A competência de Inovação e Mudança demanda a curiosidade na busca de experimentação de novas ideias e serviços, questionando-se abordagens convencionais de como trabalhar e conduzir suas ações. Para isso, o trilho aborda a necessidade de identificar as situações que demandam soluções inovadoras, caracterizando os problemas que essas soluções devem resolver. Isso significa analisar o contexto do problema e as necessidades do público-alvo, pensando "fora da caixa" e considerando também formas não usuais ou não convencionais na solução dos problemas analisados. Além disso, o trilho apresenta como adequar as abordagens a serem utilizadas à natureza do problema a ser resolvido, utilizando técnicas de benchmarking e avaliando a viabilidade e os riscos na adoção de abordagens não convencionais.
Objetivo geral
Desenvolver a capacidade das lideranças de questionar abordagens convencionais na solução de problemas para favorecer processos de inovação e mudança.
Mapa de navegação
Orientações de navegação
Seguindo o mapa de navegação, para alcançar o objetivo do trilho é importante que você desenvolva conhecimentos, habilidades e atitudes que estão relacionados aos dois objetivos de aprendizagem do trilho.
Os conteúdos foram disponibilizados para que você consiga partir dos elementos mais simples até os mais complexos, a fim de alcançar cada um dos objetivos de aprendizagem propostos, e, por fim, o objetivo geral do trilho.
Contudo, ressaltamos que as trilhas e trilhos são caminhos flexíveis que você pode percorrer na forma e ordem que desejar, de acordo com suas necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Como observado no mapa, o trilho 1 (Questionando o convencional) é composto por dois objetivos de aprendizagem (clique neles para iniciar sua navegação):