AVRS - Sistema automático de retransmissão de voz
Um artigo do colega, Bob, WB4APR, acerca da resposta do sistema APRS à comunicação Voz analógica, sinalizada em Packet e com reconhecimento de dados em instrução e comando dos equipamentos em rede.
Desde 2001 que se certificou que o APRS pode apoiar o sistema de sinalização e informação necessária para que os Radioamadores possam passar texto ou voz para qualquer outro correspondente, em qualquer lugar a qualquer momento usando qualquer dispositivo transceptor e qualquer outro sistema VOIP reconhecendo este apenas o indicativo de chamada.
A versão em TEXTO do Sistema de Mensagens Universal de Radioamador pode ser vista em: www.aprs.org / APRS messaging.html
A versão VOZ, chamado Automatic Voice Relay System - AVRS está em: www.aprs.org / avrs.html
Em conversa com alguns colega clientes do D-Star, que é uma outra forma do actual AVRS global, fiquei a saber que no D-Star já se podem ligar usando a chamada de voz para acionarr o endereçamento de pacotes e ID.
Por outro lado o Echolink, IRLP e outras ligações F.I.O.S. podem fazê-lo utilizando também o APRS para reconhecimento do indicativo de chamada e como localizador do node onde se encontra a estação ligada à net.
Temos vindo a trabalhar sobre isso durante uma década e agora estão a fazer-se progressos. Além disso, os elementos-chave no D-Star podem ser utilizados de igual forma em AVRS:
1) Incentivando todos os proprietários DIGI a terem objectos locais (ID gráfico) de QRG.
2) Isso está incluído no Echolink, IRLP e objectos F.I.O.S.
3) O auto QSY pode ser feito através do botão TUNE no rádio TM-D710.
4) O botão de auto QSY no Yaesu FTM-350 procede de igual forma.
5) Idem em auto QSY no botão TUNE do portátil TH-D72
6) Implementação de usuário do item em MSG - mensagem (APRSISCE)
7) APRS em recepção de rádio e exibição de itens em - MSG
Os últimos dois permitem que o motor AVRS que configura a ligação de voz para usuários em analógico, enviando de retorno um objecto de QRG para a estação que faz chamada e os que a recebem, mostrando-lhes os seus locais (node) IRLP, Echolink ou VOIP a serem usados para completar a chamada.
Eventualmente, quando futuras versões de rádios APRS receberem esse pacote de indicação para QSY, eles irão automaticamente para o canal de voz por forma a completarem a chamada de voz que foi iniciada em APRS simplesmente enviando uma mensagem de voz, ou ligações de pedidos de "Atenção", contendo o indicativo receptor.
Ainda existirão muitas interfaces e gateways que serão necessários para ligar tudo em simultâneo.
Por exemplo, um usuário D-STAR assim poderia estabelecer ou receber uma chamada de voz desde o Echolink ou IRLP, se alguém simplesmente escrever essa permissão na interface de gateway APRS. Em seguida, esta liga ao usuário da célula analógica através do objecto e do sistema APRS FREQ QSY para ir encontra-lo na frequência exacta.
Enfim, depois de nove anos, o hardware e os mecanismos tecnológicos estão agora ao dispor da comunidade radioamadoristica. Nós apenas temos que meter todos os programadores e personalidades no mesmo espaço e conduzi-los a uma interligação cruzada de ideias e conceitos.
Bob, WB4APR
Abaixo três grafismos representando um esquema ja de certa forma complexo de interligação em rede dos sistemas APRS/AVRS/ Echolink/ IRLP desenvolvidos por radioamadores e o sistema comercial D-star.
Dois modelos de equipamento de livre utilização, em pleno funcionamento, em ID de localização/ estação, de acordo com o mencionado no texto e acima de tudo nas paginas cujos links se encontram devidamente referenciados acima.
Pelos vistos continua a haver radioamadorismo inventivo para além do mero comércio de electrodomésticos