sons de sbc

Olá, bem-vindos a aba do nosso Roteiro Educador para a creche :)

Mesmo antes de nascer a criança começa a se envolver com o universo sonoro. Ainda na barriga, a vida do bebê é cercada por sons, como as batidas do coração materno, as vozes externas e infinitas possibilidades de escuta. Nesse sentido, entendemos a sonoridade como uma das primeiras formas de descoberta e percepção de mundo.  

Pesquisadores da área da educação afirmam que existem inúmeros benefícios ao proporcionar e criar contextos para que a criança desenvolva sua percepção auditiva, por meio de contato com outros sons, ampliando seu conhecimento, percepção de mundo e repertório cultural. Esses contextos podem ser apresentados pelo conhecimento dos espaços da sua cidade, iniciando pelo entorno do ambiente familiar e escolar, ampliando as experiências por meio dos territórios de aprendizagens disponíveis em São Bernardo do Campo. 

A cidade, tanto no seu meio urbano, quanto nos locais mais afastados, oportuniza a aproximação com uma infinidade de sons que permitem a ampliação do repertório de conhecimento da criança. Pensando nessa perspectiva, o “Roteiro Educador para Bebês e Crianças Bem Pequenas” foi elaborado buscando proporcionar experiências sonoras possíveis de serem realizadas em diferentes espaços: parques e praças da cidade, entorno escolar, entorno do ambiente domiciliar, entre outros. 


Vamos explorar alguns sons de São Bernardo do Campo com AS CRIANÇAS?

Sons da Natureza

Experimente fazer um teste. Por um instante, feche os olhos e preste atenção no som ao seu redor. Se estiver em uma praia deserta, provavelmente ouvirá ondas, em uma área verde poderá ouvir o vento batendo em galhos e folhas de árvores. A natureza pode emitir uma infinidade de sons… Sons graves, médios ou agudos e na nossa cidade esses sons contrastam com os sons gerados pelas pessoas, mas ainda assim podemos ouvi lo quando as gotas de chuva caem no chão, quando o vento sopra na nossa janela  e em tantos outros momentos.

Os sons muitas vezes revelam fenômenos que podemos não ver, como o cair de um raio longe de nossa casa. 

Que tal sair com seu pequeno(a) para dar uma volta pelo entorno de sua residência? Juntos vocês poderão descobrir alguns sons que no dia a dia passam despercebidos como o barulho do balanço das árvores, o som do vento, o pisar nas folhas secas ou na poça de água e até mesmo o barulho da chuva, entre outros inúmeros sons que a natureza produz. 

Proponha e pergunte “Será que conseguimos ouvir sons da natureza? Quais serão os barulhos que te encantam? E os que te assustam? Vamos ouvir?”

Converse com a criança para saber de qual som ela mais gostou ou se teve algum do qual não gostou e por quê.

QUE SOM É ESSE (palhacinha atual)

Deixe-o(a) brincar e explorar tocos de madeira, galhos, sementes, folhas, cascas, raízes e pedras de diferentes tamanhos e formatos que forem encontrando pelo caminho. Manuseando esses objetos da natureza, seus sons serão percebidos e explorados.

Este pode ser um momento muito prazeroso para a criança, podendo facilmente, ser repetido em diversos locais.

Os adultos responsáveis podem sempre que possível explorar ambientes amplos e abertos que permitam o contato com a natureza, como parques e praças. Nessa perspectiva, em São Bernardo do Campo temos os parques Raphael Lazzuri e Salvador Arena, Parque Natural Municipal Estoril, Prainha da Represa Billings, Chácara Silvestre e entre outros.

Sons dos animais

Em um passeio simples pelos arredores do ambiente familiar ou escolar, é possível ouvir sons de diversos animais que estão presentes em nosso cotidiano. Em ambientes mais urbanizados podemos ouvir pássaros, gatos, grilos, cachorros e etc.. Já em ambientes mais afastados galinhas, cigarras, vacas, cavalos, o coaxar dos sapos, entre outros. 

Nessa perspectiva, São Bernardo do Campo apresenta diferentes espaços como territórios de aprendizagem, nos quais as crianças têm a possibilidade de perceber e identificar esses sons, ampliando os seus conhecimentos.

Entre eles o Parque Natural Municipal Estoril, a Chácara Silvestre, a Cavalaria Municipal e o Centro de Zoonoses.

Diante dessas possibilidades, convidamos vocês a ouvirem os sons dos animais durante uma caminhada ao redor de sua residência. Converse com o(a) pequeno(a) evidenciando que durante uma caminhada comum é possível ouvir os sons desses animais e juntos façam essas descobertas.

Quais sons é possível ouvir de onde estamos? Que animal será esse? Será que conseguimos reproduzir os sons que eles emitem? 

Uma possibilidade de explorar o som dos animais é por meio da música do Seu Lobato. Você pode transformar o sítio em um Zoológico, por exemplo, colocando sons de macaco, leão, pássaros… 

Outra sugestão é onde se canta o ia, ia, ô, nós podemos substituir, por palmas, estalos de dedos, estalos de línguas, batidas de colheres uma contra a outra, na panela, e deixamos o desafio para que você e a família descubra o seu jeito de criar novas maneiras de fazer um novo som. 

SONS DA CIDADE

Além dos sons que já apresentamos, da natureza e dos animais, em São Bernardo do Campo ainda temos os sons da nossa própria cidade! 

A caminho do trabalho, da escola ou da casa dos nossos parentes se sobressairão os ruídos de carros e ônibus ou estalares e guinchos dos trólebus, temperados aqui e ali por vozes através de conversas, gritos de vendedores, artistas urbanos e tantas outras interações humanas. 

O entrelaçar de estalos, silvos, urros e guinchos produzidos por nós, pelas máquinas e nossos aparatos permitindo conhecer como convivemos com a natureza e os animais. 

Você ainda pode explorar trechos da Música "A roda do ônibus gira gira"

Assista a nossa Webinar do Roteiro Educador que rolou no Sábado de Aprendizagem em Foco!!

Você pode ver outras experiências e o material completo do Roteiro Educador para a creche acessando a nossa revista!