O Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul (APAMLS) e ARIE do Guará, tem caráter consultivo e foi instituído pela Resolução SMA nº06, de 18/01/2018, com base no Decreto Estadual nº 48.149 de 09/10/2003.
O objetivo do Conselho é contribuir para a efetiva implantação da Unidade de Conservação, fomentando a gestão participativa e integrada, atendendo aos objetivos específicos, às metas e às diretrizes de seu Plano de Manejo e auxiliar a implementação das políticas municipais, estaduais e nacionais de proteção ao meio ambiente e de desenvolvimento sustentável.
Sua estrutura é formada por: Plenário; presidência; secretaria executiva; e câmaras temáticas (CT).
O Plenário é o órgão soberano do Conselho e tem direito a voz e voto sobre as ações da Unidade, sendo composto por 8 representantes da Sociedade Civil Organizada e 8 representantes do Poder Público. Os representantes são escolhidos, indicados e designados na forma do Decreto Estadual e demais dispositivos jurídicos.
A presidência compete ao responsável do expediente da APAMLS e ARIEG da Fundação Florestal, ou seja, ao gestor. E a secretaria executiva é de responsabilidade do órgão gestor da Unidade.
O Plenário poderá instituir CTs, que possuem caráter consultivo, podem ser permanentes ou temporárias e tem a finalidade de estudar, analisar e propor soluções para assuntos específicos. As CTs podem ser formadas por no mínimo de 3 pessoas, participando obrigatoriamente 2 conselheiros titulares ou suplentes, e representantes de instituições participantes no Conselho ou consultores externos convidados ou indicados pelos membros do Conselho e referendados pelo Plenário.
Atualmente o Conselho possui 4 CTs e clicando nos links abaixo você pode conhecer as atividades, os principais ganhos, as construções, as notícias e informes de cada CT:
A 67ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará será realizada no dia 13 de abril, às 13h30, por meio da plataforma ZOOM.
A reunião terá como pauta:
Aprovação da ata da 66ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor realizada no dia 09 de fevereiro de 2021 (minuta disponível em <https://drive.google.com/file/d/1hb3sFR6LJ_X0Mo7tdvGzD9Qbtw-oDXD6/view?usp=sharing>. As alterações e contribuições devem ser realizadas em "modo sugestão", cujo ícone encontra-se no canto superior direito do arquivo);
CT Uso Público: andamento das atividades do GT Bom Abrigo e apresentação das experiências do ordenamento turístico emergencial na Ilha das Couves, Ubatuba – APAMLN;
Andamento do Projeto Emergencial de Mitigação da Erosão Costeira na Ilha Comprida;
Empreendimento ECCO Ilha.
Informes:
CT Planejamento e Gestão: Licenciamento da atividade de produção do Campo de Bacalhau na Bacia de Santos, de interesse da empresa Equinor Energia e; resposta da Avaliação Ecológica Rápida (Condicionante da Atividade de Produção e Escoamento de Gás Natural e Petróleo do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos - ETAPA 2).
CT Pesca: Andamento do Projeto Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe (REBYC II – LAC/FAO-GEF) e dos trabalhos do GT Emalhe Integrado das APAs Marinhas;
Balanço das declarações de estoque do camarão recebidas pela APAMLS;
CT Educação Ambiental e Comunicação: live de comemoração ao Dia Mundial da Água.