Escrita de Conteúdos do ODA

Olá, conteudista!

Você já parou para pensar em como fazer para o curso a distância que você está desenvolvendo ser interessante e estimulante, capaz de gerar uma aprendizagem engajadora e significativa para as pessoas participantes? Se você ainda não pensou sobre isso, esse é o momento ideal, vamos lá?

Os cursos a distância desenvolvidos pela Enap costumam ser ofertados sem tutoria na Escola Virtual de Gorveno, de modo que não mediação por docentes ou tutoria, nem fóruns de discussão que possibilitem a interação entre participantes.

Por essa razão, é fundamental que você dê atenção especial à linguagem utilizada no conteúdo do curso, bem como à organização e à sequência dos temas. Além disso, é muito importante que você explore ao máximo o potencial dos recursos oferecidos pelos ambientes virtuais.


A seguir, serão apresentadas algumas dicas para ajudar você a escrever o conteúdo do curso, não deixe de conferir!

Escreva com linguagem dialogada

Use frases curtas e dirija-se diretamente às pessoas participantes do curso, utilizando o pronome de tratamento “você”, como se estivesse em uma conversa mais informal. Por exemplo:

  • Você verá abaixo uma lista de...

  • Você pode acessar mais informações no site...

O objetivo de utilizar linguagem dialogada, menos formal e com frases curtas é aproximar as pessoas do conteúdo, criando um vínculo que estimula a aprendizagem e facilitando a compreensão pela maior parte das pessoas.

Utilize as orações na ordem direta

Para facilitar a compreensão do conteúdo pela maior parte das pessoas participantes do curso, procure construir as orações na ordem direta, ou seja: sujeito + verbo + complemento + adjuntos adverbiais. Também é importante evitar o uso de orações intercaladas e deslocamentos de orações e adjuntos adverbiais. Veja alguns exemplos:

  • Prefira:

A direção do órgão detalhou as informações para facilitar o preenchimento do formulário.

Sujeito + Verbo + Complemento + Oração adverbial

  • Em vez de:

Para facilitar o preenchimento do formulário, a direção do órgão detalhou as informações.

Oração adverbial deslocada + Sujeito + Verbo + Complemento

  • Prefira:

As dúvidas sobre o projeto são cada vez mais frequentes atualmente.

Sujeito + Verbo + Complemento + Advérbio

  • Em vez de:

Atualmente, são cada vez mais frequentes as dúvidas sobre o projeto.

Advérbio + Verbo + Complemento + Sujeito


Dê exemplos de situações concretas

Explore exemplos de situações concretas da prática profissional, tanto no desenvolvimento do conteúdo quanto nas atividades avaliativas. Você pode propor, por exemplo, situações em que as pessoas participantes devam escolher a melhor solução entre as alternativas oferecidas.

Apresente o conteúdo em formatos diferenciados

Além de textos, use imagens (esquemas, imagens, tabelas, gráficos, infográficos), vídeos, áudios etc. A variedade de formatos e mídias, desde que utilizada sem exageros, estimula a atenção das pessoas e facilita a aprendizagem.

Utilize recursos do ambiente virtual de aprendizagem

Os recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, tais como “saiba mais”, “sanfona” e “destaque”, evitam a fadiga e a sobrecarga cognitiva, facilitando a aprendizagem. Acesse o Roteiro de Conteúdos para Implementação – RCI e conheça mais sobre o uso desses recursos.

Utilize a ferramenta “glossário”

Caso você precise utilizar termos técnicos, jargões ou siglas, você deverá utilizar o glossário do curso (veja, no RCI, como fazer essa inclusão). Com o uso dessa ferramenta, todas as vezes que a palavra aparecer no curso, a definição correspondente será exibida em um pop-up.

Mantenha o caráter autocontido de cada ODA

Como o ODA deve ser uma unidade de conhecimento independente, passível de reutilização em outros cursos, você não deve usar frases do tipo "como vimos no vídeo/módulo anterior", "te encontro no próximo vídeo/módulo", etc.

Evite conteúdo muito extenso

Deixe apenas os principais conceitos e exemplos, a fim de evitar a fadiga das pessoas participantes. Caso você queira incluir um complemento para o conteúdo, sugerimos que você utilize o recurso “saiba mais”, que estará disponível no ambiente virtual de aprendizagem. No entanto, é preciso ter atenção ao seguinte: o conteúdo utilizado como "saiba mais" tem caráter de leitura opcional e, por isso, não poderá ser abordado nos exercícios avaliativos do curso.

Registre os referenciais teóricos do conteúdo, a fim de evitar plágio

Não se esqueça de registrar as referenciais de todos os materiais utilizados, sejam no formato de texto, imagem, áudio ou vídeo, a fim de evitar plágio. Visite as seções Direito Autoral e Citações e Referências para mais orientações sobre o assunto.

ATENÇÃO CONTEUDISTA

Você tem 45 dias a contar do recebimento do template RCI para escrever o conteúdo do curso




Para saber mais sobre o assunto deixamos essa dica para você!

Está em oferta na Escola Virtual de Governo (EV.G) o curso Primeiros passos para uso de Linguagem Simples, desenvolvido pela Enap, em parceria não onerosa com a jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer, este curso tem o intuito de apresentar sete diretrizes para a produção de textos informativos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. A linguagem simples apresenta-se, ao mesmo tempo, como uma causa social e uma técnica de comunicação. Quer saber como aplicar a linguagem simples? Inscreva-se.

Desejamos um bom trabalho!