Bernardo Valentim Moreira de Sá
Músico, concertista, maestro, professor e violinista
Foi condecorado pelo rei D. Luís com a comenda da Ordem de Nª Senhora da Conceição de Vila Viçosa, que, no entanto, modestamente declinou. Foi amigo pessoal de eminentes personalidades do meio cultural, português e mundial, destacando-se a sua amizade com nomes como Charles Vidor, Leon Sachs, Claude Debussy, Maurice Ravel, Pablo Casals, Harold Bauer, Pablo Sarasate, Guilhermina Suggia, Arthur Rubinstein, Antero de Quental, D. Tomaz de Mello Breyner (Conde de Mafra), e tantas mais.
Era membro honorário de inúmeras sociedades culturais, da Academia das Ciências de Portugal, da Academia Real de Málaga, etc.
Iniciado no ano de 1896 (pela mão de seu grande e particular amigo Viana da Motta, que ali fora iniciado no ano anterior) na loja "Ave Labor", do Porto, com o nome simbólico de "Beethoven", atingindo nesse mesmo ano o grau de "Mestre".