XAPURI

Fonte: G1 - Globo

Xapuri é um município brasileiro, no interior do Estado do Acre. Está localizada a 188 Km da capital do Acre (Rio Branco) e bem próximo à Estrada do Pacífico, que liga o Brasil ao Oceano Pacífico, rota que conecta os oceanos Atlântico (Brasil) e Pacífico (Peru). Xapuri é um lugar histórico, pois é considerada a cidade onde se deu o início da Revolução Acreana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. Xapuri reserva experiências de interação e preservação da fauna e flora da floresta e com a história de luta do seringueiro e ambientalista Chico Mendes.

A região, era habitada, primeiramente, pelos indígenas de várias tribos, sendo a mais numerosa a tribo dos xapuris.

Em 1861, deu-se o início da colonização da região, e as terras, onde atualmente se localiza a cidade, eram de propriedade do cearense Manuel Raimundo, seringalista que chegou à região no ciclo da borracha. A localidade tornou-se um dos principais entrepostos comerciais no Ciclo da Borracha no Estado do Acre e no período da Revolução Acreana, Xapuri foi ocupada por tropas bolivianas, que passaram a chamá-la de Mariscal Sucre. Em 06 de agosto, na vitoriosa etapa da Revolução Acreana, ocorreu a anexação do Acre ao Brasil. Localmente, Xapuri, é considerada a cidade "princesinha" do Acre, pois o município é conhecido mundialmente como o berço da revolução acreana e símbolo do movimento ambientalista, liderado por Chico Mendes. E em 2011, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizou o primeiro tombamento no Estado, com a inscrição da Casa de Chico Mendes e de seu acervo no Livro do Tombo Histórico.

CURIOSIDADE

Xapuri – Tribo indígena, cidade e município do Acre, Zona do Alto do Purus. O nome da cidade tem origem no vocábulo indígena “Chapury” que significa “rio antes”, isto devido sua localização ser exatamente numa posição de encontro de dois rios: o Xapuri, (que deu nome à cidade), e o rio Acre, formando um só.

Localiza ai!

Veja no mapa abaixo o caminho que precisamos percorrer para chegar em xapuri partindo de São Bernardo do Campo!

PONTOS TURÍSTICOS

MEMORIAL CHICO MENDES

É a casa onde cresceu o mais persuasivo ambientalista da história do Brasil. O memorial é uma habitação simples, construída em madeira e coberta com telhas de barro. Após a morte de Chico Mendes, foi transformada em centro de memória. Em 2002, foi revitalizada e recebeu os móveis e utensílios de Chico Mendes. O local é considerado mais que um museu: é símbolo da luta contra a injustiça social e a devastação da Amazônia.

End: R. Benjamim Constant, S/N

RUA DO COMÉRCIO

Sendo a área mais antiga da Xapuri, foi restaurada há pouco tempo atrás. No local, estavam localizadas as casas comerciais do Alto Alegre, onde no período do ápice da comercialização da borracha, fez parte de grandes transações comerciais vindas de Manaus, Belém, Estados Unidos e até da Europa. Ali, ancoravam os navios gaiolas, cheios de mercadorias para abastecer os seringais da cidade.

End: R. Benjamim Constant, S/N

VOCÊ SABIA?!

Além de ser um ponto histórico muito importante para o município de São Bernardo do Campo, a Rua Marechal Deodoro é considerada a rua do comércio da cidade.

Atualmente abriga cerca de 400 lojas em seu entorno, as principais Igrejas no município, assim como a praça Lauro Gomes que antigamente foi o campo de futebol do time da cidade, o Palestra SBC.

Fonte: Google Maps

PRAÇAS E EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

Localizada à margem do Rio Acre, em frente à foz do Xapuri, um dos maiores afluentes do Rio Acre, está a estátua de São Sebastião, que é o santo padroeiro do município. A praça é rodeada por árvores e bastante utilizada pelos visitantes para uma caminhada, tendo como vista, o belo rio.

End: R. Benjamim Constant, S/N


VOCÊ SABIA?!

Assim como em Xapuri, o bairro do Riacho Grande em São Bernardo do Campo, apresenta muitas possibilidade de lazer no entorno da Represa Billings.

Conhecida como a Prainha da Billings, essa região recebe principalmente aos fins de semana, visitantes de vários lugares. É popular pelos passeios de jetsky, barco, pelas atividades de pesca, lazer e por seus restaurantes flutuantes.

Fonte: Banco imagens Google

Fonte: Folha

BANDEIRA E BRASÃO

A bandeira foi constituída de forma comum com as cores verde e amarelo, dispostas em esquadrias separadas uma da outra por uma fachada diagonal azul turquesa, como no campo do globo do pavilhão pátrio, tendo ao centro o escudo ou brasão da intendência. O escudo de armas Municipal de Xapuri, tem a forma dos escudos Ibéricos, tendo ao centro sobre um campo verdejante a confluência dos rios Acre e Xapuri, tendo aquele em sua margem esquerda logo abaixo da confluência, elevando-se gigantescamente uma seringueira, como parte frontal desta cidade, e como representante do maior produto do município. Na parte inferior ou à margem direita, dois rios enlaçados. Uma cornucópia, (símbolo representativo de fertilidade, riqueza e abundância), o machadinho de seringueiro, instrumento da fortuna dos que exploram a hevea brasiliensis (planta denominada Seringueira). Em cima do brasão, uma estrela, como a bandeira da Revolução Acreana.


pt.wikipedia.org