Relatório de Avaliação da Turma Piloto

Olá conteudita!

Você vai conhecer os principais aspectos do Relatório de Avaliação da Turma Piloto que é produzido pela equipe da Enap, após a oferta piloto do curso.

O objetivo do Relatório de Avaliação da Turma Piloto é analisar os resultados de aprendizagem e os resultados do questionário de satisfação preenchido pelas pessoas que participaram do curso, sintetizando-os em ações que visam à melhora do curso para as próximas ofertas.

O Relatório de Avaliação da Turma Piloto é dividido nas seguintes seções

Informações Técnicas

Apresenta as informações gerais do curso: carga horária, público-alvo e equipe responsável pela produção.

Principais Achados

Relata o resultado da análise das informações do relatório e os ajustes recomendados, quando existentes.

Avaliação do Curso

Apresenta os resultados de aprendizagem e os resultados do questionário de satisfação com o curso.

Atividades do Curso

Apresenta o percentual de acertos das questões avaliativas e as observações referentes a elas.

Documentos e Recursos Consultados

Lista os documentos e recursos utilizados para a elaboração do relatório.

A seguir, detalharemos as principais informações fornecidas pelo Relatório de Avaliação da Turma Piloto que são de relevância para o trabalho do conteudista

A partir da análise dos resultados de aprendizagem e dos resultados do questionário de avaliação de satisfação com o curso, será indicado se o curso está apto ou não para a oferta regular. Nesse contexto os possíveis resultados apresentados pelo relatório são:

  • Curso apto para oferta regular - não há recomendação de ajustes.

  • Curso apto para oferta regular, mas com necessidades de ajustes - o curso permanece disponível para inscrições enquanto os ajustes são realizados, pois as modificações necessárias não impactam o alcance do objetivo geral do curso.

  • Curso não apto para oferta regular até que os ajustes sejam realizados. Suspender a oferta - novas inscrições são suspensas durante a realização dos ajustes, pois as modificações necessárias impactam o alcance do objetivo geral do curso. Após a implementação dos ajustes indicados no relatório, o curso volta a ser ofertado regularmente.

  • Curso não apto a oferta regular, necessidade de revisão. Suspender a oferta - novas inscrições são suspensas, pois o curso necessita de modificações profundas para atingir os objetivos esperados.

Diferença entre ajustes e a de revisão do curso

Os ajustes são alterações superficiais que não alteram significativamente o conteúdo ou o desenho instrucional do curso. A estrutura e os objetivos de aprendizagem indicados no Roteiro de Atividades de Ensino (RAE) são mantidos.

Já a revisão é caracterizada por modificações no conteúdo do curso que impactam significativamente sua estrutura, muitas vezes necessitando de um novo desenho instrucional.

Por exemplo: Um curso aborda em seu conteúdo informações baseadas em uma lei. Durante a execução da turma piloto, a lei foi alterada. Caso a alteração impacte apenas um pequeno trecho do conteúdo, será solicitado ao conteudista apenas o ajuste no texto para que o curso se adeque à nova legislação. Porém, se a alteração na lei causar a desatualização de grande parte do material, sendo necessária a retirada de módulos e a inserção de novos conteúdos, será indicada a revisão do curso.


Se o Relatório da Turma Piloto do curso que você produziu indicar a necessidade de ajustes você terá acesso a lista de ajustes necessários para a oferta regular do curso quando o resultado da análise apontar a necessidade de modificações.

Tipos de Ajustes

Ajustes a serem realizados pelo(a) conteudista

São modificações que necessitam de conhecimento técnico do conteúdo. Por exemplo: revisão de questões, atualização de conteúdo referente a modificações em normativos, inserção de novos conteúdos, etc.

Exemplo: O ponto negativo mais citado pelos participantes foi referente às atividades avaliativas. A taxa de reprovação do curso também é elevada quando comparada à taxa média dos cursos ofertados pela EV.G no mesmo período. Dessa forma, é necessária uma revisão das atividades do curso.

Exemplo: Atualizar o conteúdo do módulo 9, unidade 1 a respeito da emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os Postos do Ministério do Trabalho não estão mais agendando atendimento para emissão da CTPS física, estão orientando a emissão da CTPS digital. Assim, é necessário ajustar o conteúdo para apresentar as informações mais atualizadas a respeito da emissão da CTPS.

Ajustes a serem realizados pela Enap

São alterações referentes à interface gráfica e implementação de conteúdo. Por exemplo: configurações referentes ao moodle, revisão textual, alteração de trechos de conteúdo que foram implementados de forma distinta ao Roteiro de Conteúdo para Implementação (RCI), etc.

Questões avaliativas do curso (exercícios)

É muito importante você saber qual o papel das questões avaliativas do curso (os exercícios) no contexto da avaliação. O relatório de avaliação no que diz respeito a esse aspecto é realizado a partir do percentual de acertos e das estatísticas de classe das questões. As estatísticas são retiradas do ambiente virtual de aprendizagem e podem indicar a necessidade de modificações nos comandos das questões, nos textos de suas alternativas ou no conteúdo sobre o qual se referem.

Por isso é muito tenha muita atenção na hora de elaborar as questões do curso, pois elas são consideradas na avaliação de satisfação do curso.


ATENÇÃO CONTEUDISTA

É importante destacar que todas as modificações no curso são realizadas de uma única vez. Dessa forma, a implementação dos ajustes de responsabilidade da Enap depende do envio dos ajustes realizados pelo(a) conteudista. Por isso, é muito importante que os prazos definidos junto à Enap para disponibilização dos ajustes sejam cumpridos.


Agora você conhece as principais informações do Relatório de Avaliação da Turma Piloto e como elas podem auxiliar na melhoria do curso.


Bom trabalho!