PETIÇÃO DOS GREGOS DE ESPANHA
"Eles querem tomar nossa Igreja, afirmam os gregos de Madrid que estão unidos opondo-se ao golpe daqueles que planeiam extinguir a existência do helenismo em Madrid."
1. Em 1949, foi criada a Paróquia Ortodoxa de Madrid.
2. Em 1967, um padre ortodoxo grego foi nomeado em nossa paróquia, que serviu até recentemente.
3. No início dos anos 1970, um pequeno pedaço de terreno foi oferecido pelo município para a construção de um Templo para o serviço dos gregos ortodoxos que viviam em Madrid.
4. Em 1973, foi inaugurada a Igreja de Santo André e Demétrio. É a única Igreja Ortodoxa Grega na área de Madrid. Foi construído em estilo bizantino após doações dos gregos de Madrid.
Os gregos madrilenos continuam hoje a apoiar financeiramente o funcionamento da sua própria Igreja, como o fizeram incessantemente nos últimos anos, embora vários acontecimentos mostrem que há intenções de nos expulsar da nossa própria Igreja:
1. Em 2015, a escola grega para nossos filhos, que naquele momento funcionava no Salão de Eventos situado no porão do nosso templo, foi encerrada sem motivo justificável.
2. Em 2015, a escola grega para adultos, que naquele momento funcionava no Salão de Eventos situado no subsolo do nosso templo, também foi encerrada sem motivo justificável.
3. Até recentemente, a nossa Igreja era o único ponto de encontro e referência cultural dos gregos em Madrid, cujo número não para de crescer devido à continuação da chegada de novas famílias que emigram da Grécia devido à crise.
4. Em março de 2017, o único sacerdote grego da nossa paróquia, após 50 anos de ministério, foi despejado em circunstâncias estranhas.
5. Em 2017, não há serviço coral grego e canto em nosso Templo.
6. O Salão de Eventos no porão da nossa Igreja não está mais disponível como um ponto cultural e de encontro para os gregos.
7. Em 2017, a língua grega dificilmente é ouvida em nossa Igreja e somente quando o próprio Bispo Metropolitano está ministrando. O resto da liturgia é em ucraniano, romeno ou outras línguas que não conhecemos.
Considerando o acima, exigimos:
1. Que a Igreja Ortodoxa Helénica de Santo André e Demétrio continue a ser grega e não se entregue de facto a outrem para servir os interesses estrangeiros e contrariamente aos desejos da Comunidade Grega de Madrid, para a qual foi exclusivamente construída e a que pertence.
2. A colocação de um sacerdote grego em nossa paróquia.
3. A reabertura de uma escola grega para nossas crianças carentes.
4. A reabertura do Salão de Eventos da nossa Igreja aos encontros e eventos culturais dos gregos madrilenos, tendo em conta, evidentemente, o conteúdo dos eventos.
5. Garantir que todas as ações necessárias para salvaguardar o futuro da Comunidade Ortodoxa Grega de Madrid serão realizadas; um rebanho greco-ortodoxo que se preocupa com o seu futuro e não quer ser privado do que os gregos mais antigos de Madrid constroem para nós.
Queremos continuar sendo gregos.
Exigimos uma solução agora.
Postado: 20 de julho de 2017 (Atualizado: 7 de dezembro de 2017)