Construindo conteúdos acessíveis

Olá, conteudistas!

Vamos falar sobre acessibilidade na produção de conteúdos?

Assistir a vídeos, clicar em links, abrir guias do navegador, digitar no campo de pesquisa, buscar imagens, essas são apenas algumas das ações feitas com muita frequência pelas pessoas que participam de cursos autoinstrucionais. Você já parou para pensar que essas ações podem ser difíceis para as pessoas com deficiência? Quando você for escrever o conteúdo do curso, precisará ter atenção às questões que envolvem a acessibilidade do material.

Atualmente, mais de 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil (seja ela visual, auditiva, motora, mental/intelectual), o que é equivalente a 23,9% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Portanto, é muito importante elaborar conteúdos que possibilitem a aprendizagem universal, garantindo o acesso às informações disponíveis para qualquer pessoa.

Para ajudar você a entender como o conteúdo pode ser mais acessível, preparamos algumas dicas:

  1. Texto e imagem

Quando você for usar textos e imagens juntos, é importante ter objetividade e não repetir na imagem informações que já estão no texto da legenda. Detalhes como cor, formas, ordem de leitura, características de pessoas e o texto escrito na arte são importantíssimos para a compreensão. Atenção especial quando a imagem for uma tabela, ilustração ou gráfico, nesses casos procure facilitar a compreensão. Escreva com letra minúscula e hífen na separação das palavras. A legenda pode incluir a palavra-chave e descrição mais detalhada da foto. Essa prática beneficia a leitura do conteúdo.


  1. Animações e Vídeos

Quando o conteúdo for em vídeo, grave de forma pausada para que a equipe de audiovisual possa incluir as legendas. Em caso de animações, produza um roteiro com linguagem simples e objetiva, incluindo no RCI uma introdução antes do vídeo ou animação.


  1. Ícones e links

Em caso de links ou ícones, use botões descritivos, por exemplo, “Preencher formulário” é mais acessível que um botão vago escrito “Clique Aqui”. Quanto mais detalhada e específica for a informação, melhor será para as pessoas. No RCI o link deve ser inserido em forma de hiperlink, além disso deve ser indicado em que parte do texto deverá ser inserido.

Além disso, a equipe da Enap buscará prover textos alternativos em imagens e audiodescriçao com uso de linguagem simples, bem como aplicar os recursos do ambiente virtual que sejam acessíveis com leitores de tela, atentando para o contraste de cores, alinhamento do texto à esquerda e garantir que as questões avaliativas sejam apenas de multipla escolha.

Sugerimos o acesso aos cursos autoinstrucionais gratuitos, promovidos pela Escola Virtual, que versam sobre o tema:

eMag Conteusita: o curso é baseado no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Esse modelo norteia o desenvolvimento e a adaptação dos conteúdos digitais do governo federal para que sejam acessíveis a todas as pessoas. A proposta do curso é fornecer noções básicas de acessibilidade na Web para as pessoas que trabalhem com inclusão de conteúdos em sites e portais.

eMag Desenvolvedor: o curso é baseado no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Esse modelo norteia o desenvolvimento e a adaptação dos conteúdos digitais do governo federal para que sejam acessíveis a todas as pessoas. Nesse curso, você poderá aprender o conceito e a importância da Acessibilidade na Web, além de algumas práticas de desenvolvimento Web acessível.

Introdução à Audiodescrição : A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que aumenta a compreensão de pessoas com deficiência visual, englobando e ampliando a acessibilidade para o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva. O curso apresenta recursos de audiodescrição, especialmente em sites, redes sociais e publicações.




Para saber como esse importante assunto se relaciona com desenvolvimento do conteúdo, convidamos você a acessar o texto Acessibilidade de Materiais Didáticos, produzido por Janaina Teixeira, no qual a docente descreve os recursos de acessibilidade e apresenta o conceito de Desenho Universal.



Colabore com a acessibilidade e seja criativo!

Desejamos um bom trabalho!