Malcolm X

Malcolm Little, conhecido como Malcolm X ou El-hajj, nasceu no dia 19 de maio de 1925 em Omaha, Nebraska, EUA. Filho de Eearl Little, defensor negro assassinado brutalmente, e de Louise Little, negra de pele mais clara. Era bom aluno e viu seu sonho de ser advogado ser menosprezado por um professor.

Revoltado, foi viver em Harlem, onde entrou na vida do crime. Na prisão, através de seu irmão, se converteu à religião islâmica, aumentando seu ódio pelos brancos que destruíram sua família.Transferiu-se para outra prisão e lá tornou-se um leitor voraz.

Após ser solto, em 1952, Malcolm visitou uma mesquita e conheceu o seu líder islâmico. Transformou-se num homem culto, inteligente e bom orador. Ficou conhecido por ser uma personalidade importante que causou polêmica e inveja.

Em 1958, casou-se com Betty. Criou jornal, participou de entrevistas em rádios, TVs e palestras divulgando a Nação Islã. Quando descobriu mentiras sobre seu líder, foi afastado e traído.

      

Viajou à Meca. Na volta, fundou a organização Afro-Americana, mas em 19 de fevereiro de 1969 foi assassinado, aos 39 anos, deixando Betty e suas quatro filhas.

Malcolm X cresceu conduzindo a liderança do movimento negro, defendendo os direitos de sua raça,  o islamismo, a violência como método para auto-defesa e o socialismo. Suas mensagens a Grass Roots foram ranqueadas em 91º dentre os 100 melhores discursos estadunienses no século XX.

Nathan da Silva - 702

Fontes:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Malcolm_X 

             http://www.malcolmx.com