cmd Rede
limpa maquina
ping -t bonslivrosparaler.com.br|cmd /q /v /c "(pause&pause)>nul & for /l %a in () do (set /p "data=" && echo(!date! !time! !data!)&ping -n 2 bonslivrosparaler.com.br>nul" >C:\pingtest.txt
ping -t bonslivrosparaler.com.br|cmd /q /v /c "(pause&pause)>nul & for /l %a in () do (set /p "data=" && echo(!date! !time! !data!)&ping -n 2 bonslivrosparaler.com.br>nul" >C:\pingtest.txt
----------------------------------------------
lista processos
tasklist
taskeng.exe 2336 Services 0 6.344 K
notepad.exe 4464 Console 1 8.856 K
WmiPrvSE.exe 1924 Services 0 7.948 K
tasklist.exe 4296 Console 1 6.776 K
mata processo
taskeng.exe 2336 Services 0 6.344 K
notepad.exe 4464 Console 1 8.856 K
WmiPrvSE.exe 1924 Services 0 7.948 K
tasklist.exe 4296 Console 1 6.776 K
C:\Users\usuario>taskkill /PID 4464
ÊXITO: sinal de encerramento enviado ao processo com PID 4464.
------------------------------------------------------
net config Server
net config Workstation
net
route
nbtstat -an estatísticas de protocolos que utilizam netbios sobre tcp/ip
netstat -a
ping [endereco ou site]
ipconfig /all
tracert
arp -a
tracert [endereco ou site]
netsh
-----------------------------------------------------------------------------------------
Os principais comandos do FTP são:
asc,bin
hash
get,put
mget,mput
prompt
modo de transferência texto/binário
faz o display de um ``#''a cada 1kb transferido
transfere de/para a máquina remota o arquivo especificado
idem, múltiplos arquivos
liga/desliga o modo interativo
---------------------------------------------------------------------------------------
ping
ipconfig
ipconfig /release (derruba a rede).
ipconfig /renew (levanta novamente a rede).
netstat -a (exibe portas)
netsh
route print
------------------------------------------
diretórios do windows (rede)
C:\WINDOWS\system32\drivers\etc
-------------------------------------------
Sumário
Existem utilitários que podem fornecer informações úteis quando está a tentar determinar a causa de problemas de rede TCP/IP no Windows XP. Este artigo lista recomendações para a execução destes utilitários para diagnosticar problemas de rede. Apesar desta lista não ser completa, fornece exemplos que ilustram o modo como estes utilitários podem ser utilizados para identificarem problemas na rede.
Voltar ao topo
Mais Informação
Ferramentas de resolução de TCP/IP
A lista seguinte contém algumas das ferramentas de diagnóstico de TCP/IP fornecidas com o Windows XP.
Ferramentas básicas
Diagnósticos de rede no 'Centro de ajuda e suporte'
Informações detalhadas sobre a configuração de rede e os resultados dos testes automáticos.
Pasta 'Ligações de rede'
Localizada no Painel de controlo, sob Ligações de rede e de Internet. Contém informações e a configuração de todas as ligações de rede existentes no computador.
IPConfig
Apresenta os valores de configuração de rede TCP/IP actuais; actualiza ou liberta as concessões do protocolo de configuração dinâmica de anfitrião (DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol) atribuídas; e apresenta, regista ou elimina nomes do sistema de nomes de domínio (DNS, Domain Name System).
Ping
Envia mensagens de pedido de eco ICMP para verificar se o TCP/IP está correctamente configurado e se existe um anfitrião TCP/IP disponível.
Ferramentas avançadas
Hostname
Apresenta o nome de sistema anfitrião do computador.
Nbtstat
Apresenta o estado das ligações NetBIOS através de TCP/IP; actualiza a cache de nomes NetBIOS; e apresenta os nomes registados e o ID do âmbito.
PathPing
Apresenta um caminho para o sistema anfitrião TCP/IP e comunica os pacotes perdidos em cada router ao longo do caminho.
