Antônio Carlos - SC
ASPECTOS HISTÓRICOS DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO
CRIAÇÃO DO DISTRITO:Pela Lei municipal nº 121 de Biguaçu/SC, de 15 de julho de 1919, era criado o quarto Distrito de Paz na localidade de Louro, cuja instalação ocorreu em 02 de agosto do mesmo ano.A sede do Distrito foi localizada na casa de Leopoldo Freiberg que possuia também uma casa comercial de secos e molhados, ambas situadas no entroncamento das estradas da Capela do Louro e Santa Maria. O proprietário era político influente, tendo exercido os cargos de segundo secretário da Mesa da Câmara em 1919 e chefe do Poder Executivo Municipal no período de 1927 a 1930. As casas e instalações pertencem hoje ao senhor Valdemiro Pitz. Em 1930, a sede do Distrito de Louro, era transferida para o local chamado "Encruzilhada", ou Coração de Jesus, por se encontrar ali um pequeno povoado e uma Ermida dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Passava também a denominar-se ANTÔNIO CARLOS, o nome do Distrito, através do Decreto nº 24, de 09.12.1930. O nome Antônio Carlos foi uma homenagem ao ilustre político Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, nascido em Barbacena - Minas Gerais a 5 de setembro de 1870 e falecido em 1946. Pelo Decreto Estadual nº 489 de 15 de fevereiro de 1934, era a sede transferida novamente ao Louro, sua sede inicial. Porém, as repartições públicas (correio e cartório) permaneceram em Coração de Jesus, o que impediu o retorno. Em 1938 com a elevação a categoria de Vila, foi confirmada a sede em definitivo, e delimitados os perímetros urbano e suburbano da Vila de Antônio Carlos, com vigência em 01 de janeiro de 1939.
CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO:
Os habitantes do então Distrito de Antônio Carlos, sonhavam com a separação. A falta de atenção dos Prefeitos para o "Alto Biguaçu", na linguagem dos moradores da "Barra", como era conhecido o municipio de Biguaçu, levou os políticos e a própria população a erguer a bandeira separatista. Cada vez mais forte, mais discutido, o processo era irreversível. Criar o munícipio de Antônio Carlos, desmembrando-o totalmente de Biguaçu, mesmo que custasse algum sacrifício pessoal. No dia 30 de julho de 1963, as 15:00 horas, em segunda votação, reuniram-se, em sessão ordinária, os senhores Vereadores da Câmara Municipal de Biguaçu, aprovando a criação do Munícipio de ANTÔNIO CARLOS.
DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO
POSIÇÃO GEOGRÁFICA:
O município é interiorano, encravado num contraforte da Serra do Mar, ao longo do Rio Biguaçu, quase no centro-leste do Estado de Santa Catarina. Integra a região da Grande Florianópolis.
A posição do munícipio, quanto a latitude é a seguinte: o ponto mais ao norte é o encontro das serras da Guiomar e Boa Vista, com 27 graus, 23 minutos e 47 segundos de latitude norte, enquanto o ponto mais ao sul apresenta-se na Serra de Santa Filomena, perto de Santa Bárbara, com 27 graus, 34 minutos e 29 segundos de latitude sul. Quanto a longitude situa-se entre o meridiano 48 graus, 41 minutos e 51 segundos, que passa nas nascentes do Rio Serraria, na Serra da Filomena, ao leste do municipio, e o meridiano 48 graus, 55 minutos e 25 segundos que passa na Serra das Congonhas, a oeste do municipio.
PERÍMETRO:
O perímetro do município de Antônio Carlos mede 79,9 quilômetros.
SUPERFÍCIE:
A superfície do município apresenta 205 quilômetros quadrados. Desta, vinte por cento é constituída de áreas planas e oitenta porcento de áreas montanhosas.
POPULAÇÃO E ORIGEM ÉTNICA:
A população, em número de 5.625 habitantes de acordo com o censo de 1991, é caracterizada por 4 etnias: luso-brasileira de origem açoriana, alemã, libanesa e negra, com predominância de descendentes de origem alemã, provenientes das colônias vizinhas de São Pedro de Alcântara, Santa Isabel, Piedade e Leopoldina.
