Foi um dos que formaram o ‘’movimento abolicionista Cearense’’, que tinha como objetivo acabar com a escravidão no estado. Em 1884, o Ceará torna-se o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão.
As ações repercutiram no país e os abolicistas, gente da elite, brava e culta, foram ovacionados pela impressa abolicionista nacional. Porém, entre eles havia uma pessoa humilde de cor parda, trabalhador do mar: Chico da Matilde. Chefe dos jangadeiros, entrou na luta com seus colegas em 1881, recusando-se a transportar nos navios negreiros os escravos vendidos para o sul do país.
Assim, junto com seus colegas, foi levado para a corte e desfilou, recebeu chuvas de flores da multidão e ganhou um novo nome, mais pomposo e mítico: Dragão do mar.
Símbolo popular da resistência contra a escravidão, foi homenageado pelo governo do Ceará com o ‘’Centro Dragão do Mar’’, um espaço artístico cultural aberto para o público. Além disso, há escolas que também o homenageiam, como uma escola estadual pública do estado de Fortaleza.
Daniel - 702
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Jos%C3%A9_do_Nascimento