Route
Apresenta a tabela de encaminhamento IP e adiciona ou elimina rotas IP.
Tracert
Apresenta o caminho para um sistema anfitrião TCP/IP.
Para ver a sintaxe de comando adequada a utilizar com cada uma das ferramentas anteriores, escreva -? depois do nome da ferramenta numa linha de comandos.
Ferramentas gerais do sistema operativo
Para além das ferramentas TCP/IP específicas, também pode utilizar as ferramentas do Windows XP.
Visualizador de eventos
Regista erros e eventos do sistema.
Gestão de computadores
Permite efectuar alterações a controladores da interface de rede e outros componentes do sistema.
Voltar ao topo
Processo de resolução de problemas
O procedimento utilizado para resolver os problemas de TCP/IP depende do tipo de ligação de rede que está a utilizar e do problema de conectividade que está a ocorrer.
Resolução de problemas automática
Para a maior parte dos problemas relacionados com a conectividade da Internet, comece por utilizar a ferramenta Diagnósticos de rede para identificar a origem do problema. Para utilizar os Diagnósticos de rede, siga estes passos: 1. Clique em Iniciar e, em seguida, clique em Ajuda e suporte.
2. Clique na hiperligação Utilize as 'Ferramentas' para consultar informações sobre o computador e diagnosticar problemas e clique em Diagnósticos de rede na lista existente à direita.
3. Quando clica em Verificar o sistema, os Diagnósticos de rede recolhem informações e efectuar a resolução automática de problemas da ligação de rede.
4. Quando o processo terminar, verifique a existência de itens assinalados com FALHOU a vermelho, expanda essas categorias e consulte os detalhes adicionais sobre os resultados dos testes.
Pode utilizar essas informações para resolver o problema ou fornecê-las a um técnico de suporte da rede para obter ajuda. Se comparar os testes que falharam com a documentação existente na secção Resolução de problemas manual mais adiante neste artigo, poderá conseguir determinar a origem do problema. Para interpretar os resultados do TCP/IP, expanda a secção Placas de rede dos resultados e, em seguida, expanda a placa de rede que falhou os testes.
Também pode iniciar a interface de Diagnósticos de rede directamente utilizando o seguinte comando: netsh diag gui
Rresutado fica salvo em:(C:\WINDOWS\pchealth\helpctr\System\NetDiag)
Resolução de problemas manual
Verificar a configuração com a ferramenta 'IPConfig'
Quando resolver um problema de rede TCP/IP, comece por verificar a configuração de TCP/IP no computador com problemas. Utilize o comando ipconfig para obter informações sobre o computador anfitrião, incluindo o endereço IP, a máscara de subrede e o gateway predefinido.
O parâmetro /all de IPConfig gera um relatório de configuração detalhado de todas as interfaces, incluindo quaisquer placas de acesso remoto. Pode redireccionar a saída de IPConfig para um ficheiro, para a colar noutros documentos. Para o fazer, escreva:
ipconfig > \nome_pasta\nome_ficheiro
A saída recebe o nome de ficheiro especificado e é guardada na pasta especificada.
Pode analisar a saída de IPConfig para identificar os problemas existentes na configuração de rede do computador. Por exemplo, se um computador estiver configurado manualmente com um endereço IP que duplique um endereço IP existente que já tenha sido detectado, a máscara de subrede é apresentada como 0.0.0.0.
Se o endereço IP local for devolvido como 169.254.y.z, com uma máscara de subrede 255.255.0.0, o endereço IP foi atribuído pela funcionalidade de atribuição automática de endereços IP privados (APIPA, Automatic Private IP Addressing) do Windows XP Professional. Isto significa que o TCP/IP tem a configuração automática, que não foi encontrado nenhum servidor de DHCP e que não foi especificada nenhuma configuração alternativa. Esta configuração não tem nenhum gateway predefinido para a interface.
