CLIQUE AQUI, para baixar a cartilha com as atividades e conteúdos sobre as Unidades de Conservação do Litoral Sul paulista.
Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, os monitores ambientais e funcionários das Unidades de Conservação da Fundação Florestal dos Municípios de Cananeia e Iguape, desenvolveram e reuniram diversas atividades lúdicas de sensibilização ambiental, para subsidiar as escolas da rede pública municipal e estadual da região na promoção de atividades de educação a distância.
A ação tem a preocupação de não criar novas demandas aos professores, mas integrar esforços nos processos pedagógicos que já acontecem nos espaços escolares, conforme calendário de datas comemorativas com apelo ambiental. As atividades serão disponibilizadas continuamente as escolas interessadas e incluem jogos, vídeos, cartilhas e desenhos, que abordam temas relacionados a fauna, flora, serviços ecossistêmicos, impactos ambientais, condutas sustentáveis, Unidades de Conservação da região, entre outros.
O público alvo são estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e para os interessados, disponibilizamos algumas das atividades e conteúdos aqui no site dos amigos da APAMLS. Ansiamos que as atividades, apesar de pontuais, sensibilizem e informem as crianças sobre as Unidades de Conservação do Litoral Sul do Estado de São Paulo.
As Unidades de Conservação propositora das atividades, são: Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Parque Estadual do Lagamar de Cananeia, Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul, Área de Proteção Ambiental Ilha Comprida, Área de Relevante Interesse Ecológico do Guará, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Itapanhapima, Reserva Extrativista do Taquari e Reserva Extrativista da Ilha do Tumba.
No dia 07 de junho de 2019, a equipe da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará, juntamente com as demais Unidades de Conservação da Fundação Florestal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (APA Ilha Comprida, RDS Itapanhapima, RESEX Taquari, RESEX Ilha do Tumba, EE Chauás, EE Juréia-Itatins, PE Campina do Encantado, PE Ilha do Cardoso, PE Lagamar de Cananeia, PE Prelado, PE Itinguçu, RVS Guararitama, RDS Barra do Una), participou da terceira ExpoAmbiente.
A exposição foi realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ocorreu na praça São Benedito, no Centro da cidade de Iguape. Com o apoio de instituições parceiras, o evento contou com tendas temáticas, palestras e apresentações culturais, sendo abordados temas relacionados à importância das Unidades de Conservação, tratamento de água e esgoto, resíduos sólidos, comunidades tradicionais, agricultura familiar e pesquisas sobre os animais marinhos e a fauna da Mata Atlântica.
A ExpoAmbiente tem como objetivo apresentar à população e de modo especial aos estudantes do ensino fundamental 1 e 2, das Escolas Municipais de Iguape e Ilha Comprida, um pouco do trabalho realizado na região, de forma a estimular práticas sustentáveis.
Entre os dias 18 e 20 de março de 2019, os monitores ambientais das Unidades de Conservação do Núcleo Integrado de Cananeia da Fundação Florestal desenvolveram atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água.
A atividade foi realizada com os 3ºs anos do Ensino Fundamental em três escolas do município de Cananeia, havendo a participação de 151 estudantes, que se divertiram ao percorrer um jogo de tabuleiro gigante, cheio de desafios e aprendizado!
No jogo, denominado “O caminho das Águas – da nascente ao Oceano”, os alunos, percorrem a jornada da água e aprenderam assuntos como: formas de evitar o desperdício, poluição, a água invisível, a importância dos estuários, manguezais, rios e oceanos e como as Unidades de Conservação contribuem para a proteção das nascentes e corpos d’água.
O Núcleo Integrado de Cananeia da Fundação Florestal é formado pelas Unidades de Conservação: PE da Ilha do Cardoso, PE do Lagamar de Cananeia, APA Marinha Litoral Sul, ARIE do Guará, RDS Itapanhapima, RESEX Taquari e RESEX Ilha do Tumba.
Nos dias 21, 22 e 27 de fevereiro de 2019, a equipe da APA Marinha do Litoral Sul (APAMLS) realizou ações de comunicação social como parte da Campanha de Divulgação do Defeso do Camarão de 2019. O foco central da campanha foram os pescadores, peixarias e estabelecimentos comerciais de Cananeia e Ilha Comprida, visando sensibilizá-los para respeitarem a paralisação da pesca de camarão durante o período do defeso e orientá-los sobre os prazos para a entrega da Declaração de Estoque.
Durante a Campanha, também foram distribuídos folders sobre a APAMLS, mapa da legislação pesqueira incidente e cartazes informativos com as normas da pesca amadora e sobre o turismo na Ilha do Bom Abrigo;
Como resultado da campanha, foram recebidas 27 Declarações de Estoque do Camarão na sede administrativa da APAMLS, no Núcleo Integrado de Cananeia da Fundação Florestal. As declarações foram encaminhadas ao IBAMA para serem devidamente protocoladas e entregues aos comerciantes, garantindo assim a comercialização regular do produto durante a época do defeso.