Quem somos


Objetivos:

Gerar e promover conhecimento sobre a problemática das populações de javali em vida livre no Pampa, auxiliando o produtor rural e desenvolvendo programas de manejo em nível regional.

Nossa missão:

Desenvolver a temática do javali de maneira técnica e científica, junto aos diversos núcleos da sociedade (produtores, legisladores, autoridades, e restante da população), visando criar e implementar práticas de manejo.

Nossa visão:

Auxiliar no desenvolvimento e implementação de planos regionais de controle de javalis e javaporcos, interferindo junto às autoridades competentes para adequação das legislações de controle das espécies e, difundindo conhecimento técnico sobre o tema.

Nossos valores:

Ética, respeito, solidariedade, perseverança, comprometimento e cooperação

A Equipe Javali no Pampa

é formada por um grupo de voluntários e interessados nos problemas causados por populações de javalis em vida livre. A equipe se formou em 2013, e desde então vem trabalhando nas mais diversas frentes relacionadas ao tema, como informação, educação, manejo e pesquisa. O livro “O Javali no Pampa – contexto, biologia e manejo” é fruto deste trabalho de equipe!

(Foto: La Hire Mendina Filho e Tiago Reis no lançamento do livro O Javali no Pampa, na Expointer 2015)

La Hire Mendina Filho, médico veterinário formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, campus Uruguaiana, em 1987. Produtor rural em Santana do Livramento, atua na área de bovino, ovino e equinocultura. Desde 2014 atua como colaborador voluntário com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), como controlador de fauna exótica dentro da Apa do Ibiraputã. Recebeu menção honrosa e reconhecimento público do ICMBio por relevantes serviços prestados como controlador voluntário de fauna exótica no ano de 2014; voto de congratulação pela Câmara Municipal de Santana do Livramento, também em ano de 2014; e certificado de agradecimento pela colaboração com o programa de controle da peste suína clássica realizado pela Embrapa Suínos e Aves, em 2015.

Tiago Xavier dos Reis, biólogo graduado pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), no ano de 2010. Especialista em Invetariamento e Monitoramento da Fauna Silvestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em 2015. Biólogo responsável pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente de Santana do Livramento e Consultor Ambiental em Mastofauna. Controlador Populacional Autorizado para combate de fauna exótica invasora, com recebimento de reconhecimento público pelo ICMBio e voto de congratulação pela Câmara Municipal de Santana do Livramento, no ano de 2014, e certificado de agradecimento pela colaboração com o programa de controle da peste suína clássica realizado pela Embrapa Suínos e Aves, em 2015



Nilson Rodrigues Molinos, administrador graduado pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA Santana do Livramento em 2013, tendo como área de pesquisa o Agronegócio. Registro no Conselho Regional de Administração-CRA-RS n° 44112. Desde 2008 desempenha a função de Fiscal Ambiental junto ao Departamento Municipal de Meio Ambiente-DEMA de Sant'Ana do Livramento, onde supervisiona a equipe de Monitoramento Ambiental do município.

Marcelo Osório Wallau é professor assistente da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, especializado em manejo de pastagens. É engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, em 2011, com mestrado em Agronomia pela Universidade da Florida, Estados Unidos, em 2013, e doutorado Zootecnia pela UFRGS em 2017, onde trabalhou com produção e manejo de campo nativo. No projeto de doutorado, trabalhou com modelagem de sistemas pastorís complexos. É produtor rural em Santana do Livramento, e interessou-se pelo tema de javalis para fazer combate na propriedade da família e em palestras assistidas em congressos nos Estados Unidos, onde o tema é bastante relevante e debatido. Desde o início dos esforços no estudo e ao combate do javali já cooperou com pesquisas da Embapa, Fepagro e UFRGS, o que resultou em um certificado de reconhecimento público pelo ICMBio em 2014, voto de congratulação pela Câmara Municipal de Santana do Livramento em 2014, e certificado de agradecimento pela colaboração com o programa de controle da peste suína clássica realizado pela Embrapa Suínos e Aves, em 2015.

Site profissional: http://agronomy.ifas.ufl.edu/faculty/marcelo-wallau/

E trabalhos disponíveis no Research Gate

pampajavali@gmail.com