Soluções de Inovação

DESAFIO 1 - SAÚDE - ENCAMINHAMENTOS

Como podemos aperfeiçoar a qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais de saúde?

Solução: Integra.ai

O Integra.ai é um assistente virtual (Assistent e-Sus) da empresa Pitang, desenvolvido para aperfeiçoar a qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais de saúde. O plug-in auxilia o preenchimento dos campos do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema e-SUS, que é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas. O Integra.ai garante uma maior qualidade de dados documentados de forma prática e inteligente, realiza um encaminhamento de forma coerente, permite a melhora da qualidade dos dados inseridos no PEC eSUS desde a triagem à conclusão do atendimento médico e realização do encaminhamento no Sistema de Regulação (SISREG).


O sistema também identifica dados incoerentes e faz o encaminhamento de documento para que a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tome ciência do caso.


O Integra.ai ainda garante a integração entre o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/ eSUS) e o SISREG. Isso remove o encaminhamento via papel que é feito na unidade de saúde e garante a documentação dos encaminhamentos no PEC eSUS, além de reduzir a inserção de dados errôneos no SISREG.

Solução: L.I.A.H.

O L.I.A.H (Lógica Intensional de Algoritmo Heurístico) é um assistente virtual que pode se plugar a qualquer sistema de medicina e auxilia os médicos a agilizarem o preenchimento do formulário Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema e-SUS. O produto tanto ajuda o profissional no preenchimento do formulário virtual e ao mesmo cria uma rede de apoio com outros médicos, via Whatsapp.


“Não existe um sistema que automatize etapas. Existem vários sistemas, que não são integrados. E por minha mãe ser atendente, todo o trabalho dela é manual e não existe uma ferramenta que automatize o processo, nem que avise ao usuário que o exame foi marcado. Ele precisa ir ao posto de saúde para saber da informação. Um robô poderia entrar em contato com o usuário via Whatsapp para confirmar a data de marcações de consultas e exames”, explica Wladimilson.

DESAFIO 2 - SAÚDE - ABSENTEÍSMO

Como podemos reduzir o índice de abstenção dos pacientes no comparecimento aos exames e consultas reguladas?

Solução: Absens

Absens, como é batizado o projeto, é um software que usa Inteligência Artificial, automação e artifícios de comunicação para reduzir os índices de absenteísmo na saúde pública.


O Absens é baseado em dois pilares fundamentais no combate ao absenteísmo: prevenção e ação. Na prevenção, o software utiliza robôs para acessar o sistema de agendamento de consultas médicas e encontrar pessoas que tenham consultas marcadas para datas próximas. A partir daí, o chatbot entra em contato com o paciente, relembrando-o da sua consulta e fornecendo informações como local e horário, além de oferecer a ele diversas opções de decisão, como cancelar ou confirmar seu agendamento.


“Esperamos, com a comunicação mais assertiva, ter uma maior capacidade de planejamento e otimização das agendas de marcação de consultas do Sistema Municipal de Saúde (SMS)”, explica um dos desenvolvedores da solução, Vinícius Guedes.


Ainda assim, existem diversos casos em que não é possível evitar a ausência dos pacientes. Para isso, o Absens tem o pilar de ação, que trabalha fazendo uma predição da chance de um indivíduo faltar a um agendamento utilizando aprendizagem de máquina (tecnologia onde os computadores tem a capacidade de aprender de acordo com as respostas esperadas por meio associações de diferentes dados). Em posse das informações sobre chances de absenteísmo, o software marca no mesmo horário pessoas com uma alta probabilidade de falta, evitando assim ociosidade por parte das unidades de saúde.

DESAFIO 3 - INFRAESTRUTURA - DEFEITOS NAS VIAS PAVIMENTADAS

Como podemos monitorar e identificar, de maneira escalável e em tempo real, os defeitos no pavimento das vias do Recife, trazendo agilidade no direcionamento dessas demandas aos órgãos competentes?

