Tenho alertado incansavelmente as pessoas para o fato do estrangulamento social que está ocorrendo em face de uma economia centralizada visando o enriquecimento de alguns em detrimento do direito à vida de outros. Nós somos o meio que usam para enriquecer.
CAPITALISMO DE ESTADO
Alguns países o adotam no mundo se dizendo socialismo democrático mas por trás são regimes totalitários.
O estado é dono de toda a produção e simplesmente usa trabalho semi - escravo como mão de obra. Os cidadão não possuem bens imóveis que pertencem ao governo.
O QUE É CAPITALISMO ?
A definição que encontramos na net é a seguinte:
Sistema econômico de mercado, com ou sem influência forte do Estado, que valoriza o capital, seja ele capacidade gestora, mão de obra ou o dinheiro, em empreendimentos privados, buscando, através do atendimento às necessidades do próprio mercado, um excedente para que se atenda às individuais;
Existe uma guerra invisível por trás dos bastidores feita por quem quer ficar no poder político e social e nós somos as vítimas pois o objetivo é continuar nos escravizando. Um jogo muito bem jogado por quem detém e centraliza o poder. Existe um gargalo que nos prende ao sistema, quando a pressão sobe eles abrem e quando relaxamos eles voltam a usar as mesmas práticas para nos prender ao sistema.
Alguns de nós ficam bem acuados quando passam a entender a trama mas por ter que continuar a viver e não pensarmos em nenhuma solução lógica nos deixamos levar no turbilhão.
O ceticismo e o acomodamento só vão piorar a nossa situação, principalmente para os que já estão conscientes dos efeitos devastadores que vão contra tudo que projetamos para nossas vidas.
A solução lógica que descobri está em nós mesmos porque somos nós o sustentáculo da sociedade como um todo, nós produzimos e nós consumimos portanto somos nós que fazemos acontecer as coisas. Somos explorados por aqueles que realmente detém o capital e nos assimilam como máquinas de produzir e consumir para eles ficarem com o lucro real e aumentar mais o poder de dominar
CONSEQUÊNCIAS
Ambos os sistemas arcaicos e alienantes visam dominar as pessoas, um pela força e opressão e o outro pelo poder do dinheiro ou capitalismo.
O mundo está mudando com o advento da internet, nos comunicamos com mais velocidade em tempo real. As pessoas estão tomando conhecimento de suas realidades, não mais estão aceitando serem usadas como simples números em ambos os casos, estão querendo participar diretamente dos lucros pois sabem que isso significa viver bem, com mais conforto e liberdade.
Embora tenham o conhecimento desta realidade, ainda não possuem a condição de concretizar os desejos pois além de não conhecerem como estruturar um negócio não possuem o capital necessário para isso.
O custo eco social é muito alto para quem produz porque somos as vítimas de nosso próprio esforço para sobreviver no sistema capitalista seja ele de estado ou não.
CONSEQUÊNCIAS PARA O PLANETA E PARA AS NOSSAS VIDAS
A destruição gradual e ininterrupta do sistema ecológico planetário está se processando movida pela ganancia do capitalismo exacerbado, por uma gente sem escrúpulos que visa só a própria existência mas na verdade estão se auto destruindo pois não terão para onde ir quando as coisas ficarem piores.
Temos que tomar as rédeas para inverter as coisas, temos que mudar nossos métodos e conceitos de viver optando por sistemas renováveis que não destrua o nosso habitat e se não iniciarmos logo pode ser tarde demais para nossos filhos e netos.
O custo da corrupção no Brasil de 1985 para cá já é de trilhões e aumentando.
Analisando...
O capitalista é uma pessoa que investe o seu capital para produzir com ou sem influencia forte do estado.
Para produzir ele precisa de mão de obra que não é capitalista e esta mão de obra somos nós.
O empreendimento do capitalista é só dele ou de um grupo de capitalistas com finalidade de lucro portanto é de iniciativa privada e não tem finalidade social, só econômica.
Só uma pequena parcela do lucro é repassada para a mão de obra e para o imposto de renda, o capitalista fica com a maior parte dos lucros.
Para a maioria de nós é quase impossível obter lucros sozinhos pois para isso teremos que ter estrutura mercantil, ou seja: instalações, máquinas e algum capital para custear a produção, uma pessoa para gerir a publicidade, um departamento de vendas, um analista de marketing, enfim toda uma estrutura cara que a maioria de nós não tem....
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO SÓCIO ECONÔMICA
Nós tínhamos só duas escolhas porque já existe um sistema, que não é nenhum das duas, com justiça social que respeita o valor das pessoas e oferece a oportunidade de viver bem melhor e com conforto na iniciativa privada.
Podemos passar a usufruir do que o capitalista usufrui, o lucro da produção dividido com a mão de obra igualmente sem darmos a parte do leão.
Se te disserem que isto é utopia pense, será que existe algo mais utópico do que a exploração humana ?
A SOLUÇÃO É O TERCEIRO SISTEMA OU AUTO GESTÃO COMPARTILHADA DO GRUPO.
Não é capitalismo e nem capitalismo de estado
Definitivamente sabemos que nenhum governo pode dar tudo a todos portanto se não fizermos por nós mesmos não conseguiremos ter uma vida só nossa, iremos sempre depender das promessas mentirosas dos governos.