Nossa metodologia de trabalho

Olá, conteudista!

Boas-vindas ao time da Escola Nacional de Administração Pública - Enap!

Para iniciar, gostaríamos de agradecer sua colaboração com o processo de desenho de soluções educacionais da maior escola de governo do Brasil.

Neste espaço, você encontrará orientações valiosas sobre o planejamento educacional e sobre o desenvolvimento da capacitação da qual você participará como conteudista.

É importante você saber que os cursos ofertados pela Enap na modalidade a distância foram, em sua maioria, desenvolvidos sob orientação e supervisão da Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Cursos (CGDes), que integra a Diretoria de Desenvolvimento Profissional da Enap (DDPro), área responsável pelo desenvolvimento de agentes públicos e de lideranças dos sistemas estruturantes. Tal expertise da CGDes possibilitou a criação desse espaço com orientações específicas para que você tenha uma ótima experiência no desenho de cursos EaD com a equipe Enap que estiver acompanhando seu curso.

A CGDes adota o modelo ADDIE em seu processo de desenho instrucional. As letras que formam o nome do modelo representam as cinco fases da construção de capacitações: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation).

Essas fases foram adaptadas às necessidades procedimentais da Enap e serão detalhadas a partir de agora para o seu conhecimento. Vamos conferir?

A seguir, você conhecerá cada uma das fases do desenvolvimento de cursos a distância da Enap e como elas acontecem e como você participará desse processo como conteudista.

Para conhecer mais clique em "Acesse aqui".

Acesse aqui

A primeira fase do ADDIE é a Análise, que compreende o diagnóstico da solicitação de capacitação.

O objetivo dessa etapa é evidenciar o contexto do problema educacional e apresentar as informações da demanda, o levantamento das necessidades educacionais, o público-alvo, os conteúdos a serem abordados e as competências a serem alcançadas.

Nessa etapa, a Enap utiliza o Formulário de Solicitação de Capacitação (FSC), que é preenchido pelo demandante da capacitação e analisado pela equipe pedagógica da Enap.

Qual é o seu papel como conteudista?

Na fase de análise do FSC, o trabalho é realizado pela equipe da Enap juntamente com o órgão que demandou a capacitação.

Desse modo, você contribuirá com o curso somente quando a fase de Análise for concluída. Quer saber como? Você receberá o FSC para compreender a necessidade educacional e as expectativas, viabilizando, assim, uma entrega de qualidade.

Acesse aqui

A segunda fase é o Desenho, momento do planejamento detalhado da estrutura do curso, quando serão definidos os objetivos de aprendizagem, os conteúdos mais adequados ao desempenho esperado, a sequência de aprendizagem, o tipo de conhecimento, os recursos didático-pedagógicos e o cronograma de desenvolvimento.

Qual é o seu papel como conteudista?

O seu papel nessa fase é colaborar com a Enap no desenho de uma proposta de capacitação que atenda às necessidades do demandante. E como isso será feito?

Primeiro, recomendamos que você assista ao vídeo Desenho de Cursos", que apresenta o processo de desenvolvimento de cursos e dá orientações para a atuação de conteudistas.

Em seguida, você deverá refletir sobre a estrutura do curso e realizar um pré-preenchimento do Roteiro de Atividades de Ensino (RAE), utilizando o modelo fornecido pela Enap.

Após o envio do RAE pré-preenchido para a equipe da Enap, você receberá um convite para participar de uma Oficina de Desenho de Curso, onde a proposta de RAE será discutida e validada.

A Oficina de Desenho de Curso será conduzida pela equipe de especialistas da Enap, por meio da plataforma Google Meet e o produto final é o RAE.

Para saber mais sobre as etapas dessa fase, clique nos links correspondentes.

Acesse aqui

A terceira fase é o Desenvolvimento do Conteúdo. É nessa etapa que acontece a produção do material didático, ou seja, é o momento de escrever o conteúdo, de roteirizar e realizar gravações de vídeo ou de áudios (podcasts), entre outras possibilidades. A referência para o desenvolvimento do conteúdo sempre será o RAE construído na etapa anterior de desenho do curso.

Qual é o seu papel como conteudista?

É nesta fase que você atuará de forma mais ativa. Seu papel será escrever todo o conteúdo do curso, dando forma à estrutura do curso.

Nesse processo, você poderá criar o conteúdo inédito ou adaptar a partir de materiais existentes. Você também poderá realizar (se for o caso) gravações de vídeo ou de áudio (podcasts), entre outras possibilidades.

