GPEMAC

Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional

O GPEMAC tem por objetivos intervir na formação inicial e continuada do Professor, relativamente ao ensino e aprendizagem da Matemática utilizando ferramentas tecnologias e aprofundar conhecimentos teóricos metodológicos na perspectiva de uma prática docente que concebe o Professor como pesquisador e como um agente de transformação. Nas práticas institucionais, procuramos evidenciar o tratamento de objetos matemáticos em dois ambientes de aprendizagem que designamos: Papel/lápis e Computacional. Definimos estes ambientes conforme descrito ao lado.

Obs. Como se pode ver nas definições ao lado, o termo ferramenta é palavra chave nos dois ambientes. Além disso, não entendemos o termo tecnologia, somente, como ferramenta do ambiente computacional, mas, primeiramente como dispositivo que intervém na aquisição de saberes ao longo de um processo de sua transformação progressiva em ambos ambientes de aprendizagem.

Um ambiente PAPEL/LÁPIS é um espaço usual de estudo constituído por Ferramentas como: papel, lápis, caneta, borracha, etc. O quadro, o piloto ou giz também se enquadram nesse ambiente.

Um ambiente COMPUTACIONAL é o espaço virtual de estudo constituído de Ferramentas como: o computador, o software, a internet, a calculadora, Impressora 3D, etc.

As relações que emergem no tratamento da Matemática nos ambos ambientes são de suma importância para o GPEMAC.

Seja bem vindo ao grupo realizando uma boa visita ou fazer parte da nossa equipe.








UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESCCampus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia e-mail: gpemac.uesc@gmail.com

L@VIM

VI Jornada

VI Jornada

L@VIM

Ao grupo compete ainda desenvolver junto aos alunos do curso de Matemática da UESC, estudos sobre softwares educativos disponíveis e suas aplicações no processo de ensino/aprendizagem; análise das potencialidades e dos entraves desses softwares relativamente a um objeto matemático; programação matemática; estimular e viabilizar o intercâmbio com escolas de ensino fundamental e médio da região de influência da UESC com relação à integração do computador às atividades de ensino; conhecer e analisar as novas tecnologias e as distintas concepções sobre o ensino e aprendizagem da matemática fazendo o uso delas; produzir materiais didáticos que possam auxiliar os alunos do Ensino Fundamental, Médio e universitários na aprendizagem da matemática; além de produção de artigos e participação dos seus membros em eventos científicos.