Voice over internet path, o mesmo que a designação mais comum em português, Voz sobre IP, ainda que bastante utilizado no dia a dia da grande maioria de utilizadores da internet, como suporte sonoro para interlocução à distancia, foi imediatamente apropriada pela comunidade radioamadoristica que passou a ligar os seus transceptores ao computador desta vez para que o seu radio fosse o microfone e o altifalante pelos quais comunica à distancia via internet e para o qual comunica a menor distancia, sem fios, através de idêntico equipamento transceptor. Abrindo ainda a possibilidade de no seu PC subtrair o radio e com o seu microfone mais as suas colunas ou auscultadores proceder de igual forma.
Sob diversas formas estão disponíveis diversos recursos informáticos e as suas variantes de acordo com o gosto de cada um. Entre outros os mais populares são, primeiramente os destinados à comunicação directa por essa via, como o "EchoLink" e o "eQSO", e, depois os simuladores de estação, como o "QSOnet-CQ100*" e o "Hamsphere*".
Em relação aos programas de uso comum para a comunicação VOIP, estes permitem alguns comandos lógicos por forma a comandar a emissão automática dos equipamentos a estes ligados e até a manipulação de chaves de morse, no caso dos simuladores.
Toda a comunicação exterior ao computador processa-se em modo analógico, ou seja em formato apreensivel por um ou mais dos cinco sentidos ao dispor do ser humano, e, a partir do momento em que estes transitam entre as placas de som do computador emissor e as dos computadores receptores, circulam em formato digital, cujos "codecs" são do domínio publico, ou não fosse hoje a tecnologia dos computadores acessível a milhares de utilizadores, programadores e técnicos dessa área. É hoje portanto um meio acessível, democrático, popular e não elitista.
O ponto chave do sucesso deste tipo de comunicação está exactamente na ligação entre os países com afinidades culturais e ou linguisticas, como o caso das línguas mais faladas no mundo, onde se inclui o português, salvo erro em quinto lugar. Dai se interligam as comunidades emigrantes, formando grandes grupos de interesse comum e segundo as regras que cada administração de telecomunicações local pressupõe para os radioamadores.
Em Portugal a maior actividade regista-se ao nível do radio/voip, debaixo do programa Echo-Link, nomeadamente no espaço da sala "Luso-Usa", onde é comum a entrada de estações de todo o território continental, Ilhas, Palop´s, e, comunidades emigrantes por todo o mundo, com especial incidencia dos USA, Canada, Australia, Brasil e um pouco por toda a Europa.