A referência para o seu trabalho será o RAE construído na etapa anterior de desenho do curso. O conteúdo do curso deverá ser escrito no Roteiro de Conteúdo para Implementação (RCI) e no Roteiro de Elaboração de Objetos Audiovisuais (REOA) e esses materiais compõem o produto desta fase.

A equipe de especialistas da Enap fornecerá os modelos de roteiro para o desenvolvimento do conteúdo e dará a você o suporte pedagógico necessário para utilizá-los.

Nessa fase, o produto é o material bruto do curso, que será lapidado na próxima fase.

Para saber mais sobre as etapas dessa fase, clique nos links correspondentes.

Acesse aqui

A fase de Análise de Conteúdo é um desdobramento da fase anterior de Desenvolvimento do Conteúdo.

Nesse momento, a equipe de especialistas da Enap fará uma análise pedagógica de todo o conteúdo produzido e registrado no RCI e no REOA durante a fase de Desenvolvimento do Conteúdo.

Ao longo da análise, a equipe de especialistas da Enap, enquanto especialistas em desenho instrucional, poderá sugerir alterações na forma de apresentação do conteúdo escrito por você. E também acioná-lo em caso de necessidades de ajustes em relação ao conteúdo.

Essas alterações terão natureza pedagógica e buscarão proporcionar aos estudantes a melhor experiência possível no ambiente virtual em que o curso for ofertado.

É importante destacar que a equipe de especialistas da Enap não promoverá quaisquer alterações que modifiquem o teor do conteúdo escrito por você, que é especialista no tema.

Nessa etapa, o produto é material com todas as diretrizes e indicações da equipe de especialistas da Enap para a equipe de produção e implementação web.

Qual é o seu papel como conteudista?

Nessa etapa, você deverá auxiliar a equipe de especialistas da Enap, prestando esclarecimentos e promovendo alterações ou inclusões necessárias à melhor compreensão do conteúdo.

Lembre-se de que queremos que o curso promova uma experiência relevante e engajadora aos estudantes, motivo pelo qual a sua colaboração com a equipe da Enap é fundamental.

Acesse aqui

A fase de Implementação compreende a produção web de todo o conteúdo elaborado nas fases anteriores e a sua inserção no ambiente virtual de aprendizagem onde o curso será ofertado.

Além disso, a fase de Implementação compreende a oferta piloto do curso na plataforma de educação a distância utilizada pela Enap.

Oferta piloto? Isso mesmo, assim é denominada a primeira oferta da capacitação. Momento em que testamos o desenho instrucional por meio da experiência de aprendizagem.

Qual é o seu papel como conteudista?

A fase de Implementação é realizada apenas pelas equipes técnicas da Enap, ou seja, você não terá participação ativa nela.

Recomendamos que você efetue a sua inscrição no curso (como estudante) ou solicite à Enap o acesso ao curso em um ambiente de validação. Essa experiência lhe dará a perspectiva do usuário e novo olhar que identifique possíveis ajustes.

Acesse aqui

A Avaliação acontece em todas as etapas, permitindo que sejam feitos os ajustes e redirecionamentos necessários ao longo do processo.

A avaliação objetiva a melhoria do processo de desenho instrucional. Assim, a verificação da efetividade da solução de aprendizagem é realizada especificamente após a oferta piloto de cada curso. Momento em que é gerado um Relatório de Avaliação da Turma Piloto com as observações, críticas e sugestões feitas por estudantes que participaram do curso.

A equipe de especialistas da Enap fará uma análise do Relatório de Avaliação da Turma Piloto, a qual poderá resultar no encaminhamento do curso para oferta regular, na promoção de ajustes de conteúdo, na revisão do curso, ou na suspensão da oferta.

Qual é o seu papel como conteudista?

Seu papel é muito importante nessa etapa, contribuindo com a realização dos ajustes necessários ou com a revisão do curso, a depender das indicações decorrentes do Relatório de Avaliação da Turma Piloto.

Além disso, conteudistas e demandantes também podem propor ajustes no curso durante a fase de avaliação. A intenção é contribuir de forma efetiva para a melhoria da capacitação ofertada.

Preparamos também outros conteúdos para você explorar neste site, tais como: dicas para o preenchimento dos roteiros, dicas de escrita e curadoria de conteúdos, uso de recursos multimídia e muito mais, não perca!


Esperamos que você faça um excelente trabalho!