PROJETOS DO ACES PVVC
PROJETOS DO ACES PVVC
Nome do Projeto: Ligue Antes, Salve Vidas
Responsável: Direção Executiva do SNS
Resumo: A implementação do Projeto Piloto "Ligue antes, salve vidas" tem por objetivo principal minimizar as situações de excesso de procura de cuidados e o encaminhamento adequado dos utentes, reduzindo a utilização inapropriada dos cuidados de saúde primários e hospitalares. Este projeto foi implementado no ACeS PVVC a 24 de maio de 2023 como resultado da articulação entre ACeS, Centro Hospitalar, DE-SNS, SPMS, INEM e SNS24, estando em permanente monitorização para ser optimizado de acordo com os resultados obtidos. O projeto inclui medidas no âmbito da literacia em saúde, que pretendem reforçar a utilização preferencial do contacto com o SNS 24 como entrada no SNS, permitindo aumentar a satisfação dos utentes e profissionais, pela possibilidade de organização e gestão dos serviços de saúde disponíveis para a resposta à doença aguda, através de um encaminhamento adequado: autocuidados em domicílio, consulta aberta em cuidados de saúde primários (com consulta agendada no mesmo dia ou no dia seguinte) e Serviço de Urgência (SU).
Nome do Projeto: Plano Local de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde - Época de Verão
Responsável: Cristiana Silva (Unidade de Saúde Pública)
Resumo: Com o aumento das temperaturas decorrentes da primavera/verão, podem verificar-se efeitos graves na saúde da população, como desidratação e descompensação de doenças crónicas. Além destas, esta época do ano também é propícia a afogamentos e toxinfeções alimentares, ao aumento da circulação de vetores, como mosquitos, e a incêndios. Por estes motivos, prevê-se que a morbilidade associada a estes eventos possa levar a um aumento da utilização dos serviços de saúde.
Como tal, revela-se premente o desenvolvimento de um plano de contingência, alinhado com o Referencial Técnico Verão 2023 da DGS e de acordo com o constante no Despacho nº 4765/2023, de 20 de abril.
Este plano tem por finalidade prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor extremo na saúde da população em geral e dos grupos vulneráveis em particular.
Nome do Projeto: Plano Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde - Época de Inverno 2023/2024
Responsável: Cristiana Silva (Unidade de Saúde Pública)
Resumo: A ocorrência frequente de temperaturas baixas e a incidência de doenças do foro respiratório no outono/inverno podem conduzir a um aumento da procura dos serviços de saúde. A duração e magnitude do frio intenso, as características associadas aos indivíduos e aos edifícios, entre outros, são fatores preponderantes para o desenvolvimento de doenças e com real impacto na saúde. Por estes motivos, prevê-se que a morbilidade associada a estes eventos possa levar a um aumento da utilização dos serviços de saúde.
Como tal, revela-se premente o desenvolvimento de um plano de contingência, alinhado com o Referencial Técnico Verão 2023 da DGS e de acordo com o constante no Despacho nº 4765/2023, de 20 de abril.
Este plano tem por finalidade prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo na saúde da população em geral e dos grupos vulneráveis em particular.
Nome do Projeto: Caraterização sociodemográfica da população de etnia cigana: avaliação do grau de literacia em relação aos direitos/deveres e conhecimentos sobre os serviços de saúde
Responsável: Maria Otília Silva Reis (Unidade de Saúde Pública)
Resumo: No âmbito da promoção da literacia em saúde, bem como a estratégia nacional para a integração da comunidade cigana, surge o Projeto de Estudo Exploratório: “caraterização sociodemográfica da população de etnia cigana: avaliação do grau de literacia em relação aos direitos/deveres e conhecimentos sobre os serviços de saúde”, que será realizado no âmbito das actividades da Unidade de Saúde Pública PVVC. Tem como objetivo medir e avaliar o grau de literacia da população de etnia cigana no sentido de se construir um diagnóstico inicial desta população. A finalidade do projeto é capacitar a população de etnia cigana a conhecer e compreender os seus direitos/deveres e tomada de decisões esclarecidas quando recorrem aos cuidados de saúde. A equipa responsável pelo estudo tem na coordenação a Socióloga Maria Otília Silva Reis e a Professora Doutora Teresa Sarmento Henriques, investigadora júnior no CINTESIS (FMUP). A supervisão no terreno é realizada pelo Dr. Luís Castro Coordenador da USPPVVC. Conta com a colaboração dos Elos de ligação da comunidade: - “Associação Tecto; Associação Beneficente Póvoa de Varzim; Santa Casa Misericórdia de Vila do Conde; Segurança Social da Póvoa de Varzim e, futuramente, a Câmara Municipal Póvoa de Varzim e Vila do Conde.