TESE

ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

Esta tese online possui apêndices e parágrafos adicionais que não constam na versão impressa.

Clique aqui para fazer download da versão impressa (e reduzida) da tese em pdf.

 

APRESENTAÇÃO

 

RESUMO

 

1. INTRODUÇÃO

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

 

2.1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

Iniciando pelas definições de alguns autores para os termos formação, formação inicial e formação continuada, apresentamos nesta sessão, as fases da formação inicial e continuada e sua influência na história de vida dos professores, abordando algumas de suas trajetórias e etapas. A seguir, procuramos resgatar brevemente o histórico das pesquisas sobre formação docente, identificando diversos modelos formativos existentes e propostas de formação, sistematizando resumidamente algumas das possíveis aproximações entre os modelos, propostas, teorias e tendências formativas, as quais fornecem subsídios para formar o profissional do ensino. Pensando nesta profissionalização docente, apoiada por documentos oficiais, destacamos alguns elementos importantes, tais como a autonomia do professor, a contraposição da racionalidade técnica e racionalidade prática, o professor como um profissional reflexivo e como um pesquisador, e por último, a definição das competências, habilidades, conhecimentos e saberes docentes. Arriscamos em realizar aproximações entre as tipologias dos saberes docentes, conforme indicam as pesquisas de alguns autores da área. Finalizamos com a tentativa em sugerir uma triangulação formativa convergente para a autonomia docente, visando sintetizar toda a sessão de fundamentação teórica sobre formação de professores, além de se prestar de dispositivo de análise dos dados constituídos.

 

2.1.1 Definições e conceitos relacionados à formação docente

2.1.2 Breve histórico das pesquisas sobre formação docente

2.1.3 Autonomia e profissionalização da ocupação de professor

2.1.4 Os saberes docentes

2.1.5 Triangulação formativa convergente para a autonomia docente

 

2.2 EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA:

Apresentamos, nesta sessão, uma visão geral da educação em astronomia no Brasil, com alguns exemplos internacionais que mostram como alguns países alteraram o seu currículo nacional devido à atuação decisiva de associações de astronomia e ciências afins. Discutimos algumas características intrínsecas encontradas nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos de astronomia que a distingue de outras disciplinas, justificando a importância de trabalhar este tema em ambientes escolares. Comparamos os conteúdos para o ensino deste tema conforme sugeridos por algumas fontes, bem como possíveis metodologias para seu ensino. Relacionamos os estabelecimentos brasileiros que oferecem oportunidades de formação inicial e continuada nesta área, comentando alguns dos processos formativos praticados. Mostramos como os trabalhos de observatórios, planetários e astrônomos amadores, podem influenciar em processos formativos docentes em relação ao ensino e à divulgação deste tema. Finalizamos por apresentar brevemente um panorama geral da produção científica nacional recente sobre a educação em astronomia, sem, contudo, preocupar-se com uma análise exaustiva de todo o material produzido. Portanto, tentamos responder, nesta sessão, as perguntas básicas sobre a educação em astronomia: por que, quem, onde, o que e como se deve ensiná-la, logo após um panorama geral sobre este tema.

 

2.2.1 Um panorama mundial

2.2.2 Concepções alternativas em astronomia

2.2.3 Justificativas para o ensino da astronomia

2.2.4 Astronomia amadora e profissional

2.2.5 Estabelecimentos ligados à educação em astronomia

2.2.6 Conteúdos de astronomia: algumas considerações

2.2.7 Pluralidade metodológica para o ensino da astronomia

2.2.8 Particularidades distintivas da astronomia para o ensino

2.2.9 Categorizando a educação em astronomia

 

 

3. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA:

3.1 METODOLOGIA DA PESQUISA:

Apresentamos, neste item, os fundamentos metodológicos que contemplamos em nossa pesquisa, bem como as estratégias e técnicas para a coleta dos dados. Apontamos a utilização da investigação qualitativa avaliativa e decisória, ao passo que enfatizamos o caráter subjetivo de tais estudos. Comentamos aspectos problemáticos e eficazes do ambiente principal de nosso interesse de pesquisa: um curso de formação continuada e suas ações formativas. Reforçamos a importância que deve ser dada ao diagnóstico pré-curso e ao levantamento de concepções, necessidades, expectativas e preocupações dos professores participantes. Discutimos as técnicas e metodologias empregadas em nosso estudo, tais como as denominadas autoconfrontação, coaching, estimulación de recuerdo, focus group, registros em vídeo, além de experimentarmos uma metodologia específica elaborada para o ensino e pesquisa em nosso programa de formação continuada. Para a leitura dos dados, utilizamos os princípios e métodos da análise de discurso, a fim de identificarmos os principais elementos formativos docentes referentes ao ensino da astronomia.

 

3.1.1 Fundamentos metodológicos e técnicas da pesquisa

3.1.2 Caracterização do objeto principal de estudo

3.1.3 Técnica do pré-diagnóstico

3.1.4 À procura de uma metodologia a partir da pluralidade

3.1.5 MEPPFOCO

3.2 ANÁLISE DOS DADOS CONSTITUÍDOS E RESULTADOS:

Neste item, analisamos os dados constituídos a partir do pré-diagnóstico e dos encontros do curso, sob a luz dos procedimentos metodológicos comentados nos capítulos anteriores, procurando caracterizar a amostra, segundo os processos formativos docentes e a fundamentação sobre educação em astronomia. Os momentos discursivos dos encontros, alguns dos quais ocorreram segundo o grupo focal, são interpretados à base da análise do discurso, como pano de fundo. Fundamentando-se principalmente na metodologia de investigação elaborada para este caso, a MEPPFOCO, os resultados, aqui analisados, apontam para a elaboração de subsídios que apóiem futuros programas de formação continuada sobre educação em astronomia, a partir dos principais elementos formativos elencados.

 

3.2.1 Resultados a partir do instrumento pré-diagnóstico

3.2.2 Caracterização da amostra

3.2.3 A astronomia essencial na amostra

3.2.4 Trajetórias formativas da amostra

3.2.5 Análise e avaliação geral do curso

3.2.6 Indícios de construção da autonomia docente pela amostra

3.2.7 Análise das transcrições

3.2.8 Repensando a formação de professores em astronomia

 

 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

APÊNDICES:

01 Questionário pré-diagnóstico

02 Transcrições das filmagens dos encontros

03 Questões de levantamento do primeiro encontro

04 Substrato e esquema da tese

05 Questões formativas utilizadas no último encontro da amostra no curso

Recortes históricos da astronomia brasileira

Lista de resumos de teses e dissertações nacionais sobre ensino de astronomia

Lista de artigos nacionais sobre educação em astronomia com links de acesso direto

Lista cadastral de estabelecimentos brasileiros ligados à astronomia

Famílias ocupacionais de professores segundo classificação do MTE

 

ANEXOS:

 

01 Questionário do Grupo de Pesquisa

Tópicos básicos de astronomia para ensino e divulgação

Lista de livros e outros materiais didáticos para consulta sobre astronomia

Lista de artigos internacionais sobre educação em astronomia (SABER)

 

 

LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009.