PÁGINA EM CONSTRUÇÃO
O mundo como nós conhecíamos está mudando radicalmente , dando lugar a uma nova realidade. Mudanças radicais na forma de produzir e consumir estimula uma nova ordem econômica e financeira e isto muda radicalmente também o modo de se fazer política.
Para as elites dominantes existem três formas básicas de pensamento e entre as três pensamentos intermediários: EXTREMA EXTREMA DIREITA - DIREITA - CENTRO - ESQUERDA - EXTREMA ESQUERDA
Na realidade são formas de domínio do ser humano pelo ser humano e nisso não tem nada de humano.
PARA NÓS QUE SOMOS A PARTE FRACA DA QUESTÃO EXISTEM SÓ DUAS REALIDADES
OS DOMINANTES E OS DOMINADOS.
POR MOTIVOS BEM POLÍTICOS E POUCO HUMANOS NÓS SOMOS ROTULADOS PARA SEGUIR O QUE NOS DITAM, NÃO TEMOS ESCOLHAS, APESAR DE SERMOS A MAIORIA. POUCAS CABEÇAS CONTROLAM O TODO, ESCRAVIZAM A MAIORIA NA BUSCA DO PODER E DO DINHEIRO.
O choque de duas civilizações.
Uma que se encontra exaurida e outra que inicia uma nova jornada sob novas perspectivas lógicas que se formaram nas imposições sociais na linha do tempo.
O período de transição que está acontecendo neste momento em todo o planeta marcado por extrema ruptura social, assim como descontroladas oscilações econômicas, choques seccionais, tentativas de secessão, subversão, desastres tecnológicos, turbulência política, violência,guerra e ameaça de guerra. Num clima de desintegração de instituições e valores, demagogos e movimentos autoritários á procura do poder. Nenhuma pessoa inteligente pode mostrar tranquilidade em relação ao que está acontecendo. O choque de duas civilizações apresenta perigos titânicos. Que espécie de civilização está tomando forma ?
Página 340 do livro A Terceira Onda
Os prossumidores
Implícita nesta abordagem há outra síntese a um nível mais profundo. Isto envolve toda a relação econômica das pessoas com o mercado, independentemente de que este mercado seja capitalista ou socialista na forma. Ele nos força a perguntar quanto tempo e trabalho de qualquer indivíduo devem ser dedicados à produção e quanto ao prossumo; Isto é, quanto ao trabalho por pagamento na praça do mercado em confronto com o trabalho para si mesmo.
A maioria das populações da primeira onda foram atraídas para o sistema do dinheiro. Eles foram mercandizados. Mas ao passo que a miserável renda monetária que ganham os povos mais pobres do mundo possa ser vital para as suas sobrevivências, a população para trocas fornece apenas parte de sua renda: O prossumo fornece o resto.
A terceira onda encoraja-nos a olhar esta situação também de um modo novo. Em país atrás de país, milhões estão desempregados. Mas é o emprego total nestas sociedades um alvo realista ? Que combinação de normas podem possivelmente, dentro de nosso período de vida, fornecer empregos de tempo integral para todos estes crescentes milhões ? É a própria ideia do próprio desemprego um conceito da segunda onda a que aludiu o economista sueco Gunnar Myrdal ?
Uma afirmação baseada na atual realidade:
O prossumo pode ser visto como uma força positiva muito mais do que como um lamentável resíduo do passado.
O prossumo vem a ser a chave perdida para a sobrevivência de milhões.
A terceira onda projeta uma nova luz dramática em toda a relação das atividades de mercado para as atividades de não mercado, em todas as sociedades do futuro. Também eleva interesses não econômicos e não tecnológicos para um grau de importância primordial. Nos faz olhar a educação com novo olhar. A educação, capital para o desenvolvimento. Mas que educação ?
