O programa Ham Radio Deluxe está estruturado para suportar a maioria dos rádios HF / VHF / UHF de amador e também receptores. Suporta actualmente ICOM, Yaesu, Elecraft, FlexRadio, Ten-Tec e Kenwood. A lista completa está disponível na comunidade de usuários.
Os seus principais benefícios:
Diário de estação, (logbook),
Sites favoritos (como Internet Explorer),
DX cluster integrado,
Disposição do painel de instrumentos personalizado,
Interface de monitorização de satélites,
Modos digitais, gravação e reprodução de audio,
CW,
SSTV,
Estação remota e servidor de logbook via internet,
Desenvolvimento de recursos sincronizando até dez instâncias, sintonia de rádio e mais nove à escolha.
A sua utilização é livre, e os donativos são aceites pelo seu autor, Simon Brown, HB9DRV de acordo com a livre vontade de cada um.
Ham Cap - O feiticeiro da propagação
Instalado e configurado, pronto a funcionar como "Secretário para todo o serviço de DX" este pequeno grande utilitário não trabalha sozinho, ele recolhe os dados data/hora, grey line (SSN), as bases keepler e voacap.
No primeiro quadro, Params, a titulo de exemplo, pedi dados para JA, largo modo a região do Japão às 23 horas do dia 30 de Novembro em passagem curta (short pass) e a potência de 100 w. A antena que esta como parâmetro é um dipolo de meia onda a 16,50 metros de altura. Tendo como ideia trabalhar em 18 metros, ao passar para o segundo quadro (Chart), verificamos que a linha vermelha MUF (Mais Utilizável Frequência) toca a banda em analise às 8:00h utc com perspectivas de sinal sobre o ruido SNR a 30 dBs, para uma antena com um angulo característico de saída (Elev.) nos 9 graus sobre o horizonte, tocando a camada ionizada F2F2 ou seja entre os 240 e os 400 km s de altitude, duas vezes, o que não concorre propriamente para uma grande melhoria do sinal pois nessa camada F2 ou segundo "layer F" é a mais distante e o de menor ionização. Em valor a MUF aponta para a frequência de 18,4 Mhz, valor muito prometedor.
Ainda na hora da analise 23:00 h utc, passamos ao mapa, e, verificamos que a essa hora e para a banda dos 18 metros, quanto a sinal sobre o ruido estamos a 0 dB, nada mau podia ser negativo. Os restantes dados iguais e obviamente a MUF anda longe a essa hora, 9,3 Mhz. Daria para ir espreitar os 30 metros. Note-se as coordenadas do ponto DX 28ºN 138ºE.
Avançando na hora para as 8:00 do dia seguinte o ponto não é bem o mesmo mas anda perto, 32ºN 139ºE. Não esqueça-mos que este é um processo dinâmico em constante variação, e, uma diferença instantânea de 5 minutos ou 200 kms, é irrisória, há que pensar neste processo como um varrimento e entrar nele antes da hora e sair depois da hora.
Voltando ao quadro, lá estão 28 dBs de sinal sobre o ruído, um valor próximo, a elevação do angulo característico baixou apenas um grau, a reflexão lá está dupla na camada F2 e a MUF nos 18.8 Mhz.
Como curiosidade note-se que a onda electromagnética no quadro da esquerda viajaria maioritariamente dentro da noite, e, no da direita praticamente acompanha a chamada "grey line" viajando dentro do dia, para Este, saindo ao amanhecer e chegando ao Japão ao inicio da noite.
Estas previsões são obviamente dados indicadores, mas bastantes aproximados, tendo tido oportunidade de o constatar por diversas vezes, já que com as ajudas que na actualidade estão ao dispor do radioamador para a pratica de DX, entre elas os "Clusters", o "QRZ", "WSPR", e outras fontes "on line", e, em tempo real, nada tem a ver com os tempos em que só tínhamos um altifalante, o VFO e eventualmente o rotor, como equipamento de caça.
Ou então "CQ CQ CQ DX" horas a fio. Bons Dxs.