Unidade zero

O que é Unidade zero?

Ficou curioso? Então leia, ao menos, a Definição 2 no artigo Introdução da Unidade zero no ensino da Matemática clicando aqui!

Resultados da Introdução da Unidade zero no Ensino da Matemática em sala de aula

O melhor avaliador das ações ou práticas do(a) Professor(a) em sala de aula é o(a) estudante/aluno(a). Esta postagem é construída, incontestavelmente, a partir das respostas de estudantes em face da introdução da Unidade zero (U0) no ensino, e está organizada em duas partes ditas avaliação inicial ou intermediária da disciplina e avaliação final da disciplina.

A avaliação inicial ou intermediária da disciplina contempla as Unidades 0 e 1 ou 0, 1 e 2 por semestre, trazendo perguntas que atuam como instrumentos de coleta de reflexões do(a)s estudantes de Ciências Exatas e Tecnológica (CET) da UESC, que passaram pelo ensino de disciplinas de Matemática com a introdução da Unidade zero no planejamento semestral. Essa prática tem sido implementada no ensino superior pelo Professor Henriques desde 2014 na UESC, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e na Graduação. O PPGEM, no entanto, fundiu-se, posteriormente, com o Programa de Pós-Graduação em Ciências, também da UESC, nascendo o PPGECM em vigor nesta instituição. Consideram-se nesta postagem os resultados mais recentes da Introdução da U0 compreendidos no período de 2020 à 2022.

A legenda descrita abaixo serve como mecanismo de identificação do Curso do estudante, a disciplina e o ano/semestre que cursou a disciplina planejada com a Unidade 0.

LEGENDA:

Caminho da legenda: Estudante (En), Sigla do curso do(a) estudante, disciplina, ano e semestre, resposta do(a) estudante. Tem-se neste caminho os seguintes cursos: Bacharelado em Física (BF), Bacharelado em Matemática (BM). Engenharia Mecânica (EM), Ciência da Computação (CC), Licenciatura em Matemática (LM) e Licenciatura em Química (LQ). Quando lemos: E1. BF. CDI III. 2020.2, por exemplo, temos: Estudante 1 do curso de Bacharelado em Física na disciplina Cálculo Diferencial e Integral III no segundo semestre de 2020.

U0 e U1 em 2020.2

Quadro 1: Reflexões de estudantes de CET com base na P1

P1) A unidade 0 (zero) foi importante para os estudos propostos na unidade 1 (um)? Se sim, por que? Se não, por que?

As respostas da P1 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de BF. CDI III. 2020.2, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0 e 1) previstas no planejamento do Professor

E1. BF. CDI III. 2020.2: Sim, deu uma boa base pra receber os assuntos da unidade 1.

E2. BF. CDI III. 2020.2: sim, pois foi de lá que saiu toda a estrutura de estudo do curso, eu já fazia algo semelhante à extensão dos exercícios pelo gestor de tarefas, eu costumo, quando termino um problema, a fazer perguntar adicionais ou ver se as implicações são válidas para condições mais fracas, algo muito semelhante ao que está sendo aplicado no curso, e esse tipo de coisa não estende somente o problema, mas também, sua compreensão do assunto, fora a técnica de crivo que sempre usei sem saber o que é antes desse curso.

E3. BF. CDI III. 2020.2: Sim. Com a apresentação do modelo praxeológico na unidade 0, pude compreender a proposta do professor para a disciplina e organizar melhor meu tempo de estudo: a grosso modo, “logos para casa e práxis para a aula”. As vantagens da unidade 0 não param aí, pois também encontrei grande utilidade na aplicação dos Registros de representação sobressalentes na Matemática – expandindo meu estudo para descrições na língua materna, no registro algébrico e no registro gráfico.

E4. BF. CDI III. 2020.2: Em grande parte sim, a unidade 0 foi importante para os estudos propostos na unidade 1, pois a unidade 0 trouxe alguns conceitos e algumas termologias que ajudaram a entender que tanto professor quanto aluno estavam falando a mesma língua e das mesmas coisas quando se referiam por exemplo a grifo geométrico, ou registro algébrico.

E5. BF. CDI III. 2020.2: Sim, compreender como representar uma função na língua materna, registro algébrico, registro gráfico e registro numérico possibilita um aprendizado mais significativo sobre o comportamento de funções com mais de uma variável independente. Foi possível compreender uma (nova) forma de se organizar as questões, facilitando assim a organização das resoluções de futuros problemas matemáticos. Por fim, a técnica de crivo geométrico foi explicitada de forma clara e objetiva.

Quadro 2: Reflexões de estudantes de CET com base na P2

P2) Descrever um pouco sobre o que apreendeu referente a Unidade 0 (zero) e em que serviu para a Unidade 1 (um).

As respostas da P2 apresentadas pelo(a)s estudantes de BF. CDI III. 2020.2, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0 e 1) previstas no planejamento do Professor

E1. BF. CDI III. 2020.2: A técnica de Crivo-Geométrico dá uma alternativa para a representação do registro gráfico de curvas, superfícies e sólidos. E a explicação do método de ensino proposto dá um direcionamento para como estudar nesse momento excepcional.

E2. BF. CDI III. 2020.2: o uso do gestor [gerador] de tarefas, não somente para problemas, mas também, para exercícios, essa foi a maior contribuição. Contribuiu muito também, enxergar a divisão entre registro algébrico, língua materna, registro gráfico e numérico, pois expressar a ideia em todos eles ajuda muito a compreensão ao invés de se prender a apenas um registro.

E3. BF. CDI III. 2020.2: Na unidade 0, aprendi que podemos associar diversas representações para um único objeto matemático, a saber: descrição na língua materna, no registro algébrico, no registro gráfico e no registro numérico. Nesse estudo inicial referente à unidade 01, tais conceitos serviram para garantir que o objeto matemático estudado fosse completamente descrito. Por exemplo, uma função de várias variáveis não se limita à sua expressão algébrica: podemos ir além e visualizá-la do ponto de vista gráfico, ou mesmo descrevê-la usando a linguagem comum. Nessa construção, o conceito de crivo geométrico apresentado na unidade 0 também se mostrou fundamental - auxiliando diretamente na visualização de superfícies no espaço e sólidos formados pelas interseções dessas superfícies.

E4. BF. CDI III. 2020.2: Aprendi um pouco sobre como representar uma mesma função de varias maneiras, incluindo como caracterizar uma função na linguagem materna , o que me foi útil para entender um pouco melhor sobre as funções dadas na unidade 1, as vezes só tentar expressar um mesmo objeto de outra maneira nos traz uma outra perspectiva sobre o mesmo assunto, aprendi sobre crivos geométricos o que são e como cria-los o que também foi bastante importante, com ele pude pensar mais em como seria manipular algumas funções para me resultar em tais objetos.

E5. BF. CDI III. 2020.2: A relação entre as diversas formas de descrever uma função a partir dos registros de representação possibilitou um melhor compreendimento do comportamento de funções, exercitando conceitos mais básicos da matemática quando solicitado a descrever uma função na língua materna, e ao mesmo tempo relacionando tais funções ao gráfico, assim tendo uma compreensão ampla e satisfatória do comportamento das funções trabalhadas. Ficou claro a técnica de crivo geométrico, mas ainda não foi compreensível (talvez só para mim) como realizar tal técnica em um ambiente computacional diferente do Maple. O modelo praxeológico de gestão de tarefas é extremamente interessante, é possível organizar a "construção" do saber em etapas que facilitam a resolução e esclarece os conteúdos abordados.

Quadro 3: Reflexões de estudantes de CET com base na P3

P3) Descrever em poucas linhas o que aprendeu nos momentos assíncronas e síncronas sobre os objetos de estudos propostos na Unidade 1 (um) do planejamento da disciplina e suas relações com a Unidade 0 (zero).

As respostas da P3 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de BF. CDI III. 2020.2, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0 e 1)

E1. BF. CDI III. 2020.2: Durante as aulas assíncronas aprendi os assuntos por definição, os quais já tinha uma certa familiaridade prática, mas não teórica. As dúvidas geradas no momento assíncrono foram discutidas e tiradas no momento síncrono na medida do possível.

E2. BF. CDI III. 2020.2: aprendi a estender o conhecimento de cálculo de uma variável a varias variáveis, isso é obvio, mas antes do curso eu achava que seria uma construção muito semelhante mas se complica muito quando estamos em dimensão maior que 2, pois temos infinitos caminhos para um limite, fora que não conseguimos definir derivadas sem ser pela melhor aproximação linear da função ,pois se não estariamos dividindo por um vetor no limite o que é impossível, e isso pede pela definição das derivadas parciais

E3. BF. CDI III. 2020.2: Na unidade 1, aprendi diversas definições e resultados relacionados ao estudo de funções de várias variáveis a valores reais. Os gráficos destas funções pertencem a espaços de dimensões maiores, como R³ para funções de duas variáveis e R^4 para funções de três variáveis – de modo que o registro gráfico apresentado na unidade 0 se tornou fundamental para melhor visualização do comportamento de tais funções, seja através de seus domínios, gráficos ou curvas/superfícies de nível. Dentre os conceitos mais importantes, sublinho aqueles de derivada parcial e derivada direcional, pois estes permitem estudar taxas de variação em contextos bastante gerais – o que é particularmente importante para minha formação enquanto estudante de Física. Enquanto formalidades e ferramentas auxiliares, cito ainda os conceitos de limite, continuidade e a regra da cadeia – que formam a base para a definição de derivadas parciais (no caso desses dois primeiros conceitos) e auxiliam bastante nos cálculos realizados (no caso desta última ferramenta).

E4. BF. CDI III. 2020.2: No momento assíncrona aprendi sobre domínio de funções de varias variáveis, aprendi sobre todo o resto, sobre o planejamento da disciplina vi que a programação estava bastante apertada porém bem definida , sobre a relação com a unidade zero não fiquei muito feliz com ela sobre o fato dessa unidade não levar em conta o tempos diferentes de aprendizado que cada um.

E5. BF. CDI III. 2020.2: Os momentos assincronas são oportunidades de explorar de forma mais lenta, os conteúdos que serão abordados nos momentos sincronas, utilizando dos momentos em sala de aula virtual para esclarecer dúvidas e explorar o ambiente computacional de forma orientada pelo docente. A Unidade 0 se estabeleceu como base para a construção do saber na unidade 1 (possivelmente sendo igualmente importante em todo o decorrer da disciplina e até mesmo nas futuras disciplinas da área matemática), organizar as tarefas com o MPGT é muito interessante e assim foi feito na Unidade 1, da mesma forma que as diferentes representações das funções continuaram sendo trabalhadas na Unidade 1, mostrando total entrosamento entre as duas unidades.

AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA 2020.2

Quadro 4: Reflexões de estudantes de CET com base na P_Única

P_Única: Favor apresentar uma avaliação da disciplina, evidenciando: a importância da mesma para o seu curso e para você; o que você aprendeu; o que esperava de aprender e não encontrou na disciplina; as desvantagens (caso houver); os tópicos proposto no ementário e a inclusão da Unidade zero na disciplina pelo Professor; o método de ensino utilizado durante a implementação; o método de avaliação utilizado para a composição de créditos (notas); sugestões para as próximas ofertas da disciplina, entre outros pontos que julgar necessários que não foram mencionados aqui, e por fim, sobre o Professor.

As respostas do(a)s estudantes

E1. E4. LM. Cálculo IV. 2020.2: A disciplina apresentou um caráter primordial dentro do Curso de Licenciatura em Matemática, pois de um modo geral possibilitou nos refletir sobre não só como fazer cálculos, mas também nos preocuparmos em demonstrar como foi o nosso processo de construção de maneira detalhada. O modelo praxeológico que nos foi apresentado nessa disciplina se mostrou num primeiro momento extremamente complexo, porém passado este momento pude perceber que este modelo é uma boa ferramenta para quem se propõe a estar numa sala de aula, uma vez que possibilita tanto ao professor quanto ao estudante refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de modo a mostrar os caminhos que foram percorridos suas facilidades e possíveis dificuldades. [...] a inclusão da unidade 0 a meu ver foi uma jogada de mestre, pois o Senhor possibilitou uma retomada da parte teórica do modelo praxeológico que já nos havia sido mostrado na Disciplina Informática no Ensino da Matemática, de modo que tivemos a oportunidade de relembrar que nos foi ensinado naquela disciplina.

U0 e U1 em 2021.1

Quadro 1: Reflexões de estudantes de CET com base na P1

P1) A unidade 0 (zero) foi importante para os estudos propostos na unidade 1 (um)? Se sim, por que? Se não, por que?

As respostas da P1 apresentados pelo(a)s estudantes do curso de EM. CDI III. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0 e 1) previstas no planejamento do Professor

E1. EM. CDI III. 2021.1: Sim, pois me ajudou a compreender o que estava sendo tratado na unidade 1.