Desafia a ideia, da segunda onda, de que a educação tem lugar em uma sala de aula. Hoje precisamos combinar aprendizado com trabalho, com luta política, serviços sociais e mesmo lazer. Nossa pressuposições convencionais sobre educação precisam ser refeitas, reexaminadas. Precisamos mudar nossos parcos conceitos que aludem em desastres sociais de violência.
Uma melhor nutrição levará provavelmente levantará o nível de inteligência e competência funcional, aumentará a energia e motivação.
O que está acontecendo não é apenas uma revolução tecnológica, mas sim a vinda de uma civilização inteiramente nova no mais completo sentido. Se olharmos para trás, pelo terreno que percorremos, encontramos mudanças profundas e frequentemente paralelas em muitos níveis simultaneamente. A consequência não é só a desintegração da velha sociedade, mas também a criação dos fundamentos para a nova.
INFLAÇÃO + RECESSÃO + PROBLEMAS POLÍTICOS + PROBLEMAS SOCIAIS + VIOLÊNCIA + CRIME ORGANIZADO +ROUBO DOS COFRES PÚBLICOS + CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA + PREÇOS ABUSIVOS + TRANSITO CAÓTICO + CIDADES POLUÍDAS + ALIMENTAÇÃO INADEQUADA + FALTA DE OPORTUNIDADES + EDUCAÇÃO DE BAIXA QUALIDADE +ATENDIMENTO DE BAIXA QUALIDADE NA SAÚDE.
Na época em que foi criada, no governo Getúlio Vargas, era uma garantia de aposentadoria mas hoje é uma certeza de que muitos não irão se aposentar com a aposentadoria justa.
O fundo social do trabalhador já foi mexido várias vezes, o que é proibido por lei.
O salário mínimo quando foi criado era piso salarial e hoje se tornou teto com a exploração da mão de obra operária.
Escolas técnicas e faculdades particulares por ganancia mal formam quantidades imensas de profissionais que ao chegarem ao mercado de trabalho não encontram colocação com o salário real da categoria. Trabalham a troco de baixos salários a título de trainees ou aprendizes de algo que não aprenderam na faculdade. Um formado não é um estagiário.
VOCÊ VAI ESPERAR SENTADO AS COISAS PIORAREM PARA TOMAR UMA ATITUDE ?
Seríamos hipócritas se estivéssemos falando dos erros sem apresentar uma solução lógica e a nossa é de iniciativa privada e funciona muito bem.
Um projeto simples que nasceu das dificuldades sociais que travam a nossa existência e enriquece os corruptos e ladrões.
Porque viver como empregados quando podemos ser empresários empreendedores ?
Sim, foi isto mesmo que escrevi, podemos ser empresários empreendedores e acabar com a maioria dos problemas sociais que nos negam qualidade de vida.
Governos por mais que queiram, pois na maioria dos casos eles não querem, não podem dar tudo a todos, eles apenas nos controlam com engodos.
Entra e sai governo e nós continuamos com os mesmos problemas pois o sistema está permitindo a continuidade dos ladrões e corruptos no poder.
O QUE ESTÁ ERRADO NA GESTÃO DO PAÍS ?
O Brasil é o país que mais arrecada impostos no mundo e o que mais faz leis para não serem cumpridas. Possui uma das mais corruptas classe política do mundo.
No dia a dia enfrentamos mega problemas que torna a vida um desafio, uma neurose contínua. Muitos projetos de vida terminaram por causa de todos os problemas que passamos.
Quem é o mundo ? O mundo somos nós mesmos, os problemas do mundo somos nós. Ainda tem dúvida ?
O sistema político está errado, é caduco, serviu a um propósito e agora não serve mais. É centralizador, ditatorial, viciante e corrupto, é uma classe a parte da maioria da sociedade. É contínuo porque mesmo se quiséssemos votar em gente nova a base viciada dos partidos corromperiam o novo político. Não existem novas ideias na política atual.
Quando uma mão ou um pé gangrena é necessário cortar.
Chegamos neste limite infelizmente.
