Página principal Portal de Notícias Livro de Visitas
Discurso de Posse da Presidente
Nicéa Maria Monteiro
Ano Rotário 2009/2010
Este é apenas o marco inicial de mais um desafio que a vida me reservou. Neste intróito quero registrar, perante todos os presentes, o meu orgulho de estar a frente do RC Carpina, conduzindo os trabalhos durante o ano rotário que ora se inicia. Aproveito esta oportunidade, ainda, para confessar que farei o possível para honrar a confiança a mim depositada, por ocasião de minha escolha para o desempenho de tão nobre cargo.
O Rotary é uma Instituição que associa líderes, empreendedores e profissionais das mais diversas atividades de negócios. Entre trocas de idéias e experiências, além de um companheirismo muito saudável e louvável, os rotarianos ajudam as comunidades carentes dos mais diversos cantos do mundo.
Fundado a mais de 100 anos, pelo então advogado, Paul Harris, o Rotary é atualmente, a mais antiga Organização Não-Governamental e a única que possui uma cadeira cativa na Organização das Nações Unidas - ONU, com direito de opinar sobre os destinos da humanidade.
Segundo o escocês John Kenny, presidente eleito do RI para este Ano Rotário, "Novas técnicas de comunicação podem fazer com que o mundo pareça menor, todavia, ainda existem milhões de pessoas sem moradia, alimentação, saúde, ou mesmo esperança. Com a nossa ajuda e dedicação, provavelmente conseguiremos aliviar estas agruras”.
Diante dessa afirmação, nós que fazemos o Rotary no Brasil e no mundo, visando promover, entre outros objetivos permanentes, a paz e a compreensão mundial, precisamos, sobretudo, conscientizar as pessoas de todas as classes, sobre a importância do papel desenvolvido pela Fundação Rotária, no contexto social dos cinco continentes. Para tanto, o caminho a percorrer é divulgar através dos meios de comunicações disponíveis em todos os recantos, o objetivo particular de cada Ano Rotário e as metas que levarão a consecução do propósito estabelecido.
Durante a minha gestão envidarei esforços no sentido de concluir todos os projetos em andamento na área de jurisdição do RC Carpina e trabalhar, incessantemente, para que haja a efetiva erradicação da Poliomielite no mundo – atual ambição Rotária. Trabalharei ainda, em constante harmonia com o Rotary Internacional, priorizando as diretrizes do Plano Estratégico adotado pelo conselho de diretores – ferramenta essencial para a continuidade da Organização, que foi elaborado para o período 2009/10, visando fortalecer e proclamar os valores do Rotary focados na prestação de serviços, companheirismo, diversidade, integridade e liderança.
Não podemos esquecer, entretanto, de continuar alfabetizando adultos, contribuir para a melhora da qualidade da saúde e nutrição e, finalmente, preservar o porto seguro da Instituição - a Família Rotária.
O efetivo de 1,2 milhão de pessoas que atualmente constitui a família Rotária, conscientemente responde positivamente aos problemas gerados pela maléfica desigualdade social. Todavia, é oportuno salientar que, se houver engajamento da Família Rotária no fornecimento de telas que impeçam o acesso do mosquito Anopheles às palafitas, certamente um número menor de crianças serão vítimas da malária; se houver incentivo na abertura de poços e saneamento básico, mais crianças terão água para beber e ambientes mais higiênicos para viver. Se houver a devida preocupação no desenvolvimento de projetos voltados para atender os requerimentos nutricionais de crianças pertencentes a famílias carentes, muitas vidas serão poupadas no universo de 5 milhões de crianças que morrem desnutridas todos os anos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, divulgou que 2/3 dos 9,7 milhões de mortes infantis registradas em 2006, poderiam ter sido evitadas, se fossem fornecidas de forma criteriosa as vacinas e tratamentos direcionados as mães e recém-nascidos.
Enfim, concluo esta breve exposição com a célebre mensagem - “O futuro do Rotary não será definido na sede mundial, mas em cada Rotary Club, pois cabe a nós rotarianos fazer o que for necessário para manter o Rotary forte”. Essa mensagem foi proferida por John Kenny, Presidente do Rotary Internacional, ao divulgar o lema para o Ano Rotário 2009/10 - “O Futuro do Rotary está em suas Mãos”, durante a Assembléia Internacional, realizada em San Diego, Califórnia, USA, em 19 de janeiro 2009.