E2. EM. CDI III. 2021.1: Sim, criou os parâmetros e dinâmica de como se seguiriam as aulas, além do método de aprendizagem e ensino.

E3. EM. CDI III. 2021.1: Sim, foi de extrema importância. Pois, ensinou-se as técnicas corretas para resolver as tarefas sugeridas e assim forçando um debate racional sobre a teoria. Desta maneira, a unidade zero contribuiu na diminuição de lacunas existente sobre o assunto trabalhado em sala de aula.

E4. EM. CDI III. 2021.1: Sim. Foi de necessidade para entender conceitos relacionados aos assuntos retratados na Unidade 1, além de fornecer uma assistência na realização das tarefas designadas.

E5. EM. CDI III. 2021.1: Sim, pois ajudou a gerenciar melhor o estudo da unidade 1

E6. EM. CDI III. 2021.1: sim, pois em calculo ll nao tive aula, meu professor nao nos ensinou, me ajudou a entender mais a introdução da materia, porem ainda tenho muita dificuldade por nao ter a base de calculo ll

E7. EM. CDI III. 2021.1: Sim, foi importante. Porque deu uma introdução para os alunos naquilo que seria necessário na unidade 1, ou seja, serviu como um guia para compreender o que são os Geradores de Tarefas e o processo de resolução destes.

E8. EM. CDI III. 2021.1: A unidade 0 (zero) foi sim, muito importante para os estudos. Pois foi o momento introdutório de modelos e métodos que estão sendo utilizadas e, continuarão sendo utilizados na disciplina. Foi o momento de esclarecer algumas formas de adquirir os conhecimentos propostos na disciplina, bem como o métodos utilizados em cada um deles.

E9. EM. CDI III. 2021.1: Sim, porque me serviu como base para o entendimento dos conteúdos na língua materna e todo o processo de resolução. Bem como toda a parte visual dos problemas.

E10. EM. CDI III. 2021.1: Sim. Devido ao fato de explicitar o método de ensino da unidade 1 e subsequentes. Isso é realmente vantajoso, pois o aluno entende o caminho pelo qual deve seguir para obter uma excelente compreensão do assunto.

E11. EM. CDI III. 2021.1: Sim, de suma importância. Isso porque através dos métodos norteados na unidade 0, pôde ser possível organizar melhor as ideologias que abrangiam a resolução dos geradores de tarefas abordados nos assuntos da unidade 1.

As respostas da P1 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0 e 1) previstas no planejamento do Professor

E1. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, devido o fato de que um assunto se interliga ao outro, que é como o professor resolveu trabalhar. A parte teórica ligada com a prática.

E2. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, porque por meio dela pude perceber o método de estudo que seria utilizado e me familiarizar com os comandos que seriam feitos posteriormente.

E3. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: sim, foi necessário para atender corretamente as exigências do professor em suas atividades.

E4. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A meu ver, a unidade 0 foi importante para o melhor entendimento de como seria a unidade 1, já que ela apresentou métodos de estudo e de resolução de tarefas importantes para o entendimento e eficiência nos estudos da unidade 1.

E5. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A unidade zero foi importante para a correção de equívocos na descrição de operações realizadas matematicamente. Bem como no entendimento da importância dessa descrição para a melhor assimilação dos conteúdos.

E6. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, a unidade 0 foi importante para compreender a forma que o professor apresenta a matéria e também facilita aprender alguns conceitos da disciplina.

E7. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim. Porque a unidade zero me permitiu conhecer e compreender melhor a metodologia proposta pelo professor e auxiliou no entendimento das técnicas necessárias à resolução das atividades e prova.

E8. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, por que foi uma introdução ao assunto de GA

E9. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois serviu de conhecimento prévio pra refrescar a memória e facilitar o aprendizado de novos conceitos.

E10. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: sim, pois deu direção de como estudar e resolver os geradores de tarefa.

E11. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Com certeza, com essa nova forma de ensino uma unidade para explicar como irá funcionar as aulas, provas e notas é de extrema importância.

E12. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, porque a unidade zero serviu como uma ferramenta para auxiliar no aprendizado da unidade 1.

E13. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A unidade zero foi importante devido a apresentação da metodologia da disciplina, pois dessa forma, podemos desde já ter uma base de como vamos trabalhar conforme os seguintes assuntos e isso facilita bastante.

E14. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, com ele eu consegui centralizar os meus pensamentos para o melhor absorvimento do assunto nos momentos assíncronos, e no práxis o momento onde o assunto se fixa realmente, apesar de eu ter um pouco de dificuldade em acompanhar as aulas por conta da internet, mas posteriormente eu assisto a gravação das aulas nos momentos em que eu não conseguir ter um bom entendimento e consigo entender melhor.

E15. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: sim, pois os modelos de estudo apresentados na unidade 0 auxiliaram para um melhor rendimento das aulas e dos conteúdos propostos no decorrer do curso.

E16. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois introduziu conceitos que facilitaram no entendimento da unidade 1, como por exemplo as noções básicas e termos usados GEOMETRIA ANALÍTICA, como resolver uma questão por completo pensando desde a teoria até a prática da mesma, fazendo assim com que a gente aprenda mais e entenda o que estamos fazendo.

E17. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, foi importante, pois foi apresentado o modelo didático do professor, tal como iria ser cobrado o conhecimento e a participação além de como iria ser dividido o momento "LOGOS" e "PRAXIS", aulas síncronas e assíncronas, e a praxeologia modelada que nos fez enxergar um modo diferente e eficiente de estudo.

E18. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois, ao menos para mim, a unidade 0 apresentou alguns termos e explicações que facilitaram o entendimento ao decorrer das aulas da unidade 1.

E19. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois através da unidade 0 pude ter uma base de como funcionaria a disciplina, e, principalmente de como acompanhar as aulas e resolver as atividades, para assim poder extrair o máximo de conhecimento possível.

E20. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois na unidade 0, foi mostrada a forma na qual seria trabalhado na disciplina.

E21. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, ao ter uma forma de organização já apresentada anteriormente usada na apresentação do assunto, permitiu a organização na hora de estudar.

E22. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, a unidade 0 metodologia aplicada pelo professor trabalha de uma forma mais detalhada explicando e demonstrando o que estar sendo feito e analisado, sendo assim trazendo nas nossas soluções mais detalhes.


Quadro 2: Reflexões de estudantes de CET com base na P2

P2) Descrever um pouco sobre o que apreendeu referente a Unidade 0 (zero) e em que serviu para a Unidade 1 (um).

As respostas da P2 apresentadas pelo(a)s estudantes de EM. CDI III. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0 e 1) previstas no planejamento do Professor

E1. EM. CDI III. 2021.1: Conceitos como crivo de reta e descrição de funções que geralmente não são empregados no curso de calculo para engenharia, assim como a construção de integrais.

E2. EM. CDI III. 2021.1: A importância da gestão de tarefas para se criar uma linha logica na resolução das atividades, que propicia um aprendizado melhor. Ter uma leitura previa do assunto antes da aula, facilita a aprendizagem.

E3. EM. CDI III. 2021.1: Uns dos pontos mais interessante da unidade 0, são os caminhos que devem ser percorrido em uma tarefa/assunto. Mostrou-se que para ter uma compreensão de 100% de um assunto ou tarefa, é indicado, primeiramente, faça-se um debate racional sobre o assunto/tarefa , ou seja, a tecnologia que está atrelada a teoria, estando ciente de toda teoria e lógica por trás da questão, inicia-se o caminho pelo o bloco da práxis. Começando pela técnica que leva a responder a Questão corretamente. Resumindo o que foi dito, a resolução correta de uma tarefa só é possível se um debate racional for feito dentro da teoria, isto levar a uma boa aplicação da técnica, fazendo ter um bom aproveitamento da tarefa/assunto. Foi abordado também na unidade (0 ) zero sobre representação semiótica, as representações que mais se destacaram foram as representações na língua materna, Gráfica, algébrica e numérica, estas foram de grande importância para uma melhor explicação das tarefas feitas pelos discentes.

E4. EM. CDI III. 2021.1: Como já dito, as exemplificações dadas pela Unidade 0, foram necessárias para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos assuntos da Unidade 1.

E5. EM. CDI III. 2021.1: Aprendi a gerir e estudar separadamente o bloco logos do bloco práxis.

E6. EM. CDI III. 2021.1: O passo a passo de fazer a integral dupla, e seu proposito, porem ainda tenho dificuldade em descrever os crivos, e pra fazer a representação gráfica em três dimensões

E7. EM. CDI III. 2021.1: Na Unidade 0, foi falado sobre um modelo de aprendizagem diferente do comum, que não envolve apenas a parte dos exercícios e tarefas, mas também uma abordagem do modelo teórico de modo a compreender os processos que levariam as partes práticas (exercícios). Esse método foi utilizado na Unidade 1 nos Geradores de Tarefas e as subtarefas que exigiam tanto o bloco Logos quanto o Práxis.

E8. EM. CDI III. 2021.1: A definição de crivos geométricos para mim é nova e, muito importante. E também as formas de resolução dos exercícios, estávamos acostumado com o método de receber a integral, por exemplo, já pronta e desenvolvíamos apenas o cálculo. Já essa nova forma nos proporciona o desenvolvimento do raciocino.

E9. EM. CDI III. 2021.1: Acredito que o detalhamento completo das curvas e regiões me auxiliou no entendimento visual para resolução das questões.

E10. EM. CDI III. 2021.1: Na unidade 0 o método de ensino-aprendizagem é divido em dois blocos (logos, práxis), e esses blocos possuem mais duas subdivisões cada. O bloco "logos" se baseia na ensino através da teoria e ferramentas de determinado assunto, já o bloco "práxis" tem sua base na prática de exercícios e técnicas usadas para a resolução de problemas. Sendo assim, na unidade 1 foi realizado esse método sendo benéfico pelo fato de que os assuntos repassados foram compreendidos e fixados mais rapidamente.

E11. EM. CDI III. 2021.1: Referente a unidade 0 foi possível ter sabedoria acerca dos métodos praxeológicos que abrangem teoria (com o estudo antecessor as aulas), tecnologia e prática sobre determinado conteúdo, isso com a utilização da língua materna para descrever funções, utilização de softwares para desenvolver registros gráficos, organização de cálculo nas atividades que envolvem o registro numérico e algébrico. Dessa forma, consegui a partir da prática desenvolver as atividades referentes aos assuntos abordados na unidade 1 propostas pelo professor da matéria.

As respostas da P2 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0 e 1) previstas no planejamento do Professor

E1. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A relação e maneira de como criar e aplicar as formulas nos gráficos, as dimensões espacial da GEOMETRIA ANALÍTICA e vetor foi um assunto essencial. Com isso, foram necessários para as duas unidades.

E2. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi diferentes registros de representação e a partir disso pude reconhecer a maneira mais adequada para aplicar cada um deles nos exercícios propostos na unidade um.

E3. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: as diversas formas de descrever uma mesma expressão ex: língua materna e registro gráfico.

E4. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi na unidade 0 sobre os conceitos de Logos e Praxis (até então desconhecidos por mim); entendi como funcionaria os momentos síncronos e assíncronos, o que definiu bem como se dariam as aulas na unidade 1; também aprendi sobre os diferentes tipos de representação (como a língua materna, registro algébrico e registro gráfico) e como poderíamos usá-los para expressar melhor as soluções encontradas nos exercícios; e por fim, na unidade 0, vi o modelo adotado para a realização de atividades , que era composto por GT (Gerador de Tarefas) e t1, t2, t3..., o que me possibilitou entender, já na unidade 0, como se dariam as atividades propostas na unidade 1.

E5. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade zero aprendi como organizar as ideias da melhor forma para a resolução dos problemas. E a descrever cada passa dado de modo que o meu próprio conhecimento se tornou mais sólido.

E6. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade 0 foi aprendido a didática que seria usada para aprender os conteúdos da matéria, além de demonstrar como as atividades são realizadas e como devem ser apresentadas suas resoluções.

E7. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi sobre o planejamento do semestre, sobre os diferentes momentos (síncronos e assíncronos) da aula, a forma de aplicação das questões pelo professor (gerador de tarefas), possíveis formas de resolução das tarefas propostas, entre outros aprendizados. Todos esses conhecimentos criaram base para a melhor compreensão da disciplina e da metodologia usada pelo professor, a fim de melhorar o entendimento das aulas e atividades da Unidade 1 e futuras unidades.

E8. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A unidade zero serviu de aprendizado de como escrever a questão de vários tipo de linguagem, além de servir de base para a unidade 1

E9. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Entender formas diferentes de compreender um novo assunto e aplica-las para a unidade seguinte foi essencial além de relembrar alguns conceitos básicos

E10. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: aprendi sobre o modelo praxeologico, o qual serviu para resolver os exercicios da unidade 1

E11. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Foi importante para apresentar os momentos de aula síncronas e assíncronas para que a unidade 1 fosse de forma eficiente.