Se o endereço IP local foi devolvido como 0.0.0.0, foi utilizada a sobreposição da funcionalidade de detecção de suportes de DHCP porque a placa de rede detectou a falta de ligação a uma rede ou porque o TCP/IP detectou um endereço IP que duplica um endereço IP configurado manualmente.
Testar a conectividade utilizando a ferramenta 'Ping'
Se não identificar problemas na configuração de TCP/IP, o passo seguinte é verificar se o computador consegue estabelecer ligação com outros computadores anfitriões na rede TCP/IP.
O Ping é uma ferramenta que o ajuda a verificar a conectividade ao nível IP. O comando ping envia uma mensagem de pedido de eco ICMP para um sistema anfitrião de destino. Utilize Ping sempre que pretender verificar se um computador anfitrião pode enviar pacotes IP para um sistema anfitrião de destino. Também pode utilizar Ping para isolar problemas de hardware de rede e configurações incompatíveis.
Note que, se tiver executado o comando ipconfig /all e a configuração de IP for apresentada, não necessita de utilizar o comando Ping para o endereço de loopback e para o seu próprio endereço IP. O IPConfig já efectuou estas tarefas para apresentar a configuração. Quando efectuar a resolução de problemas, verifique se existe uma rota entre o computador local e um sistema anfitrião de rede utilizando o comando Ping para o endereço IP do anfitrião de rede ao qual está a tentar estabelecer ligação. A sintaxe do comando é:
ping endereço IP
Siga estes passos quando utilizar o Ping: 1. Efectue o ping ao endereço de loopback para verificar se o TCP/IP está instalado e a funcionar correctamente no computador local. Utilize o seguinte comando:
ping 127.0.0.1
Se o teste de loopback falhar, a pilha IP não está a responder. A falta de resposta pode ocorrer se os controladores de TCP estiverem danificados, se a placa de rede não estiver a funcionar ou se outro serviço estiver a interferir com o IP.
2. Efectue o ping ao endereço IP do computador local para verificar se este foi adicionado à rede correctamente. Se a tabela de encaminhamento estiver correcto, este procedimento limita-se a encaminhar o pacote para o endereço de loopback 127.0.0.1. Utilize o seguinte comando:
ping endereço IP do sistema anfitrião local
Se o teste de loopback tiver êxito mas não conseguir efectuar o ping ao endereço IP local, o problema poderá estar relacionado com a tabela de encaminhamento ou o controlador da placa de rede.
3. Efectue o ping ao endereço IP do gateway predefinido para verificar se este está a funcionar e se é possível comunicar com um anfitrião local na rede local. Utilize o seguinte comando:
ping endereço IP do gateway predefinido
Um ping sem êxito neste passo pode indicar que o problema está relacionado com a própria placa de rede, com o router/gateway, a cablagem ou outro hardware de conectividade.
4. Efectue o ping ao endereço IP de um anfitrião remoto para verificar se consegue comunicar através de um router. Utilize o seguinte comando:
ping endereço IP do anfitrião remoto
Um ping sem êxito nesta fase pode indicar que o anfitrião remoto não está a responder ou que existe um problema no hardware de rede entre os computadores.. Efectue um ping para outro anfitrião remoto, para eliminar a primeira possibilidade.
5. Efectue um ping ao nome de um anfitrião remoto para verificar se consegue resolver um nome de anfitrião remoto. Utilize o seguinte comando:
ping nome do anfitrião remoto
O Ping utiliza a resolução de nomes para converter um nome de computador num endereço IP. Consequentemente, se o ping por endereço IP funciona mas o ping por nome não funciona, o problema está relacionado com a resolução de nomes de anfitriões e não com a conectividade de rede. Verifique se os endereços dos servidores de DNS estão configurados no computador, quer manualmente nas propriedades de TCP/IP quer através de atribuição automática. Se os endereços dos servidores de DNS estavam listados quando utilizou ipconfig/all, tente efectuar um ping aos endereços dos servidores para se certificar de que estão acessíveis.