LIMITES:
Com o município de São José começa na mais alta nascente do Rio Serraria, dali segue pelo divisor das águas dos Rios Biguaçu e Maruim, conhecida pelo nome de Serra de Santa Filomena, continuando pela Serra do Pai João até se defrontar com a nascente do Rio Maruim (aí denominado Rio Rocinha), onde também nasce o Rio Biguaçu, do lado norte. Com o município de Angelina: continua tomando rumo norte pela Serra das Congonhas, a partir das nascentes do Rio Biguaçu até o final da mesma Serra, nas nascentes do Rio Farias (localmente denominado Rio das Antinhas).
Com o município de Major Gercino: continua pela Serra do Major desde as nascentes do Rio Coqueiros a oeste e Rio Antinhas a leste até as nascentes do Rio Louro, afluente do Rio Tijucas.
Com o município de São Joao Batista: continua pela mesma Serra do Major e consecutivamente pela Serra do Macaco Branco até esta defrontar-se com o entroncamento das Serras Boa Vista e Guiomar. Com o município de Biguaçu: continua pela Serra da Guiomar, divisor de águas entre os Rios Rachadel e Três Riachos até o ponto culminante do Morro do Firmiano, dali segue por uma linha seca até a foz do Rio Negro, subindo pelo mesmo até a sua nascente, onde segue por uma linha seca até a cabeceira mais alta do Rio Serraria, na Serra de Santa Filomena.
CLIMA:
Segundo Koepen, o clima é classificado como temperado-úmido, sem estação seca, com ocorrências de geadas ocasionais nos meses de junho a agosto. A temperatura média é de 19,9 graus centígrados e a precipitação total anual entre 1.700 e 1.799 milímetros. O regime pluviométrico é considerado iso-úmido, sendo as chuvas bem distribuídas durante todo o ano.
CULTURA
ASPECTOS CULTURAIS:
As tradições culturais do povo antoniocarlense, principalmente as que tiveram suas raízes na colonização alemã, atravessaram o tempo. Algumas se perderam nesse caminho, por falta de incentivos, outras se mantiveram presentes no seio da comunidade. Muito comum ainda, no interior do municipio, o uso da língua alemã (o dialeto hunsrück) em família. O processo de aprendizagem passa de pai para filho, do filho mais velho ao filho mais novo. Na sociedade em geral, o costume foi abolido, por questões que se arrastam desde a época da segunda guerra mundial, quando houve perseguição aos alemães, sufocando desde então esta aprendizagem. A culinária, rica em preparo de pratos à base de carnes, passou de geração em geração, tendo sido preservada também, pela influência da realização de muitas festas, principalmente as religiosas, sendo estes eventos, os que proporcionaram sempre maior oportunidade de encontro e diversão no município.
LAZER:
No descanso semanal, o trabalhador do campo, além de sua oração, costuma divertir-se agrupando-se na comunidade onde reside. Os campos de futebol, conseguem reunir grande fatia dos moradores, onde os festivais esportivos acontecem com muita frequência. Os jogos de mesa, como baralho e dominó, completam a diversão vespertina dos homens mais idosos. Os jovens se encontram nas domingueiras e bailes, promovidos pelas sociedades e clubes.
FOLCLORE:
Frequêntemente são promovidas festas no estilo alemão, com a finalidade de preservar as tradições culturais relacionadas ao folclore do municipio, tendo sido fundado em 1990, na localidade de Santa Maria, o Grupo Folclórico "Hunsrück Volks Tanze Grupe von Antônio Carlos" cujas apresentações se realizam em festas populares, dentro do município e até mesmo em comunidades vizinhas.(1)
Links interessantes:
Se você quer se aprofundar sobre o município e conhecer melhor suas particularidades, conheça:
"Alto Biguaçu - Narrativa Cultural Tetrarracial" do Padre Raulino Reitz.
Co-edição: Editora Lunardelli e Editora da UFSC, 1988 - 584 páginas.
________________________
(1) Texto gentilmente cedido pela Biblioteca Municipal de Antônio Carlos.