E12. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade zero, aprendi conceitos didáticos que servem como elementos fundamentais tanto na comunicação das aulas síncronas, como no entendimento da unidade nas aulas assíncronas.

E13. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Conhecer o registro de representação foi fundamental para que soubessemos responder a primeira lista de atividades visto que nos foi exigido escrever a linguagem materna, registro algébrico, gráfico e numérico. Além disso, foi necessário também conhecer o Modelo Praxeológico de Gestão de Tarefas (MPGT) para o entendimento de exercícios posteriores.

E14. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi a me programar melhor para as aulas, o logos abre um espaço para que o aluno se prepare mentalmente e se organize para conhecer o conteudo e o praxis preenche esse espaço de uma forma mais facil e fixa de uma forma mais rapida. E o que eu falei ja é bem auto explicativo, eu consigo ter um preparo melhor pra aula tanto psicologicamente como tambem analisando previamente o conteudo da aula e criando meio que uma base para iniciar.

E15. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: na unidade 0 aprendi um pouco sobre o Modelo Praxeológico no ensino remoto, que auxiliou para um melhor rendimento nas unidades a seguir e ajudou a entender também como funcionaria a didática do professor.

E16. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Principalmente as noções sobre crivo geométrico e a formulação de questões que serviram de base para entender as proposições da unidade 1, suas teorias e as questões relacionadas a mesma.

E17. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A unidade zero me foi útil para organização dos meus estudos seguintes, aprendi a ter sincronia com o professor pesquisando sobre a matéria, usei muito a praxeologia modelada, aplicando a tarefa para desenvolvimento da teoria. os registros de representação semiótica me ajudaram a ver o mesmo assunto de pontos de vista diferentes, acelerando o entendimento prévio ou completo do estudo .

E18. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na minha opinião vários pontos da unidade 0 foram importantes, mas coloco em evidência a explicação do modelo utilizado pelo professor para gerar as atividades, não era um modelo que eu conhecesse e talvez esse seria um motivo de atraso e confusão na hora de responder as atividades propostas.

E19. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi a organizar melhor o meu tempo destinado aos estudos, o que está me ajudando não só na disciplina de GA, mas também nas outras matérias.

E20. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Em relação a resolução das questões em listas/provas, por exemplo, detalhar cada passo que é feito para chegar no resultado que é desejado.

E21. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A unidade 0 contribui-o com um pouco de conhecimento sobre um método organizo de ensino e aprendizado, contribui-o para a unidade 1 como forma de organizar o assunto apresentado a ser estudado.

E22. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A representação semiótica foi ponto chave da unidade 0 ajudando no desenrolar da unidade 1 pois temos a analise em 4 representações que são: linguagem materna: descrição quase que totalizada na forma de texto e detalhada; linguagem algébrica: descrição da formula utilizada e onde vai cada dado aplicado; linguagem gráfica: descrição visual demonstrada através de gráficos e desenhos; linguagem numérica: descrição final e que expressa os resultados obtidos na análise.


Quadro 3: Reflexões de estudantes de CET com base na P3

P3) Descrever em poucas linhas o que aprendeu nos momentos assíncronas e síncronas sobre os objetos de estudos propostos na Unidade 1 (um) do planejamento da disciplina e suas relações com a Unidade 0 (zero).

As respostas da P3 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. CDI III. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0 e 1)

E1. EM. CDI III. 2021.1: A utilização do software Maple, se mostrou e continua se mostrando um desafio, mas acredito que com o tempo seja possível dominar a ferramenta, em momentos assíncronos a confecção dos gráficos com uso do Maple tem levado de 1 a 2 horas, sendo mais pratico fazer a representação a mão, o que acredito também ser uma experiência benéfica.

E2. EM. CDI III. 2021.1: Acredito que eu tenha aprendido bem sobre a utilização e aplicação das integrais duplas, tanto para casos de regiões retangulares quanto regiões gerais. Acredito que os parâmetros de gestão de tarefas da unidade 0 tenha servido para essa fixação do assunto da unidade 1, visto que ao seguir essa linha logica a fixação ocorreu de uma forma melhor.

E3. EM. CDI III. 2021.1: Na disciplina de cálculo integral e diferencial 3, com o professor Dr. Afonso Henrique, abordadou-se na unidade 0 sobre logos, práxis e representação semiótica, isto implica, que foi ministrado e estudado em momento assíncronas a maneira e formas de representar tarefas. Na unidade 1, abordadou-se o assunto de integrais duplas e suas aplicações. Tendo em vista, a forma de resolver integrais duplas, cálculo de areas através de integrais duplas, coordenadas polares.

E4. EM. CDI III. 2021.1: Além de aprender como desenvolver os exemplos no Registro Gráfico utilizando os softwares GeoGebra e Maple, através dos momentos assíncronos houve também uma maior compreensão sobre os assuntos propostos na Unidade 1. Posterior a compreender os assuntos, os momentos síncronos serviram para solução de dúvidas, como também uma explicação mais detalhada dos assuntos.

E5. EM. CDI III. 2021.1: Aprendi a estudar em diversas ambientes, seja papel e lápis ou computacional.

E6. EM. CDI III. 2021.1: A base pra se calcular area e volume de um objeto no plano utilizando integrais, porem ainda tenho certas dificuldades

E7. EM. CDI III. 2021.1: Na Unidade 1 foram trabalhadas as integrais duplas e suas aplicações na matemática, como o cálculo sobre regiões complexas, cálculo de área de superfícies e em coordenadas polares, por exemplo. Durante esse processo, foi utilizado os conceitos trabalhados na Unidade 0, com a abordagem dos diferentes tipos de registro (Registro na língua materna, Algébrico, Gráfico e numérico) para que fosse desenvolvido o bloco Logos e o bloco Práxis. Entretanto, ainda não consigo utilizar o Software Maple apresentado pelo professor para a resolução das tarefas nas quais pode ser aplicado. Sinto muita dificuldade em entender como o software funciona.

E8. EM. CDI III. 2021.1: O método apresentado na disciplina, o momento assíncrono (Logos) e o síncrono (Práxis), que eu ainda não tinha conhecimento, é muito bom. Visto que antes da aula temos a oportunidade de estudar os assuntos propostos na aula do dia, isso proporciona um modelo de ensino que ao meu ver pode agregar muito, pois nesse momento assíncrono as dúvidas surgem e logo em seguida temos a oportunidade de saná-las no momento síncrono.

E9. EM. CDI III. 2021.1: Nos momentos das aulas, pude compreender o logos e o praxis e o por que da sua importância no aprendizado real das atividades propostas na disciplinas, especialmente nas integrais duplas e suas representações que podem ser 2D e 3D.

E10. EM. CDI III. 2021.1: Foi afirmado e reafirmado durantes os momentos assíncronas e síncronas, que o conhecimento matemático existe como uma árvore em que conectada das suas raízes até as folhas. Assim, é preciso saber cada detalhe e caminho para se chegar a qualquer conhecimento matemático.

E11. EM. CDI III. 2021.1: Nos momentos assíncronos e síncronos tive ciência dos conteúdos empregados na unidade 1, além de desenvolver capacidade para construir gráficos de funções e regiões no ambiente computacional (maple) após seu estudo no ambiente papel/lápis. Somado a isso, ser mais descritivo na descrição de funções e regiões na língua materna e, também, no desenvolvimento numérico das integrais duplas de funções em uma região qualquer e em coordenadas polares , tudo isso baseado nos modelos de organização de ideias e prática da unidade 0.

As respostas da P3 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0 e 1)

E1. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Assisto as aulas durante a aula, anotando e revisando. Se for preciso, assisto novamente as aulas gravadas e vídeos aulas em outras ferramentas. Estudo logo após o fim da aula para fixar o assunto passado no dia.

E2. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi sobre pontos e coordenadas no plano cartesiano, distância entre dois pontos, segmentos de reta, retas paralelas, vetores, vetores equipolentes, operações com vetores e propriedades, dentre outras coisas. O planejamento da disciplina me auxiliou a saber a ordem dos conteúdos, localizar nos assuntos abordados e saber como funcionariam as atividades.

E3. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Estudamos nessa primeira unidade sobre o sistema de coordenadas , sobre segmentos de reta e vetores. A unidade zero foi necessária para entender o método de ensino do professor e consequentemente aprender o assunto dado em aula e em material no google sala de aula .

E4. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Nos momentos assíncronos, eu buscava aprender o "logos" das aulas que viriam a seguir, por meio dos slides disponibilizados no Classroom. Neste mesmo momento, anotava os principais pontos no meu caderno por meio da língua materna, registro algébrico e numérico. Quando era passado atividade, usava dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para resolver os Geradores de Tarefas. Já nos momentos síncronos, prestava atenção a aula, buscando entender o máximo tanto do "logos" quanto do "praxis" e fazendo algumas anotações.

E5. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1:_EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade 1 aprendi a realizar operações com vetores e como usá-los na resolução de problemas. Esse aprendizado foi facilitado pela forma com que o conteúdo foi apresentado e pela base introduzida pela unidade zero.

E6. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade 1 foi apresentado o sistema de coordenadas. Foi apresentado o plano cartesiano, como localizar pontos dentro do plano e como representa-lo e tamém como calcular a distância entre dois pontos. Tudo isso sempre seguindo o método que foi aprendido na unidade 0, na explicação de cada ponto do assunto primeiro é apresentado o conceito na língua materna depois é mostrado no registro algébrico e o registro gráfico

E7. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A Unidade 0 forneceu base para entender quais são os momentos síncronos e assíncronos e quais são os meus deveres como aluna referente a cada momento. Assim, no momento síncrono, reunida com professor e colegas, revisamos o assunto introdutório " Sistema de coordenadas no plano cartesiano" já estudado no Ensino Médio, e na parte assíncrona estudei o que foi passado em aula e aproveitei para revisar a Unidade 2 que seria estudada na aula seguinte a fim de facilitar o processo de aprendizado.

E8. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: sinceramente professor deu pra aprende algumas coisas do que o senhor passou e uma coisas eu não entendi direito, mas com a revisão do assunto deu para tirar as dúvidas.

E9. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Modelos praxeológicos de aprendizagem e o crivo geométrico que foram aproveitados na aplicação do sistema de coordenadas principalmente mas aplicado também de forma indireta no entendimento dos outros conteúdos, como álgebra vetorial.

E10. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: nos momentos assíncronos eu revisei o que foi ensinado enquanto sincrono. achei a unidade 1 parecida com o que ja havia aprendido em matematica e fisica no ensino medio, diferindo no planejamento, mas ja estava preparada visto que este foi apresentado na unidade 0.

E11. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Foi possível aprender sobre sistema de coordenadas cartesianas planas, Álgebra vetorial, Operação com vetores, Sistema de coordenadas tridimensionais, Ângulos e cossenos diretores e Propriedades do produto vetorial.

E12. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi, de maneira geral sobre vetores, espaço 2D e 3D, entre outros assuntos propostos na unidade 1. E isso foi possível devido ao auxílio dos modelos teóricos presentes na unidade 0.

E13. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendemos que é necessário um modelo base para facilitar a comunicação do aluno e professor de forma que todos estejam organizados do mesmo modo.

E14. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Mais precisamente falando, a parte de vetores eu não tinha uma base tão boa como os meus colegas, meu conhecimento sobre isso era bem raso e o logos abriu espaço para que eu me aprofundasse melhor neste assunto, para, a partir daí ter um melhor aproveitamento do conteúdo, saliento que ainda tenho um pouco de dificuldade nessa parte... Já nos momentos sincronos eu consegui vizualizar e acompanhar a aplicação do que foi visto introdutoriamente no momento assincrono bem como os complementos trabalhados também nos momentos sincronos.

E15. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: na unidade 1 aprendi sobre sistemas de coordenadas no plano cartesiano, localização dos pontos no plano e distancia entre dois pontos. A unidade 0 foi importante pois apresentou um novo modelo de estudo pros alunos, auxiliando no aprendizado do ensino a distancia.

E16. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi sobre o significado de pontos, segmentos de retas, vetores, planos, além disso aprendi a calcular a distância entre dois pontos, o comprimento do seguimento de reta, a norma dos vetores e as operações envolvendo os mesmos, o que é equipolência, como saber se são equipolentes, como saber se são paralelos, espaço bidimensional e espaço tridimensional, baricentro de um triangulo, base canônicas, entre outras noções sobre cada um citado anteriormente. Eles se relacionam com a unidade zero pois nela aprendemos como explica-los através da língua materna e além disso todos eles são crivos geométricos, como por exemplo os segmentos que são crivos de uma reta, além disso, através da unidade 0 aprendemos a construir uma linha de pensamento capaz de nos fazer entender esse assunto e os assuntos seguintes.