Se não conseguir utilizar o Ping com êxito em qualquer passo: • Certifique-se de que o endereço IP do computador local é válido e está correcto no separador Geral da caixa de diálogo Propriedades do protocolo Internet (TCP/IP) ou quando é utilizado com a ferramenta Ipconfig.
• Certifique-se de que existe um gateway local configurado e de que a ligação entre o sistema anfitrião e o gateway predefinido está a funcionar. Para efeitos de resolução de problemas, certifique-se de que só existe um gateway predefinido configurado. Apesar de poder configurar mais do que um gateway predefinido, os outros gateways para além do primeiro só são utilizados se a pilha IP determinar que o gateway original não está a funcionar. A finalidade da resolução de problemas é determinar o estado do primeiro gateway configurado, pelo que pode eliminar todos os outros gateways para simplificar o trabalho.
• Certifique-se de que a segurança IP (IPSec) não está actualmente activada. Dependendo da política de IPSec, os pacotes de Ping podem ser bloqueados ou requerer segurança. Para obter mais informações sobre IPSec, consulte "Verificar a segurança IP", neste artigo.
Importante: Se o sistema remoto ao qual está a efectuar ping se encontrar numa ligação de atraso elevado, tal como uma ligação via satélite, a resposta pode demorar mais tempo. Pode utilizar o parâmetro -w (wait) para especificar um tempo de espera superior ao predefinido (quatro segundos).
Verificar uma rota utilizando a ferramenta 'PathPing'
PathPing é uma ferramenta que detecta a perda de pacotes em caminhos com múltiplos saltos. Execute uma análise com o PathPing sobre um anfitrião remoto para verificar se os encaminhadores existentes até ao destino estão a funcionar correctamente. Utilize o seguinte comando:
pathping endereço IP do sistema anfitrião remoto
Limpar a cache ARP utilizando a ferramenta 'Arp'
Se conseguir efectuar um ping ao endereço de loopback (127.0.0.1) e ao seu próprio endereço IP mas não conseguir efectuar um ping a qualquer outro endereço IP, tente limpar a cache do protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol). Isto pode ser efectuado através da ferramenta Arp. Utilize arp -a ou arp -g para apresentar as entradas da cache. Utilize arp -d endereço IP para eliminar as entradas. Para limpar a cache ARP, utilize o seguinte comando:
netsh interface ip delete arpcache
Verificar o gateway predefinido
O endereço do gateway tem de estar na mesma rede que o anfitrião local; caso contrário, as mensagens do computador anfitrião não poderão ser encaminhadas para qualquer localização fora da rede local. Se o endereço do gateway estiver na mesma rede que o anfitrião local, certifique-se de que o endereço do gateway predefinido foi correctamente introduzido. Finalmente, certifique-se de que o gateway predefinido é um router (e não apenas um anfitrião) e de que o router está configurado de modo a encaminhar datagramas IP.
Verificar as comunicações utilizando as ferramentas 'Tracert' ou 'Route'
Se o gateway predefinido responder correctamente, efectue um ping a um anfitrião remoto para se certificar de que as comunicações rede-rede estão a funcionar conforme esperado. Se as comunicações não estiverem a funcionar conforme esperado, utilize a ferramenta Tracert para rastrear o caminho até ao destino. Para encaminhadores IP que sejam computadores com o Microsoft Windows 2000 ou o Microsoft Windows NT, examine a tabela de encaminhamento IP utilizando a ferramenta Route ou o snap-in Encaminhamento e acesso remoto nesses computadores. Para encaminhadores IP que não sejam computadores com o Windows XP Professional, Windows 2000 ou Windows NT, utilize a ferramenta adequada indicada pelo fornecedor para examinar a tabela de encaminhamento IP.
