02 UTFPR - DROGAS E ESCOLA

Licença Creative Commons

(c)2008 Professor Angelo Antonio Leithold

Pesquisas do Instituto Neurológico de Queensland, Austrália, realizadas em mais de 3.801 homens e mulheres, nascidos entre 1981 e 1984 e monitorados por vinte e um anos demonstraram que o uso da maconha é devastador para o cérebro humano. Os jovens que fumaram maconha por seis anos tiveram o dobro de episódios psicóticos, alucinações ou delírios do que pessoas que nunca se drogaram. O uso de maconha, aumenta substancialmente a evasão escolar. Jovens que tiveram contato com a droga sofrem de confusão mental, diminuição da memória e rebaixamento da inteligência. Comparativamente a outras drogas, e somados seus efeitos, os índices de depressão e esquizofrenia aumentam a taxas alarmantes. O Brasil é o maior mercado consumidor do mundo de crack, droga muito mais devastadora que a maconha, outro dado é que o país é o segundo maior consumidor de cocaína, cuja porta de entrada de ambas as drogas é a maconha. Em 2009 o Brasil tinha cerca de 10 milhões de jovens “nem-nem” ("nem" trabalham, "nem" estudam), está ocorrendo um aumento alarmante de Rivotril, ansiolítico contrabandeado do Paraguai e que oficialmente é o segundo medicamento mais vendido no país, algo em torno de 14 milhões de caixas/ano( Com receita). Estão ligados às drogas cerca de 50 mil estupros e 47 mil homicídios por ano (2009). Outro dado importante é que o país é 58º lugar no ranking de educação no Pisa (Programme for International Student Assessment), o que prova que claramente a inteligência do brasileiro está diminuindo.

Viktor E. Frankl, psiquiatra austríaco fundador da logoterapia afirma em seu livro: “Em Busca de Sentido - Um Psicólogo no Campo de Concentração”, que “há ampla evidência empírica de que a depressão, esquizofrenia e a agressão estão fortemente ligadas à dependência de drogas, pois estas causam o que se chama de ‘vazio existencial’, um sentimento de vacuidade e de falta de sentido à vida ao dependente, que procura insanamente cobrir as faltas com emoções distorcidas e doentias.

Os links relacionados mostram alguns trabalhos acadêmicos acerca do assunto.

Maconha e adolescência:

https://www.dropbox.com/s/9z0e3ipofnzlk5m/consequencia%20maconha%20adolescentes.pdf?dl=0

Efeitos Cerbrais da Maconha

https://www.dropbox.com/s/zzq0we7ex4f7i9d/EFEITOS_CEREBRAIS_DA_MACONHA.pdf?dl=0

Efeitos biológicos

https://www.dropbox.com/s/heo336h7fssekrg/EstComBioPsicoSoc.pdf?dl=0

Comportamento animal

https://www.dropbox.com/s/yb6jvyth2cvhz8h/Evolu_o_amp_Comportamento_Animal_Prof_C_sar_Ades.mp4?dl=0

Impulso nervoso

https://www.dropbox.com/s/lo9lg97c30amwpi/Impulso%20Nervoso.mp4?dl=0

Maconha e o jovem infrator

https://www.dropbox.com/s/e9qpeovlgkdva57/maconha%20infratores.pdf?dl=0

Maconha, a fábrica de esquizofrênicos

https://www.dropbox.com/s/ynrey29xuzt3rzw/Maconha%2C%20uma%20f%C3%A1brica%20de%20esquizofr%C3%AAnicos%20-%20%20Legaliza%C3%A7%C3%A3o%20e%20consumo%21.mp4?dl=0

Snapses nervosas

https://www.dropbox.com/s/ih4pat2hzl5mgv3/SINAPSES%20NERVOSAS.mp4?dl=0

Licença Creative Commons