E17. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Começando a unidade 1 com a apresentação do plano cartesiano, seguido por distancia entre dois pontos e vetores sendo observados tanto suas características quanto suas operações matemáticas, teve em relação a unidade zero o modelo praxeologico de gestão de tarefas, tendo um padrão nas atividades passadas pelo professor

E18. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Os momentos assíncronos foram de grande importância, pois, se lida a teoria, é mais fácil identificar os pontos de dificuldade que devem ser corrigidos nos momentos síncronos, assim como as atividades que devem ser feitas para exercitar e fixar, como foi o caso dos pontos que se encontravam em 3 eixos, assunto que não havia tido contato anteriormente e o momento assíncrono facilitou o entendimento.

E19. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi primeiramente sobre os fundamentos básicos da GEOMETRIA ANALÍTICA (retas, segmentos de retas, vetores), e algumas operações, e através do que aprendi na unidade 0, realizei também, em momentos assíncronos, algumas atividades para fixar melhor o conteúdo.

E20. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Foi muito bom para aprender a utilizar mais de uma forma de descrever as expressões.

E21. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: não entendi.

E22. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Em poucas linhas a unidade 1 supriu um aprendizado sobre equipolência de retas, distância entre dois pontos e uma aprofundada no ensino de vetores aplicando a teoria da unidade 0 do modelo praxeológico estudando assíncrono (logos) e tendo melhor desempenho nas aulas síncronas com o professor pelo meet (praxis).

U0, U1 e U2 em 2021.1

Quadro 1: Reflexões de estudantes de CET com base na P1 (U0, U1 e U2)

P1) A unidade 0 (zero) ainda é importante para os estudos propostos na unidade 2 (dois)? Se sim, por que? Se não, por que?

As respostas da P1 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. CDI III. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0, 1 e 2) previstas no planejamento do Professor

E1. EM. CDI III. 2021.1: Sim, pois auxilia para o melhor entendimento e aprendizado do conteúdo em todas as suas esferas, seguindo o passo a passo para se chegar a uma resposta

E2. EM. CDI III. 2021.1: Sim, porque deu um embasamento dos conhecimentos que temos que adquirir e principalmente de como serão as aulas e a metodologia de ensino e aprendizagem.

E3. EM. CDI III. 2021.1: Sim, pois no meu caso, não tive cálculo ll, então a unidade 0 é a minha base para cálculo lll

E4. EM. CDI III. 2021.1: Sim, pois de maneira geral os conceitos retratados de logos e praxis, se mostram úteis não apenas para o estudo de cálculo, mas também em matérias diversas, é uma metodologia de ensino e aprendizado boa e que mostra resultados.

E5. EM. CDI III. 2021.1: Sim, pois seguimos a mesma linha do modelo praxeológico proposto na unidade 0. De modo que tanto o bloco logos (Teoria e Tecnologia), quanto o práxis (Técnica e Tarefa), foram trabalhados na unidade 2 durante os momentos síncronas e assíncronas.

E6. EM. CDI III. 2021.1: Sim.Os conhecimentos adquiridos através da Unidade 0, ainda são de grande importância para com a Unidade 2. Tais conhecimentos servem como uma base para a resolução de atividades, como também para obter uma metodologia de como aproximar a resolução de exemplos e facilitar a absorção dos assuntos.

E7. EM. CDI III. 2021.1: Sim. Pois a organização do modelo de tarefas ainda se faz eficiente, uma vez que temos o espaço para primeiro estudar sobre a teoria que permeia o conteúdo, ou seja, fazer leitura dos assuntos dos tópicos da disciplina, e depois, já cientes, podemos partir para prática, a qual se baseia na resolução de Geradores de tarefas.

E8. EM. CDI III. 2021.1: Sim. Pois o método de práxis e logos ainda continuam auxiliando no aprendizado da disciplina de cálculo, pode-se ver a utilização do método propostos e ensinado na unidade 0 quando realizamos uma atividade, trabalhando a teoria antes de realizar esta tarefa, com isto é desenvolvido a tecnologia de determinado assunto, e com está tecnologia tem-se a técnica , assim é possível realizar a prática, ou seja, resolver as tarefas proposta com eficácia. Esse caminho feito é muito importante para compreensão da disciplina de cálculo diferencial e integral 3.

E9. EM. CDI III. 2021.1: Sim. Pois, traz um modelo de como o objeto do saber pode ser adquirido de forma mais concreta.

E10. EM. CDI III. 2021.1: Sim, são. Na unidade zero tivemos a apresentação da base de estudo (do modelo teórico de referência) que nos auxilia no processo de aprendizagem em todas as unidades.


As respostas da P1 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. Geometria Analítica. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0, 1 e 2) previstas no planejamento do Professor

E11. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois ajuda na formulação das questões

E12. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois a forma de compreender o conteúdo se mantém nas diretrizes apresentadas na unidade 0;

E13. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, foi de grande ajuda principalmente para solucionar as provas.

E14. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, para organizar as aulas e os estudos propostos.

E15. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, porque por meio dela eu consigo responder os exercícios propostos da maneira requerida.

E16. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Com certeza, pois com as noções que a unidade 0 nos ensinou, ficou mais fácil de entender a unidade 2 ajudando a compreender e fixar o assunto

E17. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, para manter o ritmo de planejamento e obter melhor compreenção do assunto.

E18. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, porque tendo como base conceitos e métodos importantes abordados na unidade 2, como a definição dos blocos logos e praxis e a divisão dos momentos assíncronos e síncronos, tivemos um direcionamento melhor nos estudos da unidade 2.

E19. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois através dela juntamente com as aulas assíncronas está sendo possível organizar uma rotina de estudos, que facilitam o processo de aprendizado.

E20. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim. Seguir a ordem de aprendizado e descrever passo a passo o método utilizado na resolução de cada problema proposto ajuda a fixar o conteúdo.

E21. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, porque na GEOMETRIA ANALÍTICA, assim como em quase todas, se não todas, as áreas, o aprendizado é acumulativo, dessa forma, a unidade 0 continua e continuará sendo importante para facilitar o entendimento

E22. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, a unidade zero ainda é importante, pois ajuda a compreender os assuntos mais facilmente.

E23. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, continua sendo importante porque se preparar antecipadamente com o material disponibilizado anterior a aula e ter um bom logos(estudo assíncrono) proporciona um estudo práxis(Resolver os geradores de tarefa na aula síncrona) mais elevado e de maior entendimento.

E24. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois é necessária a unidade 0 para que se tenha uma noção de formular uma resposta, ou seja, saber expressar tanto algebricamente, quanto expressar utilizando a linguagem materna.

E25. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: É importante porque a gente ainda usa a língua materna pra responder as provas

E26. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois ela dá base para que possamos solucionar os estudos atuais de forma mais clara e organizada, além de facilitar a memorização do conteúdo.

E27. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, a unidade 0 ainda é importante pois continua me auxiliando para um melhor desempenho, não só na disciplina de GEOMETRIA ANALÍTICA, mas em todas as outras disciplinas. Colocar em prática o modelo de estudo proposto na unidade 0 me ajuda com uma melhor compreensão e fixação dos conteúdos.

E28. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois dão base

E29. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, pois está servindo de base para as próximas unidades.

E30. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, porque a unidade 0 serve como ferramenta de aprendizado para a unidade 2, assim como serviu na unidade 1.

E31. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Claro. A Unidade 0 ainda oferece orientação quanto ao funcionamento das aulas no geral, possibilitando entender os meus deveres e obrigações como aluna durante as aulas síncronas e assíncrona; além de auxiliar na resolução das atividades e avaliações, indicando as possíveis respostas que devo fornecer e como indicá-las.

EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sim, por que, todo esse conhecimento se complementa, principalmente tratando se, da metodologia que nos mantém alinhados com a disciplina.


Quadro 2: Reflexões de estudantes de CET com base na P2 (U0, U1 e U2)

P2) Descrever um pouco sobre o que você lembra da Unidade 0 (zero) que serviu nos estudos na Unidade 2 (dois).

As respostas da P2 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. CDI III. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0, 1 e 2) previstas no planejamento do Professor

E1. EM. CDI III. 2021.1: A diferença entre o bloco logo e praxis para primeiro entender a teoria e após pratica-la para fixação do conteúdo

E2. EM. CDI III. 2021.1: Que eu me lembro, são os conceitos de tarefas e gestores de tarefas, além da conciliação do conhecimento prático e teórico.

E3. EM. CDI III. 2021.1: Integrais duplas, e ultilização do ambiente tecnológico para realização das tarefas

E4. EM. CDI III. 2021.1: Os métodos de descrição na língua materna, algébrica e registro gráfico que tem sido utilizado ao longo do curso, ajudam não só a solucionar as questões como também ajudam a fixar o conteúdo, de modo que aquilo que é aprendido no bloco logos é posto em pratica em seguida no bloco praxis. Por conta da sequência e forma como foram construídos os GTs facilita o entendimento e as resoluções subsequentes.

E5. EM. CDI III. 2021.1: O modo como foi construído o ensino e a aprendizagem durante essa unidade é similar ao abordado na unidade 0. Através de Geradores de tarefas que trabalham o assunto em torno da representação dos resultados em diversos tipos de registro, sendo estes o Registro na Língua Materna, o Registro Algébrico, o Registro Gráfico e o Registro numérico.

E6. EM. CDI III. 2021.1: O conteúdo da Unidade 0, demonstrou como apresentar os assuntos, em relação à como descrever as equações na língua materna, realizar o registro gráfico e o registro algébrico. Exemplos os quais foram de extrema importância para a realização de Geradores de tarefas e fixação do assunto na Unidade 2.

E7. EM. CDI III. 2021.1: Saber organizar melhor as ideias abordadas na teoria, através do bloco logos que permeiam teoria e tecnologia, para lidar melhor com a prática (bloco práxis) dos conteúdos de coordenadas cilíndricas e esféricas com integrais triplas propostos na Unidade 2. Dessa maneira, a organização de crivos propostos na Unidade 0 facilitaram a abordagem dos Gráficos das equações propostas nos variados ambientes de formatação(papel/lápis e computacional) dos modelos teóricos de referência.

E8. EM. CDI III. 2021.1: Trabalhar a teoria para compreender o desenvolvimento dos métodos utilizados nas resolução das questões do assunto trabalhado, ou seja, desenvolver uma tecnologia, isto leva ao bloco práxis, onde temos a técnica que só é possível por causa que existe uma tecnologia, isto permite compreender a questão e resolver com mais confiança uma tarefa, o caminho para desenvolver uma questão continua sendo muito importante na segunda unidade. As representações semiótica continuam é de grande importância para resolução das tarefas na unidade 2.

E9. EM. CDI III. 2021.1: Os blocos do modelo praxeológico.

EM. CDI III. 2021.1: As definições dos blocos Logos e Práxis, os possíveis registros de representações notáveis, entre outros que utilizamos.


As respostas da P2 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. Gemetria Analítica. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0, 1 e 2) previstas no planejamento do Professor

E10. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A práxis e logos auxiliam bastante na hora de escrever na linguagem materna

E11. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: As formas de compreender o conteudo entre pratica e teoria para melhor adaptação e aprendizado

E12. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Lingua materna,linguagem grafica e algébrica

E13. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A organização da aula e a metodologia de estudo.

E14. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Lembro a forma de descrever os cálculos e todo processo usado na resolução das questões, na língua materna.

E15. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Os métodos de aprendizado e as noções sobre explicação e língua materna. que ajudaram a não só saber fazer os cálculos referente a Unidade 2, mas também entender a explicação por trás dos calculo e o porque de estarmos fazendo tais coisas.

E16. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Da unidade 0 ainda lembro do ponto de planejamento e aplicação dos metotodos, que continuam a ajudar na hora de estudar, o planejamento principalmente nos momentos assícronos.

E17. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: O estudo do bloco logos, no que tange aos conceitos de equações das retas e produto vetorial por exemplo, e, logo depois, a aplicação do conhecimento por meio do bloco praxis, por meio da apresentação de exemplos e resoluções de exercícios em sala de aula.

E18. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Lembro principalmente das duas componentes do processo de aprendizagem (logos e práxis), que são fundamentais, visto que ambas teoria e prática devem coexistir para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

E19. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade 0 nos foi ensinado a seguir uma ordem de estudo para um melhor aprendizado dos conteúdos da disciplina.

E20. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Explicação de termos

E21. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A unidade zero trata sobre a metodologia utilizada para fazer o estudo da matéria e como proceder ao realizar questões.

E22. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Os 4 níveis de aplicação do "logos" no "práxis" ensinado na unidade 0 de registrar em mais de um tipo de registro (língua materna, registro algébrico, registro numérico e representação gráfica) ajuda você a ser mais analítico e entender e explicar melhor oque estar sendo analisado isso inclui não só entender matematicamente mas entender visualmente também e poder descrever seus processos matemáticos.

