Nasceu no Reino do Congo. Lá era rei e sumo-sacerdote do deus Zumbi-Apungo. O nome original de chico era Galanga.
Foi capturado por traficantes de escravos. Chegou ao Brasil em 1740 no navio Madelena, somente com seu filho Muzinga, já que sua esposa, a rainha Djalo, e sua filha, a princesa Itulo, foram jogadas no oceano para acalmar os deuses da tempestade.
Após 5 (cinco) anos trabalhando como escravo, ele comprou a sua liberdade e a de seu filho. Conseguiu comprar uma mina de ouro e, com o seu trabalho, comprou a alforria de 400 cativos que eram de sua corte na África.
Era muito devoto a Santa Ifigênia, achando a necessidade de erguer uma igreja para ela. A igreja ficou conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Nessa mesma igreja Chico se casou com Antônia.
No dia 6 de janeiro de 1747, em homenagem a Ifigênia, Chico dançou o congado, dança que ficou muito conhecida principalmente em Vila Rica. Até hoje, no dia de Nossa Senhora do Rosário, dança-se o congado.
Com uma decaída no sistema colonial, ele acabou se tornado o rei no exílio. Mais mesmo assim ele trabalhava na mina como todos os outros, até que em 1781, morreu, aos 72 anos.
Isabelle Santos - 702