V
VEREDICTO ou VEREDITO?
Embora o "Vocabulário Ortográfico", da ABL, registre "veredicto" e "veredito", nossos dicionários ("Houaiss", "Novo Aurélio" etc.) e o dicionário da Academia portuguesa só acolhem a forma "veredicto".
VERNISSAGE ou VERNISSAGEM?
Segundo os dicionários Aurélio e Michaelis , a grafia correta é "vernissage" e é um substantivo masculino.
Exemplo: Amanhã irei ao vernissage de minha irmã.
No entanto, o Vocabulário Ortográfico da ABL registra as duas formas: vernissage (substantivo masculino) e vernissagem (substantivo feminino). Assim sendo, nós podemos ir "ao vernissage" ou "à vernissagem".
VIGIR ou VIGER?
Não existe o verbo "vigir". A forma registrada em todos os dicionários é "viger", que vem do latim e significa "estar em vigor", "vigorar", "ter vigor". Quando está em vigor, uma lei vigora, tem vigência, vige; se ainda não está em vigor, mas já foi aprovada, deverá vigorar, deverá ter vigência, deverá viger.
É bom lembrar que o verbo "viger" é o único da língua portuguesa terminado em "-iger". Verbos terminados em "-ger" (sem "i" antes do "g") não faltam ("abranger", "eleger", "constranger", "proteger", "ranger", "reger", etc.), mas só "viger" termina em "-iger".
A causa da "criação" do verbo "vigir" talvez esteja na profusão de verbos terminados em "-gir" ("corrigir", "agir", "dirigir", "fugir", "imergir", "fingir", "atingir", "surgir", "rugir", etc.), o que pode induzir o falante a eliminar a exceção, transformando "viger" em "vigir".
VÍTIMA FATAL
Esta expressão é incorreta, porque o termo "fatal" deve se referir ao "acidente", e não à vítima.
Exemplo: O choque do ônibus com o trem foi fatal, causando diversas vítimas.
VOTOS BRANCOS ou VOTOS EM BRANCO?
Deve-se dizer "votos em branco"; assim também para formulários, cadastros, fichas, etc.
X
XÉROX ou XEROX?
São corretas as duas formas. Mas é preciso ser coerente: se você escreve "xérox", leia "xérox", ou seja, ponha força no "xé". Se você escreve "xerox", ponha força no "rox". E saiba que o dicionário "Aurélio" apresenta a palavra, em qualquer versão, como masculina. Já o "Vocabulário Ortográfico", da ABL, diz que a palavra pode ser masculina ou feminina.
XIPÓFAGAS ou XIFÓPAGAS?
Não existe a palavra "xipófagas", como se costuma dizer e escrever. A palavra certa é "xifópagas", significando "duas pessoas que nascem ligadas, geralmente na altura do tórax, pelo apêndice xifóide.