As quatro mensagens de erro seguintes são frequentemente devolvidas pelo Ping durante a resolução de problemas:
TTL expirou em trânsito
Esta mensagem de erro indica que o número de saltos requerido excede o TTL (Time to Live). Aumente o TTL utilizando o parâmetro ping-i. Pode existir um ciclo de encaminhamento. Utilize o comando tracert para verificar se a existência de routers incorrectamente configurados causou um ciclo de encaminhamento.
Anfitrião de destino inatingível
Esta mensagem de erro indica que não existe nenhuma rota local ou remota para um anfitrião de destino, quer no anfitrião de envio quer num router. Efectue a resolução de problemas no anfitrião local ou na tabela de encaminhamento do router.
Pedido expirado
Esta mensagem de erro significa que as mensagens de resposta de eco não foram recebidas no tempo limite indicado (a predefinição é quatro segundos). Utilize o comando ping -w para aumentar o tempo limite.
O pedido de ping não conseguiu encontrar o anfitrião
Esta mensagem de erro indica que não foi possível resolver o nome do anfitrião de destino. Verifique o nome e a disponibilidade dos servidores de DNS ou WINS. Verificar a segurança IP
Apesar da utilização de IPSec poder aumentar as defesas de uma rede, também poderá dificultar a alteração de configurações de rede ou a resolução de problemas. Em alguns casos, as políticas IPSec requerem comunicação segura num computador com o Windows XP Professional e os requisitos podem dificultar a ligação a um anfitrião remoto. Se o IPSec foi implementado localmente, pode desactivar os Serviços IPSEC no snap-in Serviços.
Se as dificuldades desaparecerem quando parar os serviços IPSec, as políticas IPSec estão a bloquear o tráfego necessário ou esse tráfego requer segurança. Contacte o administrador de segurança e peça-lhe para modificar a política IPSec.
Verificar a filtragem de pacotes
Os erros na filtragem de pacotes podem impedir o funcionamento da resolução de nomes ou a conectividade. Para verificar se a filtragem de pacotes é a origem de um problema de rede, desactive a filtragem de pacotes TCP/IP. Siga estes passos: 1. No Painel de controlo, clique em Ligações de rede e de Internet e, em seguida, clique em Ligações de rede.
2. Clique com o botão direito do rato na ligação de rede local que pretende modificar e clique em Propriedades.
3. No separador Geral, na lista Esta ligação utiliza os seguintes itens, clique em TCP/IP (Protocolo Internet) e clique em Propriedades.
4. Clique em Avançadas e clique no separador Opções.
5. Na caixa de diálogo Definições opcionais, clique em Filtragem TCP/IP e clique no separador Propriedades.
6. Clique para desmarcar a caixa de verificação Activar filtragem TCP/IP (todas as placas) e clique em OK.
Tente efectuar um ping a um endereço utilizando o respectivo nome de DNS, nome de computador NetBIOS ou endereço IP. Se o ping tiver êxito, as opções de filtragem de pacotes podem estar incorrectamente configuradas ou serem demasiado restritivas. Por exemplo, a filtragem pode permitir que o computador funcione como servidor Web mas, no processo, a filtragem pode desactivar ferramentas, tais como a administração remota. Pode restaurar uma gama mais vasta de opções de filtragem permissíveis alterando os valores permitidos para a porta TCP, a porta UDP e o protocolo IP.
Verificar a falha de ligação a um servidor específico
Para determinar a causa de problemas de conectividade quando está a tentar aceder a um servidor específico através de ligações baseadas no NetBIOS, utilize o comando nbtstat -n no servidor para determinar o nome que o servidor registou na rede.
O comando nbtstat -n output lista vários nomes que o computador registou. Deve existir um nome semelhante ao nome do computador configurado no separador Nome do computador em Sistema, no Painel de controlo. Caso contrário, tente um dos outros nomes exclusivos apresentados por Nbtstat.