O custo eco social é muito alto para quem produz porque somos as vítimas de nosso próprio esforço para sobreviver no sistema capitalista.
AS DIFERENÇAS MARCANTES ENTRE A AUTO GESTÃO COMPARTILHADA E OS CAPITALISMOS
Os capitalismos em 300 anos de existência provocaram a instabilidade sócio econômica, escravizaram a maioria das populações mundiais.
Os que viviam estáveis nos campos foram seduzidos com promessas falsas de riqueza e levados às cidades para servirem de mão de obra barata para as finalidades da produção em massa. No início eram obrigados a trabalhar a força mas com a criação dos sindicatos vieram os salários irrisórios, um "cala a boca". Insentivavam o crescimento demográfico para renovar a mão de obra. Este sistema arcaico ainda prevalece até hoje, somos os consumidores da nossa própria produção mas o lucro vai para os bolsos dos capitalistas. O ensino é todo direcionado aos interesses capitalistas, temos sempre um impecílio econômico que nos impedem de crescer e nos libertarmos do jugo do capitalista.
Quando me refiro a capitalismos é elucidando que capitalismo de estado é o que chamam de comunismo, não passa de um neo socialismo anti democrático pois escraviza os seres humanos da mesma forma que o capitalismo que ,chamam de extrema direita, escraviza pelo capital. Mark não acabou o seu livro que foi usado como forma de tanger as pessoas assim como os nazistas usaram a Bíblia na segunda guerra.
Nós que estamos no meio da disputa pelo poder, destes dois sistemas alienantes, é que sofremos o assédio social destes dois grupos beligerantes. Controlam nossas mentes e nos usam como massas de manobras, somos os soldados das suas guerras, somos os cadáveres de suas guerras, enquanto curtem a vida longe dos tumultos urbanos. Somos números nas lápides, não temos nomes, somos peças de reposição em uma máquina faminta de riquezas à custa de sangue alheio.
As consequências sentimos em nossas peles, em nossos corpos literalmente. Nossas cidades imersas em poluição de todos os tipos, superpopulação, violência, stress, doenças mentais, diabetes, endemias, má alimentação, trânsito caótico, crimes, custo de vida muito elevado, impostos absurdos, corrupção política, falta de tudo que é básico para viver. A megalópole está estrebuchando, falindo junto com o capitalismo, com o industrialismo e com o consumismo.
A AUTO GESTÃO COMPARTILHADA
Criamos um sistema alternativo capaz de suprir todas as necessidades primarias de sobrevivência e proporcionar conforto e economia para o grupo através da eco indústria, o que modernamente chamamos de prossumo (Produzir para consumir) .
Teorias à parte este sistema já funciona em um país onde todos se ajudam, todos compartilham as tarefas sociais e econômicas, estamos nos referindo à Suécia, o único país do mundo a pular na frente com relação à evolução social. Na Holanda as pessoas se ajudam por uma série de motivos sociais e econômicos.
A base arquitetônica do sistema é a terra para plantar, criar e implantar as eco indústrias e isto só é possível com a participação do grupo que compartilha o capital gerado com os títulos de sociedade para iniciar as instalações necessárias.
Depois de um certo tempo o sistema se auto financia gerando o próprio capital.
Na auto gestão compartilhada nós somos os donos e o lucro é dividido igualmente, nós produzimos e industrializamos com custos baixíssimos. Tudo o que produzirmos e consumirmos dentro dos nossos territórios não estarão sujeitos a impostos, como nossos alimentos, móveis, roupas, calçados, energia, água e esgoto.. O único imposto será o imposto territorial. Não pagaremos aluguel pois os imóveis serão de nossa propriedade, se quisermos aumentar ou diminuir as casas isto será possível sem obras pois serão modulares.
Dentro dos territórios toda uma estrutura social como hospital, escolas, faculdades, teatros, bibliotecas, auditórios, lojas de utilidades onde os produtos serão repassados a custo de fábrica. Não haverá circulação de moeda e sim créditos e débitos para produtos vindos de fora. Não haverá especulação, inflação, desemprego, nos alimentaremos mais, seremos mais saudáveis e com isso menos possibilidades de contrair doenças.
