Jornada Internacional de Intercâmbio de Conhecimentos de Controle de Javali

Post date: 21/06/2017 09:54:40

Jornada Internacional de Intercâmbio de Conhecimentos de Controle de Javali

No dia 13 de junho de 2017, a Equipe Javali no Pampa participou da Jornada de Intercâmbio de Conhecimentos no Uso de Jaulas no Controle Populacional do Javali, organizada pelo ICMBio - Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã em Santana do Livramento, RS. O objetivo do evento foi a troca de conhecimentos sobre a utilização de jaulas no controle populacional do javali, com a participação de técnicos uruguaios do Ministério de Ganaderia, Agricultura y Pesca, Universidad de la República e Secretariado Uruguayo de la Lana, assim como as experiências do ICMBIO, Polícia Militar de Santa Catarina, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santana do Livramento, Equipe Javali no Pampa, controladores Boar Hunters, Club de Caza de Jabalies de Artigas e produtores rurais.

Foto: Polícia Militar Ambiental de Lages

A primeira parada foi no estande de tiro Elite, onde o instrutor Sr. Nelson Carvalho apresentou um modelo de jaula-curral articulada, que apresentou maior eficiência na contenção dos javalis. Além dessa inovação, foram apresentados dois modelos de alimentadores, um artesanal e outro com dispositivo eletrônico, além de equipamentos modernos para monitoramento remoto e busca de javalis.

Seguindo, o grupo visitou jaulas em operação na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã na Estância do Lajeado, apresentada pelo zootecnista Octávio Borba, e na Estância Santa Helena, apresentada por Nelson Carvalho, onde foram discutidos vários aspectos para o sucesso da técnica de captura em jaulas. Com assistência técnica da Equipe Javali no Pampa, há 3 anos o Sr. Borba vem utilizando as jaulas e obtendo ótimos resultados: conseguiu aumentar em 30% a produção (assinalação) de cordeiros na última safra em relação aos anos anteriores sem controle populacional dos javalis.

A última parada foi na Estância São José do Sarandi, de Ana Maria Osório, onde o Dr. Marcelo Wallau e o veterinário Carlos Wallau apresentaram materiais dos Estados Unidos sobre controle do javali, assim como o trabalho que vem sendo realizado localmente através de gaiola e jaula curral e os principais aspectos da implementação dessa técnica no bioma Pampa. Em seguida, representantes da Polícia Militar Ambiental de SC apresentaram um projeto em andamento na Fazenda dos Gateados em Campo Belo do Sul, SC, com um grande sucesso na utilização das jaulas para mitigação dos danos causados por javalis em lavouras.

Foto: Polícia Militar Ambiental de Lages

Com forte interação dos participantes na troca de conhecimento técnico científico e o reconhecimento da importância da continuidade da integração binacional no manejo do javali, concluiu-se que essas experiências também serão contribuições para o Plano Estadual de Controle do Javali coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, presente nesta bem-sucedida Jornada.

Para mais fotos, acessem o Face da Polícia Militar Ambiental de Lages, SC