Vamos te explicar melhor sobre a decisão pelo número de vagas e como nos organizamos para colocar no sistema Siga da UFRJ. Vale ressaltar que o conteúdo apresentado aqui reflete a prática entre os coordenadores dos cursos de graduação da Escola de Química.
Usamos como base o número de ingressantes nos cursos de graduação, sendo somado ainda um percentual de possíveis alunos atrasados ou repetentes.
A decisão pela abertura de uma ou mais turma depende sempre da disponibilidade de salas e sua lotação física (quantas pessoas cabem no espaço). Por fim, depende ainda da alocação e disponibilidade de docentes para ministrar as aulas.
Em alguns casos, abrimos turmas específicas para dado curso de graduação. Ou seja, uma turma específica para o curso. Em outros casos, abrimos turmas mistas, com alunos de diferentes cursos de graduação.
Como as disciplinas são sempre responsabilidade dos departamentos que a oferecem, apenas o chefe de departamento tem gerência sobre o número de vagas abertas. Ao solicitar a abertura de turmas para o próximo período, encaminhamos uma primeira proposta aos chefes de departamento. Após sua aprovação, implementamos as vagas no sistema conforme o planejamento original.
A primeira proposta é tentar vaga em outra turma. Distribuímos as vagas de modo uniforme entre as turmas, é bem possível que tenha vaga disponível. Portanto, reveja a sua grade horária e as possibilidades para encaixar a nova turma.
Caso todas as turmas estejam com lotação esgotada, as coordenações de curso vão repassar a situação para as chefias de departamento e solicitar mais vagas. Note que essa ação depende da lotação física da sala/laboratório e da aprovação pela chefia de departamento.
As coordenações de curso da Escola de Química mantém a prática de conferir a lotação das turmas e solicitar novas vagas. Sempre fazemos isso próximo ao fim dos prazos de pedido e alteração de inscrição.
Não. Não cabe um aumento de vagas em dada turma tendo disponibilidade em outras turmas. A distribuição dos horários sempre permite que, para as disciplinas de dado período, a grade horária se encaixe sem sobreposição. Portanto, é possível reorganizar a grade de disciplinas para se inscrever na turma que tem vaga.
(em construção)