AÇUCENA

Fonte: Prefeitura Municipal de Açucena

Açucena é um município brasileiro localizada no Vale do Rio Doce, na região metropolitana do Vale do Aço, no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Assim como a maioria das cidades desse estado, Açucena possui uma geografia rica, com belíssimos vales, montanhas, rios e lagos, que com seus povoados, divide a região com fazendas históricas e antigas tradições. No Parque do Rio Corrente, habitam os indígenas Pataxós, que perpetuam suas culturas ancestrais.

CURIOSIDADE

SIGNIFICADO DE AÇUCENA: PLANTA ORNAMENTAL DA FAMÍLIA DAS AMARILIDÁCEAS, QUE POSSUEM MAIS DE 1.300 ESPÉCIES. A MAIORIA DOS MEMBROS DESSA FAMÍLIA VIVE NAS REGIÕES QUENTES.

Localiza ai!

Veja no mapa abaixo o caminho que precisamos percorrer para chegar em Açucena partindo de São Bernardo do Campo!

A atual área que abriga município de Açucena fora dominada e habitada por marginais vindos do Serro, Conceição do Mato Dentro e Itabira. Daí então surgiu a cultura da plantação de feijão, mandioca, milho e da pesca. Em 1860, às margens do rio Santo Antônio, o padre Leonardo Felix Ferreira celebrou a primeira missa daquele povoado, conhecido como Travessão, originando o nome daquele local como praia da Missa.

Devido ao desenvolvimento daquele lugar, em 14 de setembro de 1891, pela lei estadual nº 2 foi criado o distrito de Travessão, pertencente a São Miguel de Guanhães. Em 7 de setembro de 1923 ganhou o nome de Travessão de Guanhães pela lei estadual nº 843. Mais tarde, em 17 de dezembro de 1938 o nome Travessão foi retomado pelo decreto-lei estadual nº 148. Em 31 de dezembro de 1943 o distrito ganhou a emancipação, passando a ter o nome de “Acuçena”, instalando-se em 1º de janeiro de 1944 com áreas desmembradas de Guanhães (sede no ex-distrito de Travessão) e Governador Valadares, constituindo-se pelos distritos de Açucena (sede), Aramirim, Felicina, Gama, Naque e Pedra Corrida.

No ano de 2017, foi realizada a VII Festa Indígena Pataxó onde alunos e servidores puderam apreciar e conhecer um pouco mais da aldeia pataxó Geru Tucunã, no Parque Estadual do Rio Corrente, localizado no município de Açucena/MG.

O Brasil conta atualmente com mais de 300 povos indígenas. São ao todo 180 línguas diferentes. Um dos maiores problemas ainda enfrentados por esses povos é a questão da demarcação de terras. Este é o caso, por exemplo, dos povos originários da floresta da aldeia Geru Tucumã.

Símbolos Municipais da cidade

Bandeira

Brasão

Fonte: Prefeitura Municipal de Açucena

VOCÊ SABIA?!

Como você leu na página anterior, na cidade de Açucena há povos originários da floresta, são os Pataxós. Mas você sabia que São Bernardo do Campo também é habitada por povos indígenas?

Existem atualmente duas aldeias (tekoa) Guarani Mbya: Tekoa Guyrapaju e Tekoa Kuaray Rexakã (Brilho do Sol) localizadas na região pós-balsa, bairro Curucutu. Outra aldeia, a Tekoa Krukutu, bastante visitada, fica localizada bem próxima da divisa municipal, no município de São Paulo, Bairro Parelheiros. Ao todo, a Terra Indígena conta com 7 aldeias (tekoa), onde vivem cerca de 1500 pessoas. Os guaranis são povos originários tradicionais da região e circulam entre as aldeias por diversas trilhas em meio à mata, onde coletam material para artesanato. Os caminhos são complexos e vão até as aldeias Guarani do litoral.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Fonte: Portal Minas Gerais

Feira Municipal Solidária e Cultural de Economia

Há 10 anos, e bastante frequentada pelos moradores do local, a feira Municipal de Economia Solidária e Cultural de Açucena, vem sendo uma das melhores opções de lazer na sexta-feira à noite, com shows regionais, música eletrônica, apresentações culturais, comidas e bebidas típicas e diversão para crianças, ambiente familiar típico de cidades do interior.

End: Praça Edson de Miranda, s/n - Centro

Fonte: Portal Minas Gerais

A Pedra do Salitre

É famosa pela explosão espontânea ocorrida no ano de 1974, espalhando pedras num grande raio e formando assim um lindo lago. Visão alta das montanhas e do rio; visão espetacular da pedra; pedras espalhadas por todo lado em formato geométrico; lago natural na extensão onde caiu a pedra. O Lago é formado pela água das chuvas não sendo ideal para banho.

End: Povoado do Salitre, s/n

Fonte: Portal Minas Gerais

Cachoeira da Pitangueiras

Local tranquilo em meio às montanhas da divisa, encontra -se no Rio Suaçui, podendo proporcionar um bom banho e pesca. Possui extensa área para poder acampar com os amigos e fazer churrasco ou mesmo encontros ao ar livre, ao som das águas da cachoeira.

End: Córrego Suacui, s/n



Fonte: Aventurebox

VOCÊ SABIA...

Que o município de São Bernardo do Campo também abriga cachoeiras?

Essa informação é desconhecida pela maior parte da população. Afinal, como imaginar que existe cachoeira assim tão perto de uma cidade grande?

Entre os aventureiros, a mais popular é a cachoeira da Torre.

Ela fica localizada no Parque Estadual Serra do Mar, sendo acessível pelo Km 39 da Estrada Velha do Mar.



Açucena e o Circuito de Motocross

Açucena é também uma cidade voltada a adrenalina das competições e encontros de motocross. O Trilhão dos Aloprados é um encontro de motoqueiros para um passeio cheio de adrenalina através de uma trilha com belas paisagens do interior do município. No encerramento acontece uma grande festa para que todos se encontrem e comemorem juntos.

A prática também é comum em São Bernardo do Campo na área rural do Riacho Grande, onde os trilheiros se encontram para as aventuras de motocross na cidade.

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=aZo3r3FT__c

Fonte; Portal Minas Gerais

Criados em 2003, o Trail Clube Trilhão dos Aloprados nasceu da reunião de amigos.

Fonte; Portal Minas Gerais

No evento pela manhã os participantes reúnem-se na Área de festa "José Rosa Guimarães".