III Jornada MiniCursos

SEGUE ABAIXO OS RESUMOS DOS QUATRO MINICURSOS ACEITOS NA III JORNADA

MC1: Estudos de Limite, Continuidade e Derivada com auxilio do GeoGebra

Marcelo Pirôpo da Silva - Universidade Estadual de Santa Cruz

marcelopiropo@hotmail.com

Victor Batista Mielly - Universidade Estadual de Santa Cruz

victormielly@hotmail.com

Resumo: Nesse mini-curso, pretendemos apresentar um estudo de Limites, Continuidades e de Derivadas, utilizando como instrumento de aprendizagem o software GeoGebra. O objetivo geral consiste na motivação do uso de softwares educacionais no processo ensino/aprendizagem da matemática a partir da investigação de conceitos matemáticos e da resolução de atividades referentes a tais conceitos de modo intuitivo, considerando suas representações geométricas e algébricas. O estudo fundamenta-se na Teoria de Instrumentação proposta por Rabardel (1995) e na Noção de Registros de Representações Semióticas proposta por Duval (1993).

Palavras-chave: Educação matemática; Cálculo; Instrumentação; Registros de Representação.

MC2: Blogs: recurso e estratégia pedagógica no ensino de Matemática

Jaqueline Jandiroba da Silva.

Pós-Graduanda em Educação Matemática com Novas Tecnologias - FTC

jaquelinejandiroba@gmail.com

45.205.030, Jequié, BA

Shirley Gomes de Souza

Pós-Graduada em Matemática e Arte- IAT/UNEB

Pós-Graduada em Ciências Matemática e Física - UESC

shirleyilh@hotmail.com

45.655.252, lIhéus, Bahia

Dalvaro de Brito Meira Filho, Ariskleber Moraes Santos, Carloney Alves de Oliveira

Graduandos em Matemática, Docente Depto. de Química e Exatas, DQE - UESB

dalvarofilho@gmail.com, ariskleber@gmail.com, carloneyalves@gmail.com

45.200-000, Jequié, BA

Resumo: O Mini-Curso pretende abordar a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da Educação Matemática, a partir da exploração dos blogs nas aulas de Matemática. A nossa abordagem aponta no sentido das possibilidades dos blogs como recurso e estratégia pedagógica. Com a utilização dos blogs defrontamos-nos com os desafios e possibilidades de colaborar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Cada participante criará um blog e conhecerá as ferramentas e, onde obterá recursos virtuais como meio, tanto de obtenção de conhecimento como exposição da mesma. Queremos assim levar os participantes a uma analise critica da importância do blog, as vantagens, seja na facilidade de manutenção que tem na extensão que pode tomar, onde não só os alunos poderão interagir, mas todo meio se envolvera na contrução do conhecimento. Nosso publico alvo é constituído de profissionais da área de educação, graduandos e graduados em matemática.

Palavras-chave: Blogs, Aulas de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação.

MC3: Ensino de função polinomial do 2o grau com a intervenção do software livre Minplot

Hérica de Jesus Souza[1] – UESC - hericajsouza@hotmail.com

Resumo: Este trabalho é fruto de estudos realizados dentro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC), que vem desenvolvendo projetos referentes à análise e utilização de softwares educacionais no ensino e na aprendizagem da matemática, com o intuito de investigar como se modificam as relações em sala de aula quando se utiliza os ambientes computacionais de aprendizagem (softwares educativos). Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo mostrar como a intervenção do software Winplot no ensino de função polinomial do 2o pode favorecer a aprendizagem do aluno da educação básica em relação a esse conceito, que desempenha um papel fundamental dentro da Matemática, tanto pura quanto aplicada. Apesar da importância desse conteúdo, a sua aprendizagem não tem sido significativa para os alunos, que o vêem na maioria das vezes de maneira abstrata e mecânica, sem nenhuma conexão com o seu cotidiano e com outras áreas do conhecimento científico. Dessa forma, o aluno não constrói um conceito em relação a esse objeto matemático, apenas decora fórmulas, por isso acreditamos que a utilização de um software como Winplot pode ser fundamental na aprendizagem, pois permite que o sujeito visualize as possíveis transformações que podem ser feitas com a parábola potencializando assim o processo de análise.

Palavras-chave: Aprendizagem; Função; Winplot.

[1] Discente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

MC4: Programação com Maple: o caso dos planos tangentes e vetores normais a superfícies

André Nagamine - UESC

andnaga@hotmail.com

Resumo:Neste minicurso nos interessamos com a abordagem dos conceitos de planos tangentes e vetores normais à superfícies utilizando o software Maple. O foco principal consiste na exploração dos recursos gráficos de funções de duas variáveis com ênfase na animação gráfica. A exploração dos conceitos correspondentes será apresentada passo a passo possibilitando às construções de todas as animações correspondentes. Para a participação deste minicurso é necessário, não mais do que o conhecimento dos conceitos básicos do Maple bem como das noções básicas de Geometria Analítica e Cálculo II.

Palavras-chave: Plano tangente, vetores normais, animação no Maple