Teremos um horário de produção bem flexível baseado em pesquisas, seis turnos de quatro horas, teremos tempo para viver, estudar, praticar esportes, atividades culturais. Teremos dois dias inteiros na semana para o lazer, "Um admirável mundo novo".
Acha tudo isso utópico ? Utopia real é a vida que vivemos hoje, vítimas de um capitalismo irracional que escraviza, destrói e mata em nome da ganancia. Se não mudarmos nossos conceitos seremos escravos eternos reclamando da situação. Governos não podem dar tudo a todos mas em grupo podemos nos organizar para viver.
E no nosso caso não existem vertentes, direitas, centros ou esquerdas estão mancomunadas na alternância do poder.
Precisamos com urgência urgentíssima, tornar o voto não obrigatório, descentralizar o poder dando autonomia ao voto distrital, autonomia ao município e ao estado na gerência do país, desonerar o governo federal para que se preocupe só com problemas federais. Acabar com os cabides de empregos, com as politicagens, político não é profissão, é serviço temporário. é necessário respeitar o povo que é o dono.
Não se iludam pois a escravidão ainda existe disfarçada de democracia e nos usam de forma que não percebamos.Como democracia se o voto é obrigatório ?
Como democracia se o poder é centralizado ?
Se você acredita ainda que a atual política pode fazer algo pelo povo, desculpe mas você está fora do tempo e fora da realidade. Acorde pois a próxima vitima fatalmente será você.
A OCORRÊNCIA DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO HUMANO
Serão as mudanças da terceira onda o fim da amizade, do amor, da confiança, da comunidade e do carinho ?
As maravilhas eletrônicas tornarão as relações humanas ainda mais vazias e indiretas do que já são ?
Realmente está existindo um colapso psicológico visível, palpável. Mas o que está acontecendo e porque ?
De fato o que ocorre é que existe uma reação invisível ainda mas detectável da derrubada da psicosfera, infosfera e tecnosfera da segunda onda.
Nos países prósperos notamos os índices de suicídio juvenil, alcoolismo, depressão psicológica generalizada, vandalismo e crime. Nossos hospitais em suas salas de emergência notamos a frequência de atendimentos por fumantes de maconha, consumidores de anfetaminas, viciados em cocaína, isso sem falarmos nos que sofrem colapsos nervosos. Serviços sociais e indústrias de saúde prosperam em todos os lugares. Passamos por grave stress emocional. Nenhum de nós está livre de desordem mental.
Não podemos afirmar que as sociedades anteriores fossem exemplos de sanidade mas algo devastador está acontecendo atualmente. Os nervos estão no fio da navalha, o que assistimos é violência pura, uma guerra não declarada mas existente. Pessoas aos milhões estão enojadas e revoltadas ao máximo. Além disto somos assaltados por um exército de viciados e anômalos de toda espécie. Não me refiro às classes mais pobres ou miserável e sim às de melhor poder aquisitivo. O que uns procuram nas drogas outros procuram na religião querendo trocar algo material por um estado de consciência que aparentemente lhes tragam a paz que não existe.
A terceira onda trás consigo os fragmentos maiores da segunda que com o tempo se fragmentarão ainda mais até ao desaparecimento e isto demandará de tempo e nível de evolução constantes. Estaremos entrando na quarta onda evolutiva quando os últimos fragmentos da segunda estarão se diluindo.
São vários os fatores que interferem diretamente na formação de uma psicosfera, eles se interagem formando redes neurais determinantes. É uma mistura de fatos e ações históricas que modificam hábitos e mudam conceitos e nenhum deles segue a mesma filosofia, por isso existem os conflitos sociais. Todos estes acontecimentos juntos acabam formando um tipo de opinião mais ou menos organizada que dependem de leis para que exista uma certa ordem