Vamos te explicar melhor sobre o que ocorre no trancamento, quando e como é possível realizar essa operação.
Você pode solicitar o trancamento de sua matrícula e depois solicitar a reabertura da matrícula. Isso pode ser uma opção viável quando você precisa de tempo para lidar com algum problema pessoal ou de saúde que surgiu no meio do período. Contudo, vale notar que existem regras e prazos para realizar essa operação.
O aluno ingresso na UFRJ por concurso de admissão (ENEM) só terá pleno direito ao trancamento de matrícula após cursar, com aproveitamento, um mínimo de 12 créditos.
A matrícula só poderá permanecer trancada por, no máximo, quatro períodos consecutivos. No semestre anterior ao término deste prazo, o aluno deverá se informar na Unidade a respeito do “destrancamento” de sua matrícula. Se não solicitar o retorno à Universidade no devido prazo, a matrícula será cancelada, registrando-se, no histórico escolar, a menção “matrícula cancelada por abandono de curso.
Os prazos para solicitar o trancamento de matrícula são definidos pelo calendário CEG, disponibilizado na página da PR1.
Você pode solicitar pelo requerimento on-line disponível na página da Escola de Química. O arquivo de formulário a ser preenchido é o RAE-EQ. Não se esqueça de marcar a opção de trancamento de matrícula. Inclua os outros documentos solicitados pelo requerimento on-line.
Documentos necessários:
Histórico ou Boletim (pode ser o Não Oficial) - disponível no SIGA
Nada Consta da Biblioteca – a ser solicitado junto à Biblioteca da EQ.
Para solicitar o documento o/a estudante deverá enviar e-mail para biblioteca que atende o seu curso, informando a finalidade (Trancamento de Matrícula).
Mais informações no site:
http://www.sibi.ufrj.br/index.php/inicio/568-como-solicitar-o-nada-cons
Para reabertura de matrícula, o procendimento é bem simples. Basta solicitar via requerimento on-line na página da Escola de Química, junto ao arquivo de formulário RAE-EQ. Inclua os outros documentos solicitados pelo requerimento on-line.
Contudo, preste atenção aos prazos para solicitar a reabertura de matrícula. Estes são definidos pelo calendário CEG, disponibilizado na página da PR1.