Como Participar?

 

Os observadores interessados em participar nos trabalhos de campo do Projecto Arenaria deverão contactar os organizadores regionais (OR) das áreas onde pretendam efectuar as contagens. Os OR poderão dar alguma ajuda na selecção da quadrícula, orientando os observadores de acordo com a dificuldade da quadrícula e com a sua experiência de campo.

Em 2023/24 será necessário contar apenas as quadrículas de monitorização anual (quadrículas prioritárias). 

Nos arquipélagos dos Açores e Madeira, não havendo quadrículas definidas, manter-se-á o esquema de monitorização de troços propostos, em coordenação com aos OR.

De forma a tornar mais expedita a escolha e a atribuição das quadrículas, foi criada uma aplicação no Google Earth, através da qual é possível visualizar toda a costa portuguesa e identificar simultaneamente a quadrícula que se pretende fazer. Seguidamente, os observadores deverão entrar em contacto com o OR da área respectiva, de forma a saber se a mesma ainda está disponível.

Qualquer utilizador terá facilidade em utilizar a aplicação. Para tal basta 1) ter instalado o Google Earth; 2) descarregar a aplicação (ver abaixo) para o seu computador; 3) clicar na aplicação, que abrirá automaticamente o Google Earth; 4) identificar a quadrícula pretendida utilizando a função zoom.

Aplicação Quadrículas Google Earth [Aplicacao_Projecto_Arenaria.kmz]

 

Materiais de Apoio

 

Os interessados em participar nos trabalhos de campo do Projecto Arenaria poderão descarregar os documentos necessários à realização do trabalho de campo:

Apresentação e Informações [Apresentacao_Instruções_202324.pdf]

Metodologia e Regras de Segurança [Metodologia_Segurança_202324.pdf]

Ficha de Campo (Transecto) e Instruções de Preenchimento [Ficha_Campo_202324.pdf]

Lista de quadrículas prioritárias: Quadrículas 2023/2024


Pede-se a todos os observadores que enviem, se possível, os dados em formato digital ao OR da sua região. Este procedimento ajuda a poupar tempo e papel. Pode descarregar a ficha de inserção de dados (em formato Microsoft Office Excel) que se encontra disponível em baixo:

Ficha de Inserção de Dados – Transecto [Inserção_Dados_Transecto.xls]


Aplicação


Nesta época de 2023/24, encoraja-se os observadores a utilizar a App CyberTracker para registo e envio dos dados, em alternativa à utilização da ficha de inserção de dados em Excel. A App é de fácil utilização e pode ser utilizada no momento em que se realiza o trasecto, ou após a sua realização, para inserir os dados recolhidos. Esta opção permite uma melhor uniformização dos dados e facilitar aos coordenadores a gestão das bases de dados.

App CyberTracker [Link PlayStore (Android) e AppStore (iOS)]

Guia do Utilizador [PDF]

 

Informação Útil


Embora cada observador receba informação cartográfica detalhada (escala 1:25 000), nalguns casos esta poderá estar desactualizada. Assim, aconselha-se a visualização da área de estudo através de fotografia aérea, utilizando, por exemplo, o Google Maps ou o Google Earth, para um estudo prévio da área de estudo e respectivos acessos.

Para obter informação sobre as marés aceder ao site do Instituto Hidrográfico. Para consultar o estado do tempo aceder ao site do Instituto de Meteorologia ou, em alternativa, ao site do Weather Online. Para informação sobre o estado do mar (e vento) aceder ao site do Windguru

 

Dicas

Existem bastantes vantagens na realização do trabalho de campo com mais do que um observador, uma vez que este procedimento facilita a logística associada à contagem. Por exemplo, no caso dos observadores se deslocarem numa viatura, é deixado um observador no início do sector (com uma chave da viatura), dirigindo-se um outro com a viatura para o meio do sector, estacionando-a e seguindo a pé até final do sector. Quando o primeiro observador aqui chegar, dirigir-se-á com a viatura até ao final do sector, onde encontrará o segundo observador, evitando que tenham que voltar para trás a pé vários quilómetros.





 Créditos: Pedro Geraldes e Teresa Catry

Rola-do-mar.  Créditos: Andrew C/Creative Commons