Filho de escravos nascido no dia 3 de Janeiro de 1838 na cidade de Cachoeira, região do Recôncavo baiano. Foi uma das personalidades brasileiras mais importantes do século XIX. Rebouças foi sempre discreto quanto às considerações à sua cor e ao preconceito que sofria.
Em 1846, mudou-se da Bahia para o Rio de Janeiro. Frequentou colégios e teve ótimo rendimento escolar. Ingressou na Escola Militar e concluiu o curso preparatório e foi promovido a 2° tenente do Corpo de Engenheiros.
Participou dos projetos da ferrovia Paraná-Mato Grosso, da estrada de ferro da Paraíba e da Companhia florestal Paranaense. Contribuiu para a criação de algumas sociedades anti-escravagistas e foi ativo na luta contra a escravidão. Organizou clubes e associações e contribuía financeiramente com tudo o que ganhava para a causa abolicionista.
Mas não descansou após a abolição. É dele a famosa frase: “No Brasil não falta mão de obra. Falta moral, caridade, educação, indústria e comunicações. Só assim melhoraremos nosso país.”
Weslley Gomes - 702
Fontes