Animação

Olá, conteudista!


A animação é um recurso que você pode utilizar para explicar o conteúdo de forma criativa e dinâmica. Seu uso é especialmente interessante para abordar temas complexos ou conceitos abstratos, de uma forma simples, divertida e interativa. É também uma maneira de contar uma história, simulando uma situação real com uma finalidade didática.


Em cursos EAD esse recurso é usado para tornar o curso mais interativo e para não causar sobrecarga cognitiva no aluno. Se o seu curso prevê o uso de animações, é importante conhecer os exemplos a seguir e, em seguida, acessar o submenu Roteiro de Animação (RA) para saber como preencher o template.


Selecionamos para você dois exemplos de diferentes tipos de animação, extraídas do curso da EV.G Atividade correcional, criado pela Enap em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

A animação 1 foi feita com a técnica whiteboard (quadro branco), na qual um desenho a mão sobre fundo branco vai sendo feito simultaneamente à narração. Por meio da história do personagem Francisco, servidor público do INSS, é apresentado o tema "Inassiduidade, impontualidade e ausência desautorizada do ambiente de trabalho". Na animação 2, você verá um tipo de animação mais tradicional, como um "desenho animado", contando a história das personagens Jô e Clô para tratar do tema "Acumulação indevida de cargos públicos". Vamos assistir?


Como você pode imaginar, a produção de uma animação é complexa e envolve o trabalho de diferentes profissionais. Para garantir que esse trabalho seja executado de forma eficiente, você precisa preencher com cuidado o Roteiro de Animação - RA com todas as informações relevantes para sua correta implementação.



Para acessar as orientações de preenchimento do Roteiro de Animação (RA)

clique aqui.





Bom trabalho!