E23. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Os modelos praxeologicos são muito importantes para que se tenha um melhor aproveitamento na disciplina, fazendo com que a capacidade de expressar uma resposta seja eficiente

E24. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Só lembro da língua materna porque é chata, mas ajuda a fixar o conteúdo

E25. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Fomos ensinados a responder as atividades utilizando a língua materna e descrevendo os cálculos feitos, isso deixa a resolução da atividade mais clara.

E26. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: O modelo de estudo proposto na unidade 0, de estudar a parte teórica antes do professor iniciar a aula sobre o assunto, e de depois colocar a teoria que foi aprendida em prática, detalhando o passo a passo da resolução de cada questão me ajudou muito nos estudos da unidade 2.

E27. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Vetores

E28. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A unidade zero a base de tudo, nela aprendemos a escrever em várias formas; língua materna, registros algébrica, gráfico e numérico de maneira ideal de ser compreendida.

E29. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Sobre o entendimento do modelo logos para a realização do modelo práxis. Ou seja, entender a teoria para conseguir aplicar na prática.

E30. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Lembro que a unidade 0 esclarecia a metodologia a ser aplicada pelo docente, como a separação entre aulas síncronas e assíncronas e quais seriam as minhas tarefas para cada momento, trazia as diferenças entre as formas de representação da matemática e como aplicá-las nas atividades e avaliações, além de alguns exemplos práticos e outras explicações.

EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: O modelo praxeologico, composto pelo logos e o práxis, que são dois momentos que nos garante melhor absorvimento do conteúdo.


Quadro 3: Reflexões de estudantes de CET com base na P3 (U0, U1 e U2)

P3) Descrever sucintamente do que aprendeu nos momentos assíncronas e síncronas sobre os objetos de estudos propostos na Unidade 2 (dois) do planejamento da disciplina e as suas relações com as Unidades 0 (zero) e 1 (um), inclusive as tecnologias digitais que estamos utilizando no momento síncrona.

As respostas da P3 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. CDI III. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0, 1 e 2) previstas no planejamento do Professor

E1. EM. CDI III. 2021.1: Foi aprendido a utilizar de matéria superficial softwares matemáticos como o maple e o geogebra, além de esclarecer dúvidas acerca da identificação de superfícies descritas por equações. Além disso como operacionar integrais com mais de uma variável e suas aplicações matemáticas.

E2. EM. CDI III. 2021.1: Aprendi uma utilização das integrais triplas para sólidos, e as unidades anteriores serviram de base pra esse conhecimento, com o conceito de integrais duplas e correlação de sistemas coordenados.

E3. EM. CDI III. 2021.1: Particularmente, tenho dificuldade ainda com o meio digital, principalmente o ambiente do software maple, porém a forma da realização das atividades, de descrever cada passo, e explicar o que está fazendo, por vezes, deixa o processo mais organizado

E4. EM. CDI III. 2021.1: Nesta unidade, aprendemos a respeito de integrais triplas e representa-las no sistema de coordenadas cartesianas(padrão), cilíndricas e esféricas, assim como as suas aplicações para cálculo do centro de massa, densidade e volume. Confesso que a representação algébrica das integrais triplas em coordenadas cartesianas ainda não é muito clara para mim quando o espaço é delimitado por muitas equações, por outro lado, após muita pratica consigo lidar melhor com os softwares geogebra e Maple, que tem se mostrado muito úteis no que diz relação a cálculos matemáticos e representações gráficas.

E5. EM. CDI III. 2021.1: Durante esse período, foram trabalhadas as integrais triplas e suas aplicações em coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas. Aplicações estas relacionadas ao cálculo do volume, momento de inércia, massa, além da densidade e centro de massa de sólidos no espaço tridimensional. Para que esses assuntos fossem trabalhados, foi utilizado como base os métodos das unidades 0 e 1, com a utilização de geradores de tarefas, além das discussões no momento síncrona. Em algumas aulas, foi utilizado, sob a orientação do professor, softwares computacionais tais como: GeoGebra e Maple. Ao decorrer dessa unidade, o entendimento de como esses softwares e suas funções podem ser utilizadas ficou mais claro, porém, ainda com muitas dúvidas.

E6. EM. CDI III. 2021.1: A Unidade 2 propôs o aprendizado sobre Coordenadas Esféricas, Cilíndricas e Cartesianas, como utilizar Integrais Triplas para calcularmos o Volume, a Densidade e o Momento de Inércia assim como a Massa e Centro de Massa de sólidos no espaço tridimensional. Conhecimentos os quais foram fixados através de aulas síncronas, momento nos quais era possível a resposta de dúvidas, correção de desconhecimentos sobre os assuntos e a realização de Geradores de Tarefas. Durante as aulas assíncronas, haviam as possibilidades de estudar sobre o assunto, e buscar compreender a matéria além do que era retratado em sala de aula. Durante ambos os momentos foi possível também compreender melhor como utilizar softwares para a criação dos gráficos, tais como o GeoGebra e o Maple, os quais já foram retratados nas resoluções das atividades da Unidade 1, houve também o aprofundamento das funções utilizáveis.

E7. EM. CDI III. 2021.1: Nos momentos assíncronos e síncronos relativos a Unidade 2 foi possível aprender acerca dos cálculos de volume através de integrais triplas de sólido Q delimitados por variadas equações, tanto em coordenadas cilíndricas quanto coordenadas esféricas, além de relacionarmos o cálculo de densidade, momento... Ademais, ficamos cientes da transformação das coordenadas cartesianas em coordenadas cilíndricas ou esféricas e somado a isso, aprender melhor acerca das ferramentas do ambiente computacional baseadas na GEOMETRIA ANALÍTICA para representar as equações no espaço tridimensional. Essas análises permeiam as técnicas da Unidade 0, que organiza melhor o caminho a seguir para entender melhor o conteúdo e somado aos conceitos introduzidos na unidade 1, a qual abordou conceitos que facilitaram o aprendizado na Unidade 2.

E8. EM. CDI III. 2021.1: Foram vistos as aplicações e desenvolvimentos das integrais triplas em coordenadas cilíndricas , esféricas, para o cálculo da massa, momentos e momento de inércia, relacionando com a unidade 1 o conhecimento das aplicações das integrais duplas foram essenciais, pois facilitaram a criação de associações em diversos pontos com os assuntos da unidade dois, assim os assuntos da unidade 2 e 1 eram parecidos, mas com adição de alguns teoremas. Como os conhecimentos da unidade zero é indiferente na aplicação dos assuntos trabalhados, pode-se afirmar que a eficiência e eficácia que a unidade zero teve sobre unidade 1 foi a mesma na unidade 2. Contudo, particularmente, o trabalho no ambiente computacional não vem sendo de grande eficácia, pois, devido a dificuldades encontrada em ambientes fora do computador, como computadores com defeitos, criam barreiras para o aprendizado no ambiente computacional .

E9. EM. CDI III. 2021.1: O uso de software, ajudou no sentido de construção gradativa do objeto do saber, por exemplo, na representação de gráficos.

E10. EM. CDI III. 2021.1: Definições e aplicações das coordenadas cilíndricas e esféricas, também da massa de um sólido e densidade de massa. Sempre utilizando os momentos assíncronos para estudo da parte mais teórica, e o momento síncrono para praticar. E podemos afirmar que as unidades são sequenciais no processo de aprendizagem, sempre tem algo em comum.


As respostas da P3 apresentadas pelo(a)s estudantes do curso de EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1, após terem cumprido os estudos referentes as duas primeiras Unidades (0, 1 e 2) previstas no planejamento do Professor

E1. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi melhor a me organizar para estudar com maior aproveitamento e eficiência

E2. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A aplicação dos conhecimentos básicos como pontos, retas e planos vem sendo utilizados continuamente porém com diversas aplicações distintas e mais aprofundadas, além de através do geogebra poder acompanhar o avanço da disciplina com suas ferramentas

E3. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: A unidade foi principalmente sobre retas e o primeiro assunto sobre planos. Os meios digitais usados na aula foram essenciais paro o bom entendimento de vários dos assuntos da unidade.

E4. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Como citava a unidade 0, utilizei as aulas assíncronas para ter um primeiro contato com a matéria que seria dada no determinado dia como: equações vetoriais, paramétricas e simétricas da reta, condição para que 3 pontos estejam em linha reta, retas paralelas e eixos coordenados, como encontrar o ângulo entre duas retas, condição de paralelismo de duas retas, condição para duas retas serem ortogonais, condição de coplanaridade de duas retas, posição relativa de duas retas, interseção de duas retas, reta ortogonal a duas retas, ponto que divide um segmento de reta numa razão dada, ponto que divide um seguimento ao meio e equação geral do plano, tudo isso sendo ensinado com o auxílio do incrível GeoGebra.

E5. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Com a unidade dois eu aprendi equações paramétricas e simétricas da reta, ângulo entre duas retas, posição relativa entre duas retas, equações do plano e, o aprendizado facilitado devido aos assuntos estudados nas unidades anteriores, como cálculo de coordenadas de um vetor, distância de dois pontos e etc. Além de ter mais contato com o software do geogebra, o que ajuda a aprimorar a utilização do mesmo.

E6. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi sobre as equações das retas, sobre a própria reta, sobre planos, vetores, etc. Os momentos assíncronos serviram para a gente iniciar o assunto e entender brevemente as proposições presentes no mesmo e os momentos síncronos serviram para explicar devidamente o assunto, tirar dúvidas sobre o que havíamos lido, para elucidar sobre o todo e com as ferramentas digitais como o geogebra, éramos capazes de enxergar muito bem o que estava sendo feito e para que servia tais proposições, além do geogebra também tinha o programa que o professor utiliza muito bem para nos mostrar os cálculos e também para explicar os assuntos tanto através dos slides feito por ele, quanto pelo livro que ele recomendou. Os assuntos da unidade 2 tiveram muita relação com a Unidade 1 e 0 pois ele só poderiam ser compreendidos através das noções passadas das outras unidades, como o entendimento de o que é uma reta, o que é um vetor, como expressar os assuntos na língua materna e como manter uma linha de estudo que nos guie para o mais fácil entendimento e aprendizado do assunto

E7. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: As aulas tanto as partes assíncronas quanto síncronas ajudaram, na compreensão da matéria, principalmente dos cálculos principalmente já com o costume vindo do planejamento tratado na unidade 0 e utilizado na 1, enquanto a parte tecnológica, o geogebra contribuiu para melhor compreensão dos gráficos.

E8. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Nos momentos assíncronos, eu pude estudar por meio dos slides e do livro disponibilizado os assuntos da Unidade 2 que iriam ser passados logo depois em sala, assuntos esses como equação da reta, produto vetorial e equação do plano que dependiam diretamente do conhecimento adquirido na Unidade 1, no que tange à retas, vetores e operação com vetores por exemplo. Todos esses conhecimentos abordados foram bem adquiridos com a divisão do bloco logos e praxis, da unidade 0. E para a fixação dos conhecimentos tanto da Unidade 1 quanto da 2, o uso do Geogebra como plataforma digital foi fundamental.

E9. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade 2 aprendemos sobre as relações das retas no plano, e para isso utilizamos os conhecimentos básicos obtidos na unidade 1 sobre os sistemas de coordenadas e operações vetoriais, juntamente com o roteiro de estudos que nos foi apresentado na unidade 0, sendo tudo devidamente esclarecido e ilustrado através de representações gráficas por meio do uso do software online geogebra.

E10. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade 2 estudamos sobre as retas. Sua esquações, sua relação com os vetores e com cada ponto por onde a reta passa. O estudo sobre os pontos e vetores da unidade 1 e a forma correta de se estudar determinado conteúdo ensinado na unidade 0 foi de extrema importância na assimilação dos conteúdos da unidade 2.

E11. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Até o momento, por mais que tivesse entendido, a visualização no plano 3D só se tornou mais clara após a segunda unidade

E12. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade zero foi aprendido como fazer o estudo da matéria e realizar a resolução de questões. A unidade um foi estudado álgebra vetorial e sistema de coordenadas. Na unidade 2 foi estudado retas e demos início ao estudo de planos (a equação geral do plano).

E13. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi como lidar com os 3 planos de análise xyz, produtos vetoriais, calcular vetores nos 3 planos. a criação de novos planos através de um ponto e uma reta e distância entre pontos nos 3 planos. Isso se relaciona muito com a unidade 1 pois nela aprendi um melhor tratamento com vetores e a analisa-los no plano xy e a unidade 0 proporciona o modelo de estudo executado o geogebra é de grande ajuda também para as aulas pois proporciona visualizar melhor o campo tridimensional e a direção dos vetores no plano até mesmo a criação de novos planos com mais eficiência.