A ferramenta Nbtstat também pode apresentar as entradas em cache relativas a computadores remotos a partir das entradas #PRE no ficheiro Lmhosts ou a partir de nomes recentemente resolvidos. Se o nome que os computadores remotos estão a utilizar para o servidor for o mesmo e os outros computadores se encontrarem numa subrede remota, certifique-se de que os outros computadores têm o mapeamento nome-endereço do computador nos respectivos ficheiros Lmhosts ou servidores de WINS.
Determinar porque é que uma ligação remota pára de responder
Para determinar o motivo pelo qual uma ligação TCP/IP a um computador remoto não está a funcionar correctamente, utilize o comando netstat -a para mostrar o estado de toda a actividade das portas TCP e UDP no computador local.
Uma boa ligação TCP apresenta normalmente 0 bytes nas filas de dados enviados e recebidos. Se existirem dados bloqueados numa das filas ou se o estado das filas for irregular, é provável que a ligação esteja com problemas. Se não existirem dados bloqueados e o estado das filas for normal, é provável que existam atrasos na rede ou no programa.
Examinar a tabela de encaminhamento utilizando a ferramenta 'Route'
Para que dois anfitriões troquem datagramas IP, ambos têm de ter uma rota para o outro ou de utilizar gateways predefinidos que conheçam uma rota. Pode verificar a seguinte tabela de encaminhamento no anfitrião com o Windows XP escrevendo o seguinte comando numa linha de comandos:
route print
Examinar caminhos utilizando a ferramenta 'Tracert'
Tracert é uma ferramenta de rastreio de rotas que envia mensagens de pedido de eco ICMP com valores incrementalmente mais altos no campo TTL do cabeçalho IP para determinar o caminho entre dois anfitriões numa rede. Em seguida, o Tracert analisa as mensagens ICMP que são devolvidas. O Tracert permite-lhe verificar o caminho entre dois encaminhadores através de um máximo de 30 saltos. Se um encaminhador tiver falhado ou se o pacote estiver encaminhado para um ciclo, Tracert releva o problema. Depois do router problemático ser encontrado, poderá contactar o respectivo administrador (se o router for externo) ou restaurá-lo para um estado totalmente funcional (se o router estiver sob seu controlo).
Resolução de problemas em gateways
Se receber a mensagem seguinte durante a configuração, verifique se o gateway predefinido está localizado na mesma rede lógica que a placa de rede do computador:
O gateway predefinido não pertence a uma das interfaces configuradas
Compare a parte correspondente ao ID de rede do endereço IP do gateway predefinido com os IDs das placas de rede do computador. Especificamente, verifique se o AND lógico do endereço IP e da máscara de subrede é igual ao AND lógico do gateway predefinido e da máscara de subrede.
Por exemplo, um computador que tenha uma só placa de rede configurada com o endereço IP 172.16.27.139 e a máscara de subrede 255.255.0.0 requer um gateway predefinido com o formato 172.16.y.z. O ID de rede desta interface IP é 172.16.0.0.
Localizar recursos adicionais
Os recursos seguintes contêm informações adicionais sobre a resolução de problemas do TCP/IP da Microsoft:
Tópico "Configuring TCP/IP" na documentação do Microsoft Windows XP Professional Resource Kit.
"Introduction to TCP/IP" no TCP/IP Core Networking Guide do Microsoft Windows 2000 Server Resource Kit, para obter informações gerais sobre o pacotes de protocolos TCP/IP.
"Unicast Routing Overview" no Internetworking Guide do Microsoft Windows 2000 Server Resource Kit, para obter mais informações sobre princípios de encaminhamento.
"TCP/IP Troubleshooting" no TCP/IP Core Networking Guide do Microsoft Windows 2000 Server Resource Kit para obter mais informações sobre filtragem de pacotes IP.
Bom, depois desta relação espero que saiba quase todos os comandos executar do windows.
OBS.: Para acessar o “EXECUTAR”, aperte o logotipo do Windows + letra “R