Post date: 30/06/2018 00:03:22
Lei sancionada nesta semana proíbe caça no estado de São Paulo, conforme reportagem do Canal Rural.
Expecie presente em quase a totalidade do globo terrestre, classificada como exotica invasora no Brasil e em outras partes do mundo. Foco de diversas ações de controle populacional e de mitigação de seus impactos nos diferentes setores, agricola, pecuario de saúde e ambiental, por parte de muitos paises em diferentes continentes. Canalizando recursos expressivos por parte desses no esforço para manter as populações desses animais em niveis seguros.
No Brasil em algumas oportunidades foi permitido o controle e posteriormente proibido, atualmente permitido desde 2013 pela IN 003 do IBAMA.
Causador de profundas mudanças nos ambientes colonizados pela especie, quer na matriz produtiva como no equilibrio ecologico mas sobretudo na vida das populações rurais afetadas, modificando profundamente a maneira de produção e substencia das comunidades. Quando pensamos nas pequenas propiedades que mantem familias com a produção de renda e na vulnerabilidade desses, nao conseguimos entender ações que venham impedir os trabalhos de controle desses animais por parte das pessoas atingidas. Nega-se o direito de defesa de seu trabalho e seu meio de sustento, contrario ao mais profundo sentimento humano, o de sobrevivencia.
Quando pensamos na estrutura do estado Brasileiro e sua crise de recursos que afetam os diferentes espectos da vida, segurança, saude, educação, infra estrutura... não conseguimos ver um horizonte que contemple a celeridade necessaria para manter a segurança em relação aos impactos produzidos pelos javalis em diferentes setores. Com esses pontos a serem considerados devemos ter responsabilidade e ciencia dos danos infringidos as pessoas e aos ambientes provinientes da proibição do controle por parte das pessoas diretamente afetadas. Não podemos cair na situação de inoperancia em razão de o estado não permitir o controle por particulares mas também não o fazer de forma efetiva.
Grupo técnico de trabalho do Plano Nacional de Controle do Javali na sede do ICMBio em Brasília, Junho 2018. O trabalho sério realizado por profissionais de diversas áreas relacionadas à produção primária e meio ambiente é tido como irrelvante frente à nova lei elaborada e aprovada por profissionais de outras áreas não relacionadas.