E14. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Os momentos assíncronos são bastante importantes para as aula, onde é estudado todo o material que na aula síncrona será relembrado, sendo assim, se torna um método bem efeciente para a aula online. Sobre as tecnologias digitais, se tornaram bastante importantes para esse período longe da sala de aula, tem as suas dificuldades pelo motivo de não estar numa sala, a dispersão acaba sendo maior...

E15. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi retas e planos na unidade 2 pelo método da unidade 0 usando conceitos já aprendidos na unidade 1

E16. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Aprendi bastante sobre retas e acredito que isso me ajudará no futuro na disciplina de desenho mecânico 2, inclusive utilizando o software geogebra, uma tecnologia muito útil para representação gráfica. As unidades 0 e 1 foram degrais para chegar até aqui, por isso acreditos que todas as unidades sejam fundamentais.

E17. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade 2 aprendi: As diferentes equações da reta; condições para que 3 pontos estejam em linha reta; retas paralelas aos eixos e planos coordenados; ângulos entre duas retas; condições para duas retas serem coplanares, paralelas, ortogonais e a posição relativa delas; intercessão entre duas retas; ponto de divide um segmento e a equação geral do plano. O modelo de estudo da unidade 2 foi o mesmo apresentado na unidade 0 e o software utilizado para construção dos gráficos foi o mesmo utilizado na unidade 1.

E18. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Geogebra

E19. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade dois aprendi sobre a reta de modo de fazer a equações, de como achar as formas vetorial, paramétrica e simétrica, em relação a U2 é um assunto um pouco mais aprofundado que dá seguimento respectivamente a U0 e U1 para compreendemos o assunto proposto, além da ajudar do geogebra para um melhor explicação.

E20. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na unidade 2 foi possível obter vários conhecimentos de uma reta, tais como a variedades de equações que a mesma pode ter. Além da relação entre elas conforme suas posições no espaço. Como também, uma parte do assunto de planos como sua equação principal. Para um melhor aprendizado dessa unidade, a unidade anterior, a 1, auxiliou devido aos seus conteúdos tornarem-se ferramentas de ensino para a unidade atual, a 2.E por fim, para facilitar tanto a dinâmica síncrona, quanto o aprendizado assíncrono, a unidade 0 foi de ampla importância.

E21. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Na Unidade 2 trabalhamos com assuntos complementares aos previamente introduzidos na Unidade 1, no entanto aplicando o que já havia sido visto dentro de novas perspectivas: na reta, no plano e na relação de todos os conteúdos. Durante o momento síncrono o docente se encarregou da introdução dos novos conteúdos, trazendo explicações, demonstrações e aplicações. Para isto as tecnologias digitais tiveram funções essenciais, seja para que o professor pudesse escrever algo, quanto na construção do registro gráfico, usando principalmente a calculadora gráfica Geogebra, o que é fundamental para que eu e os colegas pudéssemos entender melhor o assunto, principalmente pelo recurso visual. Já no momento assíncrono foi reservado tempo para revisão, resolução de tarefas e leitura prévia do futuro conteúdo síncrono para facilitar no entendimento e surgimento de dúvidas. Ao fim, percebe-se que todo conteúdo da Unidade 1 foi agregada a 2, principalmente o conteúdo que abrange vetores, fundamental para se chegar na compreensão das retas e planos.

E22. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA, 2021.1: Ainda tenho muita dificuldade nos assuntos mencionados nessa unidade. Além da impossibilidade de me manter alinhado no conteúdo dado nas aulas síncronas por conta de conexão e tambem por fatores externos a isso. Porém consegui ter noções sobre as equações parametricas, e principalmente ter realmente o entendimento do que é descrever na língua materna.

AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA 2021.1

Quadro 4: Reflexões de estudantes de CET com base na P_Única

P_Única: Favor apresentar uma avaliação da disciplina, evidenciando: a importância da mesma para o seu curso e para você; o que você aprendeu; o que esperava de aprender e não encontrou na disciplina; as desvantagens (caso houver); os tópicos proposto no ementário e a inclusão da Unidade zero na disciplina pelo Professor; o método de ensino utilizado durante a implementação; o método de avaliação utilizado para a composição de créditos (notas); sugestões para as próximas ofertas da disciplina, entre outros pontos que julgar necessários que não foram mencionados aqui, e por fim, sobre o Professor.

As respostas do(a)s estudantes do curso de EM

E1. EM. CDI III. 2021.1: A disciplina Cálculo Diferencial e Integral III apresentou-se muito importante pois assim compreendemos conceitos os quais são fundamentados nessa disciplina, como campos magnéticos, fluxo de tensão ao longo da face de uma longarina e outros conceitos importantíssimos para o curso de engenharia mecânica que são fundamentados nos ensinamentos de CDI III. Dessa maneira sendo muito importante para mim, visto que, pretendo compreender o maximo possivel dos ensinamentos propostos pelo curso de engenharia mecânica. No que se refere a aprendizado, aprendi em primeira instancia que a maioria dos livros não completam todos os campos de aprendizado da disciplina em questão, muitas vezes limitando-se a resolver um integral, por exemplo. Assim a unidade 0 mostra-se fundamental para a disciplina e para o curso, visto que, podemos aplica-la em outras areas do conhecimento, absorvendo melhor o que é ensinado. No q se refere a disciplica propriamente dita, acredito que compreendi os assuntos em geral, desde o inicio quando estavamos em integrais multiplas, até suas aplicações em teorema de gauss. Como em CDI II as derivadas foram destrinchadas, era de se esperar que em CDI III as integrais fossem destrinchadas. O professor se mostrou apto e entendido para orientar sobre o assunto, explicar e exemplificar. No que se refere ao metodo de avaliação, acredito que seja intessante visto que aparenta ser processual, levando em consideração o progresso do aluno e sua participação, dessa forma, não limitando a avaliação do aluno a uma mera prova.

E2. EM. CDI III. 2021.1: Achei bastante proveitosa a inclusão da unidade zero na disciplina, pois formou conceitos importantes para o decorrer do curso, bem como serviu de seta para a metodologia de ensino utilizada no decorrer da disciplina. Achei interessante o método avaliativo do 6 credito, mas achei que acabou distanciando o conteudo um pouco dos alunos que não estavam fazendo a apresentação no dia, mas nos outros créditos achei que foi o melhor método utilizado . Os tópicos tratados esse curso acho que serão bastante importantes no decorrer do curso, os teoremas e a utilização do calculo integral. Gostei muito do professor e em como ele tornou fácil o entendimento dos tópicos e o método de resolução de exercícios. Como sugestão, acho que encontrar alguma maneira de conciliar as apresentações com a participação mais ativa dos outros alunos.

E3. EM. CDI III. 2021.1: A unidade zero foi a principal, pois introduziu os conceitos de praxis e logos, está metodologia de ensino ajudou muito, facilitando para a compreensão e aprendizado, de modo que, aplicando o que aprendemos em seguida, ajuda imensamente na fixação do conteúdo, a forma progressiva com que foi apresentado e a sequência de tópicos das unidades, também contribuiram muito para o aprendizado, de modo geral gostei da metodologia. Confesso que inicialmente o uso dos softwares geogebra e Maple 18 foram bem difíceis de usar e me causaram grande confusão, mas com o decorrer do curso, a pratica e o uso das coordenadas cilíndricas, esféricas e a técnica de parametrização, pude me familiarizar com os mesmos e atualmente usa-los com relativo conforto. Também vale ressaltar o curso nos fez revisitar conceitos de álgebra linear e geometria analítica, e de certa forma contribuiu para reforçar os mesmos. Ao final do curso tenho o sentimento de ter aprendido uma vasta gama de conteúdo, sem a sensação de ter me desgastado excessivamente, a interação entre nós alunos e o professor foi diferenciada e deixa a aula mais dinâmica, minha única crítica é em relação as aulas especificas para dúvidas, sinto que poderiam ser mais concisas no sentido de ir direto ao ponto sem muito desenvolvimento, ou seja, sem contextualizar tanto, tentando resolver a questão sem tanto desenvolvimento. Foi um curso proveitoso e instrutivo, aprendi muito sobre cálculo e outros assuntos que serão úteis, para mim como engenheiro.

E4. EM. CDI III. 2021.1: Cálculo integral e diferencial 3 é muito importante na engenharia mecânica, pois é muito usado nas disciplinas como física 3, resistência dos materiais, mecânica vetorial estática e muitas outras que viram ao decorrer do curso, de fato é muito importante para o estudante de engenharia saber a teoria e aplicações do cálculo 3. Durante o curso foi desenvolvido a aptidão/habilidade para lidar com integrais duplas (em coordenadas cartesiana, polar) e triplas ( em coordenadas cartesiana, cilíndricas e esféricas), cálculo do momento e do momento inércia, massa, integrais curvilínea , independência do caminho, cálculo de integrais em campos vetoriais, teorema de Gauss, stoke e etc. A unidade 0 agregou muitos benefícios para o desenvolvimento do curso, tanto na parte teórica como na prática. As representações gráficas, analítica, na língua materna, ajudam muito nas resoluções das tarefas e no entendimento da teoria. Acredito que todo o conteúdo abordado na disciplina será válido nas minhas ambições como engenheiro. Os métodos utilizados para avaliações dos alunos foram bons e justos. Nas próximas disciplina poderia ser ofertado um curso prático sobre Maple e Geogebra (fora do horário de aula podendo ser ofertado por algum discente que sejam habilidoso com estes softwares, assim não sobrecarregará o professor), também poderia haver mais execícios resolvidos nas apostilas. O professor Dr. Afonso Henriques é um excelente professor com métodos de ensino muito eficazes , não há nenhuma reclamação sobre ele, ainda é válido acrescentar que o seu métodos e carisma para ministrar as aulas facilitou bastante no aprendizado de cálculo integral e diferencial 3.

E5. EM. CDI III. 2021.1: A disciplina de cálculo diferencial e integral III, trabalhada no primeiro semestre de 2021, foi importante pois ajudou os alunos no aprendizado de conceitos e assuntos fundamentais para outras disciplinas que serão trabalhadas ao decorrer do curso de Engenharia Mecânica. Para que fosse possível uma abordagem mais ampla, e sem deixar qualquer assunto (previsto na ementa) em falta, os exercícios, exemplos e avaliações foram feitos através de questões que exploravam diversas áreas. Algumas delas são: a descrição das equações na língua materna, que ajuda o aluno, ou algum possível leitor, a compreender as equações. Além disso, a representação no registro analítico também foi alvo de estudo para compreender melhor os limites e domínio das equações e regiões abordadas. A representação no Registro Gráfico nos ajudou de modo a aprender como cada equação se comporta em sistemas de coordenadas. Juntamente com isso, foram utilizados os softwares computacionais (Maple 18 e GeoGebra) e, com o auxílio do professor, foi possível conhecer mais sobre como essas ferramentas funcionam e podem facilitar na compreensão do comportamento dessas equações. Por fim, trabalhamos com diversos tipos de integrais: duplas, triplas, de superfície e de linha. Conceitos como, coordenadas polares, cilíndricas, esféricas também foram bem trabalhados também. Os cálculos de densidade, momento, e massa também foram abordados. Além desses, tivemos também campos e funções vetoriais entre os muitos assuntos apresentados durante o decorrer da disciplina. A inclusão da unidade 0 para o aprendizado foi de fundamental importância para o aprendizado dos alunos. Isso vale tanto para o bloco logos através da explicação teórica e técnica do assunto, quanto o bloco práxis, com exemplos e exercícios para a prática e consolidação do assunto. Para as próximas ofertas da disciplina, sugiro que sejam expostos mais exemplos resolvidos nos PDF's para melhor compreensão dos assuntos por parte dos alunos para diferentes casos e, além disso, que a resolução dos exercícios durante as aulas de dúvidas seja mais rápida e direta. O professor foi bem agradável durante o semestre e ajudou os alunos na assimilação dos assuntos da ementa.

