Biografia de Antônio Olinto Meurer

Antônio Olinto Meurer, filho de Frederico Meurer e Elisabetha Sparrenberger Meurer, nasceu em Montenegro - RS, localidade de Bom Jardim, no dia 26 de abril de 1902. É o quinto filho de uma família de 10 irmãos, composta de 4 mulheres e 6 homens. Olinto é neto de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil em 14 de agosto de 1858 e se fixaram em Bom Jardim, interior de Montenegro, localidade muito próxima onde hoje está instalado o Pólo Petroquímico do Rio Grande do Sul.

Participou da revolução de 1924 que chegou até São Paulo e também da Coluna Prestes.

Casou em 25 de setembro de 1926 com Olga Böhm, filha de Henrique e Francisca Böhm. Da união matrimonial nasceram 9 filhos: João Deoclécio, Ilton Frederico, Pedro Cilon, Erna Catarina, Elza Elisabetha, Maria Herta, Amaro Adair, Ana Edith e Elzira Terezinha.

Após o casamento residiu em Montenegro até final da década de 20 e também de agosto de 1943 a junho de 1945. A maior parte de sua vida, entretanto, foi em Rio Pardo - RS.

ATIVIDADES PARTICULARES: Orizicultor; Construtor Civil Licenciado; Oleiro; Empresário do Transporte Coletivo.

ATIVIDADES SOCIAIS: Sócio Benemérito do Clube Recreativo Esperança, Arroio das Pedras - Rio Pardo - RS, onde foi presidente por 4 anos, tendo construído a primeira fase da atual sede social; Sócio do Clube Literário e Recreativo; Sócio Fundador das seguintes entidades: CTG Rodeio da Saudade; Cooperativa Agrícola Pastoril de Rio Pardo Ltda; Círculo Operário Riopardense; Sociedade Recreativa Rio Pardo - Taquari; Lions Clube de Rio Pardo; Sócio da Irmandade de Caridade do Senhor Bom Jesus dos Passos, entidade mantenedora do Hospital da cidade.

ATIVIDADES PÚBLICAS: Vereador eleito para três legislaturas: 1952/55, 1956/59 e 1964/67; Prefeito municipal substituto, de 27 de dezembro de 1954 a 31 de dezembro de 1955. Observação: era Presidente da Câmara Muinicipal de Vereadores quando o Prefeito renunciou ao cargo e o Vice-Prefeito não quis assumir; Prefeito Municipal eleito para o período 1960/63; Suplente de Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, na legislatura 1962/65, tendo assumido o cargo interinamente em 1965.

PRINCIPAIS OBRAS PÚBLICAS: Durante os dois períodos em que esteve governando o município de Rio Pardo - RS, entre as principais obras de sua administração merecem destaque as seguintes: Construção da Usina Elétrica Municipal; Construção de 55 Escolas Municipais; Extensão da Rede de Água Potável aos bairros Boa Vista, Bonfim, Vila Nossa Senhora e Praia dos Ingazeiros; Extensão da Rede de Energia Elétrica para diversos bairros da cidade; Melhoria da iluminação pública; Melhoria e aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários; Eletrificação Rural nos distritos de Passo do Sobrado, Rincão del Rey e Aldeia de São Nicolau.

HONRARIA DO PAPA: pelas boas causas em benefício de obras da Igreja Católica e especialmente pela construção do Seminário, Olinto Meurer foi agraciado pelo Papa João XXIII.

CIDADÃO HONORÁRIO DE RIO PARDO-RS: pelos revelantes serviços prestados à comunidade por este montenegrino de nascimento mas riopardense por opção, a Câmara Municipal de Rio Pardo, em sessão solene ocorrida no ano de 1977, concedeu-lhe o título de Cidadão Honorário de Rio Pardo - RS.

Antônio Olinto Meurer estava viúvo há quase 21 anos (sua esposa Olga havia falecido em 02 de agosto de 1969) e faleceu em Rio Pardo, em 20 de abril de 1990, seis dias antes de completar 88 anos de idade. Seus descendentes são 9 filhos, 29 netos, 50 bisnetos.

Antônio Olinto Meurer

* 26.04.1902

† 20.04.1990

Antônio Olinto Meurer, filho de Frederico Meurer, neto do alemão Nicolaus Meurer e bisneto de Simon Meurer.

Por: Amaro Adair Meurer

Maio de 2001