.
Sobressaiu-se, entretanto, durante o encerramento das comemorações o momento em que, de pé, todos os participantes entrelaçaram as mãos e cantaram movidos pela emoção contagiante gerada naquela ambiente, a canção “Coração de Estudante” de autoria do cantor e compositor Milton Nascimento.