E6. EM. CDI III. 2021.1: A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III, foi de suma importância para o curso de Engenharia Mecânica, de forma que a mesma apresenta assuntos que servirão de base, tais que serão utilizados em disciplinas posteriores, assim, auxiliando os discentes conforme a progressão no curso. Conforme o avanço da disciplina, vários assuntos foram discutidos, entre os quais temos: Integrais duplas, triplas, curvilíneas e de superfície. Assim como também: Coordenadas polares, esféricas e cilíndricas. Vimos também sobre o Teorema de Green, o Teorema de Stokes e o Teorema de Gauss, além de funções e campos vetoriais. Aprendemos também como utilizar os conceitos de integrais e coordenadas para calcular a densidade, momento e massa., e os conceitos de campos vetoriais para cálculo do trabalho. Além dos assuntos relacionados exclusivamente a disciplina, através da Unidade 0 aprendemos também como abordar a resolução dos problemas, através de conceitos, como por exemplo: A descrição das equações na Língua Materna, onde temos uma representação primária de como tais equações se comportam e auxiliar no entendimento das mesmas. Temos também a representação no Registro gráfico, onde pudemos analisar e ver como as equações se comportavam num espaço de coordenadas bidimensionais e tridimensionais. E temos também o Registro Analítico, o mesmo tem um peso considerável uma vez que é de extrema necessidade para a determinação dos limites das regiões e os domínios das equações. Muitas vezes, para a aplicação desses conceitos foram utilizados softwares como o Maple e o GeoGebra, os quais tiveram suas funcionalidades explicadas pelo professor de forma que fosse mais fácil e útil para o aprendizado na disciplina. O método de avaliação de disciplina foi útil e prático, de forma que o mesmo não só testava o conhecimento sobre os assuntos aprendidos, como também exigia a execução dos conceitos da unidade 0, para que houvesse uma melhor compreensão da execução das atividades propostas pelos Geradores de Tarefas. O professor apresentou uma disciplina agradável, sendo prestativo e auxiliando bastante na compreensão dos assuntos propostos pela matéria, além de apresentar um excelente método de ensino.

E7. EM. CDI III. 2021.1: A disciplina Cálculo Diferencial e Integral III foi de suma importância para o curso de Engenharia Mecânica, pois os conteúdos são base para o entendimento de outras matérias, como Física III, por exemplo, umas vez que o teorema de Gauss, integrais duplas e outros são assuntos básicos para as fórmulas de eletrostática e eletromagnetismo. Foi uma matéria de muito proveito , aprendi acerca da interpretação de equações e sua descrição na língua materna, parametrização em coordenadas polares e cilíndricas, além do funcionamento de integrais duplas e triplas para visualizar área e volume de superfícies de difícil cálculo convencional. Aprendi sobre teoremas, como o de Stokes e Gauss. O curso atingiu as minhas expectativas, pois do que eu tinha em mente de assuntos da matéria todos foram abordados. Todos os tópicos do ementário foram trabalhados e a unidade zero se fez presente em todo o decorrer do curso, sendo um método eficaz de aprendizado. O método de avaliação foi ótimo, em vista que foi considerado a participações na explicação de conteúdos e até mesmo, a preparação de apresentação do conteúdo por parte dos alunos, que o fazem entender melhor determinado assunto. Assim, junto as avaliações escritas, podemos compor a nota final da matéria. O professor fez um trabalho excelente, visto que soube atender as demandas do curso e teve uma interação boa com os alunos, entendendo as limitações de um curso à distância. Para as próximas ofertas da disciplina, sabemos que tudo é passível de ser melhorado, mas, ao meu ver, a manutenção desse método de ensino é interessante, haja vista que consegui ter um aprendizado considerável. Uma sugestão simplória é ter uma gama maior de exercícios resolvidos sobre cada tópico, pois algumas dificuldades sempre aparecem na resolução de tarefas que fogem da linha de raciocínio dos exemplos propostos e, as vezes, por conta do tempo, não se consegue sanar essas dificuldades.

E8. EM. CDI III. 2021.1: De fato, o semestre a distância carrega algumas dificuldades pelo motivo de que é algo novo em nossa universidade. O professor, porém, soube contornar alguns obstáculos. Além de ter uma boa didática, seu método mostrou-me ser bastante eficaz, consistindo em exigir constantemente a descrição dos exercícios na língua materna. De alguma forma, fazendo isso, as informações ficaram guardadas na mente de maneira muito mais organizada, ou até quando tentava explicar o assunto a alguém. Outro ponto positivo é que as aulas eram curtas e objetivas, duravam em torno de uma hora. Aulas longas, essencialmente no EAD, são extremamente exaustivas e pouco produtivas. Sendo assim, 30 minutos que tínhamos antes de cada aula, servia para ler o conteúdo e até criar dúvidas para sanar no momento síncrono. Em relação ao conteúdo, é evidente que tem grande importância no curso de Engenharia Mecânica. Um exemplo, é na matéria de Física III cursada, também, neste semestre. Vimos bastante em Física III conceitos que só aprendemos realmente na disciplina de Cálculo III, como integrais curvilíneas, superfícies Gaussianas (fechada) e com mais frequência, Campos Vetoriais. Ou ainda na disciplina de Termodinâmica em que aprendemos que uma integral de uma propriedade independe do caminho, e sim do estado 1 e 2. Além do mais, o professor Afonso incentivou o uso de software para melhor compreensão do conteúdo, algo que foi novo dentre as disciplinas de Cálculo anteriores. Contudo, nas últimas aulas, nós (alunos) tivemos que ler o material da disciplina, que ao meu ver não foi tão proveitoso quanto as outras aulas. Só que a parte de resolução de exercícios ajudou muito. Finalizando, desejo sucesso ao professor, pois sem dúvidas, junto com o professor José Reis (ministrou a matéria de Cálculo I), foi um dos melhores docentes que já conheci, demonstrando que têm amor pelo que fazem.


AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA: As respostas do(a)s estudantes do curso de EM _ Geometria Analítica. 2021.1

E1. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A matéria é de estrema importância no curso de engenharia por auxiliar de forma contundente na análise de figuras geométricas e gráficos em geral trazendo facilidade para que o aluno interprete dados e se torne apto a solucionar problemas relacionados aos mesmos. A ementa abrange os assuntos corretos de forma assertiva porém deveria haver maior foco na formação dos gráficos mais complexos através do geogebra. O método utilizado para avaliação é congruente porém sendo engenharia mecânica um curso de bacharelado e não de licenciatura não vejo necessidade na explicação passo a passo das operações realizadas na prova, pois toma muito tempo e por muitas vezes tira a concentração do aluno das operações em si.

E2. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Eu n sei a importância da disciplina pro curso pq eu msm n conheço mt sobre a Eng Mecânica ainda. O método da língua materna foi útil pra traduzir em palavras os processos matemáticos e ajudar na fixação do assunto. Basicamente vou esquecer tds as fórmulas, mas o raciocínio já tá montado e lembrar no futuro vai ser bem mais fácil.

E3. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: É uma materia esencial para curso pois o conhecimento adiquirido nela é requisitado em outros estagios do curso.Aprendi principalmente sobre retas planos, vetores, superficies 3d entre outros.a unidade 0 foi importante durante o curso.As provas foram bastante justas, por cobrar somente o que foi dado em aula. As aulas no geral foram bastante esclarecedoras e explicativas.O professor foi sempre atencioso e sanou todas as dúvidas que foram levadas ele.

E4. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Essa disciplina é de importante característica no curso da Engenharia Mecânica devido a precisão com medidas que vamos ter ainda durante todo o curso e pela complexidade de assuntos essenciais como vetores. Acredito que foi bastante necessário o ensinamento da ferramenta Geogebra e que foi uma grande vantagem para levarmos também ao longo do curso. Como sugestão eu daria a de não precisar tanta exigência com a linguagem materna e focar nisso mais nas aulas ou em outras formas de atividade além da prova porque muitas vezes desanimou perder ponto por conta de alguma simplicidade na linguagem quando temos convicção de que o assunto foi absorvido. Fora isso, o professor passou muito bem o conhecimento e a matéria com excelência.

E5. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Percebi ao longo da disciplina a sua importância para o desenvolvimento de outras matérias e para o curso como um todo, auxiliando na evolução do aluno. Foram vários os aprendizados adquiridos, como: uso do software Geogebra (de extrema importância para o curso); assimilação da língua materna para explicações algébricas e geométricas, fator que apesar de manifestar certas dificuldades no início, conseguiu se tornar mais coerente ao longo das avaliações e evidenciar sua importância não só para o desenvolvimento estudantil mas também pessoal; além dos conhecimentos gerais referentes à disciplina. O professor foi coerente durante todas as aulas, muito alegre e sempre disposto a ensinar da melhor forma que julgava ser possível, além disso as propostas da unidade zero foram muito relevantes durante o semestre. Apesar de tudo, o sistema de créditos composto basicamente por provas (trabalhosas de certa forma) foi um pouco cansativo, mas acredito, que durante o sistema remoto essa foi uma boa forma de contornar as dificuldades e cobrar aprendizado dos alunos. Ao todo, grande parte do conhecimento transmitido pelo professor foi adquirido por mim, apesar de certos erros pela falta de atenção ou falta de tempo, o docente foi com certeza muito prestativo e empático ao se dedicar não só durante as aulas, mas também ao gravá-las, entregar slides bem feitos e completos a todos os alunos e destinar tempo para corrigir as avaliações de forma detalhada.

E6. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A geometria analítica teve grande importância pra minha melhor concepção do curso, ajudou em outras disciplinas como física 1 e desenho mecânico 2. Sobre o método de ensino achei bastante pensado e eficiente, pois detalha o logos antes de ir pra Praxis. Sobre o professor excelente, não só ensina com maestria como também é compreensivo e empático, um exemplo de docência .

E7. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Ao inicio do semestre tive algumas dificuldade por ter chegado um mês atrasado, ao poucos conseguir acompanhar as aulas assíncronas e compreender os assuntos. Logo, entendi a importância da matéria para o curso de Engenharia Mecânica, trata desde a sua origem das relações entre as equações algébricas e os objetos geométricos, buscando a simplificação técnica dos problemas geométricos. O método utilizado durante as aulas teve uma desvantagem, por exemplo: a gente "perdia" 1/3 da aula, pois era síncrona, sendo que poderia ter sido aproveito com aulas assíncronas dessa maneira tendo mais tempo pra explicar os assuntos. Já com o método de avaliação no inicio tive varias dificuldades para entender como utilizar a linguá materna, como foi dito eu comecei acompanhar as aulas com um mês de atrasado, por isso, fiquei meio confuso em como descrever e usa-lá nas avaliações, em relação aos créditos(notas) achei bem coerente sua sistema de avaliação. Portanto, achei um professor qualificado e aptou-se muito bem ao momento que estamos vivendo tendo aulas EAD.

E8. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A disciplina é fundamental para o curso, pois além de ensinar sobre coisas muito importantes e que serão utilizadas por nós no presente e no futuro, ela ajuda no entendimento de outras matérias, como por exemplo a matéria de Cálculos, creio que o que eu esperava aprender eu aprendi nessa disciplina, aprendi até mais do que esperava, principalmente em noções básicas que reproduzíamos sem saber que estava errada a proposição, não vi desvantagens. Os tópicos da ementa foram bem aplicados e a inclusão da Unidade Zero ajudou no desenvolvimento do assunto, juntando o conhecimento do bloco logos e do bloco práxis para uma melhor constituição da resposta e dos estudos feitos, o método da avalição é bem separado por tópicos, desde a explicação da questão até o resultado final. ajuda na correção do professor e no aprendizado, acaba deixando a questão muito extensa mas faz parte, a sugestão seria otimizar o tempo durante a aula e a resolução de mais questões em conjunto durante o horário de aula. Professor excelente, muito educado e respeitoso, organiza bem os assuntos e sabe explicá-los não só com cálculos mas com os gráficos também.

E9. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A disciplina de geometria analítica é bastante importante para o curso de engenharia mecânica, pois promove uma união da álgebra com a geometria, através de equações e inequações e o estudo dos planos, o que certamente nos ajudará em outras disciplinas no curso. Aprendi bastante, pois vimos maneiras mais complexas de resolver situações que já havia estudado anteriormente, porém de forma mais profunda. Confesso que no início foi difícil se acostumar com os critérios de avaliação, porém quando peguei o jeito facilitou o estudo até mesmo em outras disciplinas pois me ajudou a criar um plano de estudos, com o auxílio da unidade zero, que foi fundamental para me programar durante o semestre. O método de avaliação também me agradou bastante, pois além da matéria em si também foi levada em consideração a presença nas aulas síncronas. Por fim, gostaria de dizer que a disciplina correspondeu às minhas expectativas, e que mesmo dada à época conturbada que estamos vivendo, acredito que pude absorver a maioria do conteúdo proposto pelo professor, o qual também gostei bastante da metodologia empregada.

