Post date: 29/11/2016 09:40:39
Associação rural de Bagé sedia evento sobre javali dia 5/12/2016
Matéria do site http://www.ruralbage.com.br/
No dia 05 de dezembro, segunda-feira, às 18h, a Associação e Sindicato Rural de Bagé sedia no salão nobre o evento “Javali em Debate”, que é uma realização da entidade, do programa Juntos para Competir, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação - SEAPI, através das Câmaras Setoriais e Temáticas, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, com apoio da Associação Bageense de Criadores de Ovinos – ABACO.
A iniciativa do evento surgiu ainda na 104ª Expofeira de Bagé, em outubro, numa coversa informal entre diretores da entidade ruralista e representantes da SEAPI e Sebrae. Preocupados com os frequentes ataques de javali em toda a região a animais e plantações, os responsáveis pelas entidades realizadoras decidiram investir num evento em que os produtores rurais pudessem discutir o problema e ouvir de especialistas no assunto possíveis soluções.
O javali foi introduzido em criações na Argentina e no Uruguai, de onde ingressou no Rio Grande do Sul. Como o animal é originário da Europa, não encontra predadores naturais aqui, e sua reprodução aumenta gradativamente. Uma fêmea de javali tem em média dois partos por ano, e pode ter até 10 filhotes por parto. Quando a javali-mãe está no segundo parto, as filhas da ninhada já estão se reproduzindo, ou seja, uma fêmea pode produzir, em 12 meses, 20 filhos e 50 netos.
Estima-se que no Rio Grande do Sul haja mais de meio milhão de javalis, que integra a lista das cem piores espécies exóticas invasoras do planeta. As regiões mais afetadas são as dos municípios de Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, Barra do Quaraí, São Gabriel e Dom Pedrito.
No evento, além de depoimentos de controladores de javalis - caçadores cadastrados pelo IBAMA - e de produtores atingidos, haverá duas palestras: uma ministrada pelo engenheiro agrônomo e um dos autores do livro “Javali no Pampa – Contexto, Biologia e Manejo”, Marcelo Wallau, “Javali: problemas e possíveis soluções para o produtor rural”, e outra abordada pelo diretor do Departamento de Defesa Agropecuária – DDA/SEAPI, Antônio Carlos de Quadros Ferreira Netto, “O Javali no RS”, que serão moderadas por Rodrigo Rizzo, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas/SEAPI.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (53) 3242 8888 e também pelo site www.rurabage.com.br.
Programação completa
18h – Abertura
18h30 – “Javali: problemas e possíveis soluções para o produtor rural”, Marcelo Wallau, engenheiro agrônomo e um dos autores do livro “Javali no Pampa – Contexto, Biologia e Manejo”
19h – “O Javali no RS”, Antônio Carlos de Quadros Ferreira Netto, diretor do Departamento de Defesa Agropecuária – DDA/SEAPI
19h30 – Depoimentos de controladores de Javali que atuam junto ao grupo CMPC – Celulose Riograndense
20h – Depoimentos de produtores
20h30 – Painel de Debates, com moderação de Rodrigo Rizzo, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas/SEAPI
Serviço
O quê: “Javali em Debate”
Quando: 05/12, segunda-feira, às 18h
Onde: Salão nobre da Associação Rural de Bagé
Quanto: Gratuito
Informações: (53) 3242 8888 – www.ruralbage.com.br
http://www.ruralbage.com.br/noticia/2016/11/28/associacao-rural-sedia-evento-sobre-javali-na-proxima-segunda-feira