Biografia de Rogério Meurer

Rogério Meurer

No dia 14 de janeiro de 1988, Rogério Meurer saiu da cidade de Rio do Sul, situada no vale no Itajaí em Santa Catarina deixando familiares, amigos e a indústria de caldeiras H. Bremer & Filhos Ltda no qual trabalhava há nove anos. Pediu demissão no mês de dezembro de 1987, pois recebeu uma proposta de emprego da Ilco Minas Ltda, empresa onde já havia feito manutenção em 1987 na caldeira em que a própria H. Bremer havia vendido.

Seguiu por quase 1.800 Km de distância entre Rio do Sul e Brasilândia de Minas, município de João Pinheiro-MG (situado no noroeste mineiro, entre Belo Horizonte-MG e Brasília-DF). Junto foi a esposa Maria Gorete Meurer e os filhos Patrícia Meurer e Dion Meurer para a nova empresa, onde iria desempenhar importante trabalho junto com seus colegas Nicolau Frederico Kempf, Antônio Braga da Silva e André Kich.

À custa de muito trabalho, esforço e perseverança a ergueram, deixando a Fuchs Agro Brasil Ltda (antes denominada Ilco Minas Ltda) com sua matriz, a Fuchs Gewürz GmbH situada na Alemanha, ser considerada a segunda maior indústria de tempero do mundo. Na época chegou a ser considerada a maior produtora individual de cebola para industrialização desidratada em flocos e em pó e de pimentão doce, que é desidratado e transformado em Páprika (corante). Nesta empresa Rogério desempenhou papel muito importante, pois a empresa tinha até 1988: 6 pivôs centrais de área irrigada e em 1992 já haviam 11 pivôs, para o cultivo de produtos horticolos como pimentão doce, pimentão jalapeña, yolowonder, cebola, salsa, coentro, cominho, tomilho e manjericão. Utilizavam maquinário muito sofisticado como os tratores Müller TM-31 (considerado os maiores tratores do mundo), colhedeira de cebola e dois secadores alemães da marca Binder, os mesmos utilizados pela Nestlé na Suíça, sendo que os painéis de controle e comando dos secadores eram feitos pelo Rogério Meurer aqui no Brasil.

Rogério numa plantação de pimentões.

E Rogério era o responsável por toda a área de projetos, execução e manutenção de redes hidráulicas, elétricas, primárias e secundárias, subterrâneas e aéreas, fabricação de painéis de controle para os pivôs centrais. Sistema de geração de vapor com capacidade de 22.500 Kvh e o tratamento dos mesmos. Em 23 de setembro 1992 nasce a mineirinha Rafaella Meurer, sua filha caçula na cidade de Patos de Minas-MG. Em janeiro de 1993 sai o sócio Sr. Kempf mudando-se a gerência da empresa no Brasil para o seu colega Sr. Kich. Com a mudança e o passar dos tempos Rogério passou a ficar insatisfeito com o sistema da empresa. Em dezembro de 1994 sua filha Patrícia Meurer casa-se com Fernando André Gonçalves em Patos de Minas-MG. Em janeiro de 1995 Rogério sai da Fuchs Agro-Science do Brasil e passa a executar serviços autônomos para a mesma.

Rogério também fez e faz até hoje parte da história da cidade, pois foi ele quem lutou até conseguir fundar o Rotary International na cidade, sendo o primeiro presidente a ser eleito em maio de 1995. Rogério como presidente do Rotary e sua esposa como Presidente da Casa da Amizade lutaram muito pra ajudar as pessoas mais necessitadas na cidade e região, principalmente enviando as que sofriam de deficiência visual para a clínica de olhos na cidade de Patos de Minas-MG. Também organizavam muitas festas beneficentes e jantares dançantes com o objetivo de arrecadar verbas para ajudar os mais carentes.

Pivô Central irrigando a plantação.

Em dezembro de 1995 Rogério muda-se para Patos de Minas-MG onde em fazendas produtoras de grãos passou a executar serviços autônomos de manutenção em pivô central, projetos elétricos e hidráulicos e construção de painéis de controle para o Sr. Inácio Carlos Urban, um dos maiores produtores de sementes de soja do Estado de Minas Gerais. Passou boa parte de seu tempo fazendo seus projetos em casa e que depois os executava nas fazendas sempre obtendo sucesso e confiança de todos pelo seu trabalho.Seu sobrinho Sidnei Elíbio em março de 1998 sai de Blumenau-SC e vem para Patos de Minas para o auxiliar, pois estava com muito serviço devido a qualidade do trabalho e os planos de montar uma empresa de assistência técnica até julho daquele ano.

Na data de 31 de maio de 1998, Rogério em sua hora de descanso na Festa Nacional do Milho em Patos de Minas, assistindo ao final do campeonato de rodeio com esposa, filhos, sobrinho e genro, repentinamente sofreu uma parada cardíaca e ao chegar no Hospital São Lucas não resistiu e veio a falecer.

"Só existe uma forma de se conformar com a perda de um pai, é colocando Deus no coração. No começo sentimos a perda e com o passar do tempo ficam as lembranças e a saudade".

Painel de controle fabricada por Rogério

Rogério Meurer

* 07.09.1952 - SC

† 31.05.1998 - MG

Rogério Meurer, filho de Osvaldo Estefano Meurer, neto de Pedro José Meurer, bisneto de José Meurer e trineto do alemão Matthias Meurer.

Por: Dion Meurer

Março de 2001, Patos de Minas - MG.