Cidades Educadoras

Saiba mais sobre esse projeto mundial!!!

Sabemos que a educação se faz de forma compartilhada e de forma colaborativa, não sendo uma ação exclusiva da escola e seu ambiente, dessa forma os espaços públicos, as propostas culturais, os serviços prestados pelo município e até o planejamento urbano podem contribuir, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Esse é o conceito de Cidade Educadora, criado em Barcelona (Espanha), na década de 90, e da qual São Bernardo faz parte desde 2008. 

A proposta sugerida pela ação é a de que a cidade desenvolva a educação como prioridade e dialogue com outros assuntos como habitação, mobilidade, transporte, infraestrutura etc. Além de promover ações para o bem-estar da comunidade, a Cidade Educadora deve estimular atitudes individuais com foco neste bem comum. 

O dia 30 de novembro é considerado o Dia Internacional das Cidades Educadoras e São Bernardo do Campo, assim como as demais cidades do projeto, com o intuito de reafirmar o seu compromisso com os ideais das Cidades Educadoras, celebra esta data  contando com a parceria de diversas instituições públicas e privadas com o objetivo de socializar e valorizar o trabalho das 482 cidades de 36 países-membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).  

No Brasil, além de São Bernardo do Campo, mais 16 cidades brasileiras fazem parte do projeto global, dentre elas: São Paulo, Santo André, Horizonte, Mauá, Embu, Belo Horizonte, Sorocaba, São Carlos e Vitória. 

São Bernardo do Campo ainda realiza ações que se encaixam neste conceito, dentre elas estão o nosso Roteiro Educador, o programa Educar Mais, que amplia a jornada escolar de 5 para 9 horas, todos os dias da semana, e também o projeto Escola de Portas Abertas (EPA), criado para estabelecer uma ponte entre a escola e a comunidade, levando atividades orientadas pelos eixos educação, cultura, esporte, lazer, saúde e geração de renda oferecidas gratuitamente por agentes da sociedade civil, dentre outras. 

Comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras 

Clique aqui e confira

Saiba Mais acessando a Carta das Cidades Educadoras

01_Carta-das-cidades-educadoras.pdf

associação internacional de cidades educadoras