Solução: SuperVisão

O SuperVisão é um conjunto de sensores embarcados instalados na roda de veículos e capazes de medir a qualidade do pavimento, através da trepidação do carro. Existe também um segundo conjunto de sensores com câmera indicando os pontos críticos. “Podemos monitorar e identificar, de maneira escalável e em tempo real, os defeitos no pavimento das vias do Recife, trazendo agilidade no direcionamento das demandas de reparo do asfalto”, aponta o engenheiro Thomás Covello.


O Sistema consegue monitorar no menor tempo possível, com o georreferenciamento dos defeitos encontrados em todo o Recife, podendo mapear 80% do território da cidade. Ele pode coletar e enviar, no menor tempo possível, os buracos e outras anomalias identificadas na pavimentação das vias públicas para monitoramento, classificar e priorizar o tipo de anomalia da pavimentação - buracos, abatimentos em redes subterrâneas, entre outros - no menor tempo possível, e distribuir aos órgãos competentes, os defeitos identificados nas vias pavimentadas, além de integrar a solução aos sistemas existentes da EMLURB.


De acordo com Thomás Covello, da empresa GeoVista, toda a população do Recife se beneficiará do projeto. “Os sensores serão instalados em veículos da frota da Prefeitura e em veículos privados”, aponta o engenheiro.

DESAFIO 4 - SAÚDE E BEM-ESTAR - PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Como podemos aumentar o número de praticantes de exercício físico, diminuindo o custo da inatividade física que impacta diretamente a saúde na cidade do Recife?

Solução: Vamoo

O Vamoo é um aplicativo voltado à saúde e bem-estar que possibilitará que a população realize exames não-invasivos (medição de índice de gordura, peso, altura e pressão arterial) em pontos de medição específicos acordados com o órgão responsável. O aplicativo vai se integrar ao Conecta Recife, da Prefeitura. O produto é desenvolvido pela empresa Cfit Healthtech Analytics.


O Vamoo vai possibilitar todo o controle de check-ins nas Academias Recife, além de possibilitar a criação de eventos que os cidadãos entre si podem dar matches e realizar atividades em conjunto, sendo um grande incentivo para todos da cidade a praticarem exercícios físicos em diversas modalidades. Vai ser possível também o acompanhamento de profissionais da saúde, como nutricionistas, dos dados coletados nas balanças de bioimpedância, buscando democratizar o acesso da população à medicina preventiva.


DESAFIO 6 - DESENVOLVIMENTO SOCIAL - COMBATE À FOME

Como podemos diminuir a fome em nossa cidade de maneira escalável e sustentável?

Solução: Progama C.O.M.E.R. - Comida Invisível

O Programa C.O.M.E.R, Comida Originada Mediante Engajamento do Recifense, tem exatamente essa missão. Por meio da parceria com o Comida Invisível e por meio do Conecta Recife, engajar toda a população da cidade, restaurantes, lojistas, supermercados, a evitar o desperdício de alimentos e direcioná-los a quem mais precisa.


Comida Invisível é uma startup social que mantém uma plataforma de mesmo nome, que conecta quem tem alimento para doar e quem precisa dele. Ela orienta e oferece métricas e indicadores para que empresas possam melhor gerir suas perdas e dar destino correto aos alimentos que perderiam o valor comercial. O projeto consiste na integração ao Conecta Recife, facilitando o processo de doação de alimentos na cidade e transparência no processo, uma vez que os usuários terão informações e métricas consolidadas das doações realizadas no Município.


A startup é certificada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) com o selo Save Food e premiada com o selo Waste Wise Cities pela Un-Habitat como uma das 20 soluções mais inovadoras do mundo no combate ao desperdício de alimentos. “Temos por missão reduzir o desperdício, a má distribuição de alimentos e contribuir para a diminuição de gases de efeito estufa no planeta”, fala a fundadora e sócia-administradora da empresa.