E10. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A disciplina de Geometria Analítica foi de grande valia pra mim, já que eu não havia tido conhecimento durante o Ensino Médio sobre muito dos conteúdos ministrados pelo professor. Além disso, para mim, a matéria é de grande importância para o entendimento das "formas" no campo da Eng. Mecânica, me permitindo visualizar desde vetores até superfícies quádricas, passando pelas equações paramétricas e de reta, que até então eu não conhecia. Então, sobre a matéria, eu estou bem satisfeito com os conhecimentos adquiridos e não senti falta de nenhum conteúdo. Sobre a unidade 0, durante as aulas, percebi sua importância na aquisição de conhecimento, onde passávamos pelo bloco logos, e, entendido tudo, partíamos para o bloco praxis, de forma que vi muitas vantagens nessa abordagem de ensino. Ainda sobre as aulas, o tempo anterior a aula para estudar foi bem proveitoso para mim, que podia fazer as anotações para focar somente na aula depois. Também a apresentação por meio de slides foi bem dinâmica e interessante. E o uso pelo professor e ensino de como usar o Geogebra foi de grande valia para a matéria e para futuros usos da nossa parte. Sobre as avaliações, achei interessante dividir em sub-unidades dentro do semestre, com mais de uma nota para compor um crédito. Com relação as provas, fazê-las no ambiente virtual, no meu caso, foi muito proveitoso. Algumas poucas vezes, achei que os geradores de tarefas eram de certa forma bem extensos para o tempo definido para a prova, mas no geral foi possível completar as tarefas no tempo correto. E por fim, só tenho elogios a fazer ao professor. Profissional no ensino, super gente boa e compreensível, buscando sempre nos passar o conhecimento da melhor forma possível. Obrigado pelos ensinamentos professor, e desejo sucesso nessa sua missão tão bela que é ensinar!

E11. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A disciplina de geometria analítica é importante para criar uma base para matérias futuras no curso de Engenharia Mecânica. Conseui aprender bastante sobre os assustos da ementa, mas esperava aprender um pouco mais realizando mais questões referêntes aos assuntos e também gostaria de ter aprendido um pouco mais sobre planos. Durante o semestre aprendi sobre sistemas de coordenadas e álgebra vetorial, retas no plano, cônicas, superfícies quadráticas, matriz e sistema. Além dos conteúdos específicos da matéria também foi apresentada a unidade zero, onde o professor mostrou como a matéria seria apresentada e também como seriam realizadas as tarefas e avaliações. Desta forma foi apresentado modelo praxeológico e como funcionam os geradores de tarefas. Os métodos de composição dos créditos se dão por meio da junção das notas das avaliações, a presença nas aulas e também os questionários. Como sugestão para as próximas ofertas de disciplina que também é uma sugestão sobre o professor, é que acredito que as aulas poderiam ser mais dinâmicas.

E12. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A disciplina CET569 - GEOMETRIA ANALÍTICA foi ofertada com excelência, uma matéria essencial para a introdução do curso, por mais que alguns assuntos apenas serão utilizados em situações posteriores, a maioria dos conteúdos servirão como uma boa base para as matérias que estão por vir, como Sistema de coordenadas, Álgebra Vetorial, Retas no plano, Cônicas, Superfícies Quádricas, Matriz e Sistema. A unidade zero serviu de extrema importância para que os alunos fossem introduzidos na matéria e terem uma noção de como funcionará a metodologia de ensino que está por vir. O método para a aplicação dos créditos foi realizado de forma que avaliasse a frequência, a imersão e os estudos do aluno em todas as 5 avaliações principais e paralelas. O professor cumpriu seu papel na disciplina apresentando conteúdos e ferramentas auxiliares.

E13. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Tive um grande aprendizado nessa matéria, acredito que foi muito importante para o curso de Engenharia Mecânica no geral, consegui absorver em grande maioria os conteúdos listados na ementa (uma parcela que eventualmente não domino, deve-se exclusivamente a falta de esforço meu). Gostei da forma como os assuntos foram abordados e avaliados, bem como das aulas, acho bem clara e eficiente a explicação do professor. Tive algumas dificuldades a respeito da utilização da língua materna, abordada na unidade zero, pois não tinha o costume de representar dessa maneiras as minhas resoluções. Sugiro que o professor mantenha a excelente organização com as próximas classes e aulas e continue utilizando os slides como suporte, além dos materiais de estudo disponibilizados que auxiliam bastante os alunos.

E14. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Geometria analítica com certeza é uma disciplina importante, nela consegui revisar alguns conteúdos vistos no ensino médio e me aprofundar em outros. Não notei desvantagens. Tudo o que o professor ensinou e solicitou foi de ajuda para o bom proveito da disciplina. Gostei da inclusão de também podermos avaliar ao longo do semestre, pois torna mais justa a relação entre alunos e professor. Na minha concepção, não tenho do que reclamar. Gratidão 🌟

E15. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: O fato de todas as aulas estarem acontecendo através do ambiente virtual é óbvio que torna o aprendizado mais árduo, especialmente para mim, que tenho dificuldade em manter o foco (em qualquer coisa que precise assistir, principalmente aulas). Considerando isso, creio que a didática tenha sido eficaz, pois consegui absorver de verdade alguns dos assuntos, ainda preciso estudar o restante, mas considero uma das aulas em que o professor se fez mais entendido, digo isso considerando também os comentários de colegas com quem conversei. Acho que, considerando o cenário, a matéria foi o mais proveitosa possível. (Porém estou sendo parcial, pois, por mais que não tenha ido tão bem nas avaliações, foi a matéria que mais gostei no curso até então.) Sugestão: Em outra matéria proveitosa, o professor usou como tática de estudo passar uma questão a cada aula dada, ao menos para mim funcionou muito, pode considerar em outros semestres, como o gerador de tarefas que o senhor faz, porém pequeno e mais frequente, só para que realmente haja uma interação maior do aluno com a matéria, se for extenso se tornará maçante, e apenas leitura também. Reforço meu comentário nas outras avaliações sobre a unidade 0 ter sido importante, mas já me sinto repetitiva explicando o motivo.

E16. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A disciplina como todas as outras que compõem o nosso curriculo, é de suma importancia para a nossa formação, ainda mais se tratando dos estudos que nos levam criar propriedades e métodos para a geometria por meio dos processos algébricos, que são fundamentais na vida profissional de um engenheiro. No decorrer da disciplina eu pude aprender muitas coisas importantes como os processos algébricos nescessarios para realizar o estudo analítico de uma reta ou circunferencia, também sobre vetores e conicas, infelizmente devido a n fatores e também a nossa atual situação de aula remota eu não consegui obter um melhor aproveitamento no quesito "notas", mas consegui ter uma boa absorção do conteudo dado, sem contar que a metodologia utilizada para a ministração das aulas me ajudou a ter um melhor entendimento do conteudo abordado em aula. Sobre o Professor, eu devo agradeçer por ter sido sempre correto, compreensivel e acima de tudo profissional o tempo todo, sugiro que futuramente, ao menos na plataforma remota, cobre mais dos alunos momentos praticos e exercicios para a "residencia", momentos esses que sejam feitos com uma maior frequencia fora do horario de aula, pois eles nos garante um melhor entendimento bem como nos prepara melhor para a avaliação pois assim estariamos mais familiarizados com os requisitos da avaliação, no demais agradeço por ter feito parte da minha vida academica, o Sr foi muito importante no meu aprendizado. Obrigado e até a proxima!

E17. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Gostaria de iniciar essa avaliação parabenizando o professor pela forma como ministrou a disciplina com tamanha dedicação e sabedoria. Gostaria de parabeniza-lo também pela escolha do método a ser utilizado durante a implementação da disciplina, método esse que agregou e muito o meu curso, e que com certeza utilizarei nas demais disciplinas ao decorrer do curso, pois ele ajuda a assimilar melhor o conteúdo, e levando em consideração isso, posso dizer que a Unidade zero foi fundamental para o meu desempenho. Gostei bastante da forma como foram feitas as avaliações, e principalmente do professor se preocupar sempre em saber a opinião dos alunos ao decorrer de cada unidade. A disciplina foi de tamanha importância para a minha formação, pois além de fixar alguns conceitos que não foram tão bem fixados no ensino médio, introduziu de forma excelente outras disciplinas que estão por vir, nos deixando mais preparados para elas, todos os tópicos apresentados no ementário foram de extrema importância. Por fim, não tenho nada a sugerir, GA contribuiu muito para a minha formação e espero nos vermos novamente em outras matérias.

E18. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Geometria Analítica foi uma disciplina muito importante para o meu aprendizado, nela eu pude relembrar alguns conceitos do ensino médio e aprender a responder a algumas perguntas de maneiras diferentes, confesso q descrever na língua materna não é uma maneira fácil, por ter um pouco de dificuldade na argumentação, mas, acabei melhorando nesse quesito. Obrigado ao professor, que fez o possível para que o ensino fosse o melhor possível...

E19. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A disciplina de Geometria Analítica é fundamental e indispensável tanto para o curso, quanto para mim, porque a mesma além de abordar vários assuntos que servirão como base para disciplinas futuras, também me ensinou a dominar certos conteúdos que eu levarei como conhecimento adiante. Em relação ao aprendizado, digo que aprendi bastante, porque a forma como a disciplina foi dividia nas Unidades foi muito boa, além da divisão das aulas em síncronas e assíncronas, onde se estabelecia uma troca de conhecimento na parte síncrona tanto com o professor, quanto com os demais alunos e um momento de estudos sozinho nas aulas assíncronas. O método de avaliação utilizando créditos foi muito bom devido a separação dos assuntos que foi muito bem feita e dessa forma aumentando o aprendizado. Além disso, não posso deixar de falar da Unidade 0, que foi implementada e muito bem explicada, como também serviu como uma ferramenta para uma maior absorção de conhecimento das outras unidades. Achei tudo muito completo e por isso não tenho ideia de algo que possa ser acrescentado, pois por mim está tudo muito bom. Por fim, o que tenho a falar do professor, é que o senhor é muito organizado, possui uma boa elaboração de slides o que facilita na explicação da disciplina, é muito educado, alegre, sorridente, o que acaba motivando os alunos a quererem se esforçar mais em sua disciplina, e além de tudo, é um professor bastante pontual e atento.

E20. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Eu gostei muito do desenvolver da disciplina realmente encontrei o que eu pretendia aprender estudando geometria analítica que foi um estudo sobre os planos diferentes do ordenadas abcissas e cotas aprendi também sobre o plano 3D que não era do meu conhecimento e também foi muito bom aprender melhor sobres as parábolas hipérboles e elipses como elas se comportam no plano 2D e no plano 3D com as superfícies cônicas foi bastante interessante o implemento da unidade 0 que nos permitiu avaliar, analisar e descrever melhor os conteúdos estudados facilitando o entendimento; o professor soube explicar conteúdo bastante exigente na hora da avaliação e sempre deixando claro pro aluno aonde ele errou ou deixou subentendido coisas e como ele pode melhorar para poder descrever mais analiticamente como deve ser a obrigação de um engenheiro formado relatar um diagnostico sobre o serviço a ser prestado o que faz o aluno ter um bom nível de crescimento. Muito boa a disciplina espero poder reencontrar o professor só que desta vez no ambiente sala de aula para uma provável outra disciplina.

E21. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: A importância da disciplina Geometria Analítica para o curso foi principalmente a melhoria da percepção das formas e do que um único ponto quando manipulado corretamente pode gerar e fornecer. A unidade zero foi essencial no sentido de que quando escrevemos detalhadamente a resolução de um problema fixamos melhor e mais fácil o que aprendemos. Por isso, o professor e a maneira como ele desenvolveu a transferência de conhecimentos fizeram da disciplina um pilar para as próximas que virão. Tais como Cálculo III e Álgebra Linear.

E22. EM. GEOMETRIA ANALÍTICA. 2021.1: Importância da matéria de G.A para o curso de engenharia mecânica eu sei muito o que dizer pois não pesquisei sobre, mas com tempo eu irei ver para qual afins ela está no curso. Em relação ao aprendizado não tenho muito o que reclamar pois o sr soube explicar muito bem os assuntos com isso o que foi passado só bastava absorve e colocar em prática, o que eu tenho a reclamar e que alguns momentos deu a impressão que o sr deu uma volta pra chegar no que queria e que isso poderia perder o foco da pessoa. Os tópicos proposto pela ementa seguiu tudo de acordo, pois o que estava lá foi passado para a turma, com a ajudar dos slides ficou bem mais prático de aprender o conteúdo. em relação a unidade zero foi bom pois a turma teve uma base de como iria funcionar a disciplina no decorrer do semestre e como o sr iria quere que fosse escrita na avaliação com os 4 tipos de registro. Em relação a provas em si não tem de que reclamar, só um ponto em relação as provas que eu tenho a dizer em relação as notas que no início do semestre ficou de cada uma da 5 avaliações escrita ter 60% da nota da unidade porém isso foi mudado sem um aviso ou mudança na ementa disponibilizada pelo sr. Sugestões; em relação ao momento que o sr dava antes dá aula poderia ser usado pra ajudar quem não sabe utilizar o Geogebra para que na hora de fazer as atividades ou avaliação não ter dificuldades. Em relação ao professor Afonso não tem o que reclamar dessa pessoa pois nos momento de dúvida ele soube para de explicar para ajudar a pessoa com dificuldade ou até mesmo chamando o aluno para resolver a questão com a ajudar dele em sala de aula.

Em breve, mais resultados produzidos nos semestres 2021.2 e 2022.2