APRS - Automatic Packet Reporting System - Bob Burninga - 1982
Uiview 32 + UIpath + TMD700 PKT mode aprs.fi - TMD700 aprs mode
Obs.: O traço laranja representa a ligação com uma estação do Algarve em tempo real, embora sem identificação correcta do caminho, pois caso tivesse recebido, o, ou os digipeaters pelos quais o sinal passou até ser recebido, o traço seria de cor verde e, em vez de recto apresentaria a triangulação, neste caso, eventualmente através de CT0XSE-3.
Obs.: Nesta configuração o site www.aprs.fi, apresenta as estações que conseguem entrar para a circulação de pacotes na internet, e, calcando no indicativo, apresenta o último caminho que o sinal tomou até entrar numa estação " digipeater " ligada à internet.
Todas estas particularidades nao estão acessíveis ao sistema da Icom, que se limita à circulação de pacotes entre equipamentos da marca e quando acedido um repetidor, o mesmo introduz na internet a linha chamada "string" de ID+posição.
Interessante actividade praticada via radio, pela internet ou ambos. Trafego relativamente baixo na circulação de mensagens e fraco aproveitamento das possibilidades do sistema no modo táctico, pelo menos em Portugal. Outra variante mais técnica e sofisticada mas de plena satisfação quando alcançada, é a praticada via satélite ISS, a estação internacional tripulada, que adicionalmente permite contactos via radio com a tripulação a bordo ou em up/down através do repetidor aí instalado. Uma imensa gama de possibilidades ao dispor do radioamador, sem amarras comerciais. Bom APRS.
ARISS o satélite APRS FASTRAC 5 nanosatilites APRS